sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Mais um ano...

Com efeito, mais um ano cumprido neste "Xaile de Seda", que assinalará o seu 12º aniversário no próximo dia 22.

Daqui, muito se tem observado do mundo que roda sem parar, nem sempre seguindo o sentido pré-estabelecido, metaforicamente falando. Nos seus efectivos movimentos de rotação e translação, com a sucessão dos dias e das noites, e dos anos, respectivamente, a terra cumpre o seu desígnio, ora mansamente ora mostrando como a maltratamos. E, assim, também saímos prejudicados, fruto das nossas más decisões.

Da minha parte, no que concerne a este blog existe a decisão, boa ou má, de publicar temas que se tornam extensos, reconheço. Quando iniciei este espaço disse para comigo:
 
"Vou fazer textos curtos. As correrias de hoje em dia não dão tempo para grandes leituras, ainda por cima se o assunto não for apelativo". 

Mas, estes meus bons propósitos foram por água abaixo. Privilegiando antes de mais autores que escrevem em língua portuguesa, existe em mim uma certa curiosidade em anotar as alterações que este idioma vai tendo ao longo dos tempos nas suas múltiplas viagens. E tenho reparado que as várias latitudes, os climas, o modo de estar, a transmissão de ideias, vão circulando e deixando a sua marca.

Para além disso, faço uma ou outra incursão em assuntos que nos saltam à vista no quotidiano, mesmo que a nossa voz não seja relevante para os casos intrigantes que se sucedem E, tendo em conta que todos os nossos posicionamentos na vida social têm um cariz político, a acreditar no que nos dizem os clássicos, donde vem a raiz da nossa cultura, é mister que neste Xaile apareçam algumas palavras em relação ao que se passa no mundo...e neste nosso cantinho à beira-mar plantado.


"Il mondo"

Haverá, então, motivos para festejar? Sem dúvida, digo eu. Quanto mais não seja em relação a tudo quanto a vida nos traz de positivo.

Agradeço a todos os leitores que me têm acompanhado durante estes anos, uns mais que outros, mas sempre mostrando compreensão e simpatia. 




Bom fim de semana, amigos.

Grande abraço.
Olinda

====




Pétalas de Alquimia

Do meu coração,

Saltam pétalas acetinadas,

Despencam alquimias,

Desgrudam poções mágicas
..."

Assim começa o poema que a amiga Rosélia dedica ao "Xaile de Seda", homenageando-o pelo seu 12º aniversário. Além de um belo poema de Herberto Helder. E a compor ainda mais o post, Flores e mais Flores das mais belas. E música de encantar.
Fiquei emocionada pelo seu belo gesto, minha amiga
TUDO BELO E ENCANTADOR!
Muito obrigada.
Beijinhos
Olinda

====
Imagens: Pixabay
3ª imagem-trazida do blog da Rosélia


19 comentários:

  1. Bom dia de paz, de festa antecipada, querida amiga Olinda!
    Começar meu dia ouvindo uma música tão linda é maravilhoso.
    Flores suaves... Sinto o perfume daqui do seu coração perfumado.
    Claro que há motivos para festejarmos.
    E motivos duplos, no mínimo...
    Como o próprio nome sugere, um blog delicado de uma amiga finíssima no trato conosco. Vale a pena sempre passar por aqui.
    Você está presente de fato em cada postagem esmeradamente preparada.
    Quanto ao fato de ser longo ou breve, é muito relativo.
    Cada um sente de uma maneira.
    O mundo está muito descartável e se prima pela efemeridade.
    As pessoas (nós) temos tanta falta de interesse em ler (mos) de um modo em geral no contexto atual de emojis práticos que, muitas vezes nem dizem nada de verdadeiro, que as boas leituras até breves não são curtidas como deveriam.
    Continue como tem feito, Amiga, seu blog é um da lista significativa que acompanho com interesse.
    Por aqui, muito se aprende e se enleva.
    Felicidade para você com seu blog tão bonito.
    Que ele só lhe dê alegrias!
    Tenha dias abençoados e o 22 lhe seja sempre significativo como o é para mim.
    Beijinhos festivos e fraternos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei, minha amiga!
      Que a véspera dos doze anos do seu blog seja feliz!
      Não era preciso citar meu blog em que faço homenagem a todos os amigos que tenho conhecimento de algum evento ou que o blogueiro aniversaria.
      Mas reconheço que, sendo como é, não ficou despercebida minha singela gratidão por tudo que representa para mim não só no blog, mas no dia a dia que nos acompanhamos com força pessoal.
      Muito obrigada, Amiga, também, como a amiga Graça disse, muito apropriadamente, pelas vezes que mencionou algo meu em seu blog.
      Ah! O poema do Hélder eu conheci pela poetisa Graça também.
      É uma honra, sabe, querida, estar em seu blog.
      Continue, foco, força e fé são a maratona peculiar dos blogueiros que somam décadas aos blogs.
      Tenha um final de semana repleto de bênçãos!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que lindo e desde já festejar é preciso... Cada um de nós tem um jeito seu de escrever e postar e é isso que faz a beleza da blogosfera! Continuemos, cada um como quiser e desejar, né? Importa é continuar! Parabéns pelos 12 anos e que venham mais e mais! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e boa continuação.
    Eu gosto do que aqui é publicado.
    Já o meu só o defino como uma salada russa muito reduzida!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Querida Amiga, para mim é sempre um gosto e um enrequecimento passar por aqui, mesmo quando entro e saio sem dizer sequer um " olá " . E, como já te disse várias vezes, entro na tua casa todos os dias, mas nem sempre te incomodo: entro sem bater, pois a porta está sempre aberta e saio de mansinho, com receio de te acordar: não será " de bom tom proceder deste jeito, mas....sou assim e agora já não tenho idade para grandes mudanças. Quanto aos textos grandes ou pequenos, o que tenho a dizer é que os que se interessam lêem tudo com atenção, os que não se preocupamm não lêem nem os pequenos; por isso, Amiga, escreve como achas que deves, pois tens muitos Amigos que se interessam pelos temas que abordas. Há muitos anos que nos conhecemos e entre nós criou-se uma granda Amizade que, tenho a certeza, continuará, enquanto por cá andarmos. Hoje deixo os meus parabéns ao Xaile de Seda pelo seu aniversário e a ti o meu agradecimento pelo tanto que me tens dado, tanto aqui no teu cantinho, quanto fora dele. Ao agradecimento junto a promessa de por aqui continuar, enquanto a vida me permitir, lendo com muita atenção tudo o que partilhas connosco sejam eles, textos curtos ou longos. Doze anos é muito tempo, mas espero que não te canses e continues nesta " labuta " de dares aos teus Amigos temas muito interessantes que tanto os enriquecem. Muito obrigada, querida Amiga e cá estaremos, sempre juntas, sempre Amigas neste novo ano que há pouco começou. Mil beijinhos e um abraço carregadinho de Amizade
    Emilia 🥂 🙏 🌻

    ResponderEliminar
  5. Como ainda faltam dois dias para cantar os Parabéns ao Xaile de Seda, vou esperar até Domingo para o efeito. Não que seja supersticiosa, mas vale sempre mais prevenir... :)
    Gostei do cestinho de flores e das três vozes, tão frescas e poderosas, que interpretam «Il Mondo» canção que conheço desde a juventude.
    Um abraço e bom fim de semana, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela longevidade blogueira e que muitos mais anos venham com a mesma beleza e sucesso.
    .
    Poéticos e cordiais cumprimentos.
    .
    Poema: “”Dois Corpos em Chama””…
    .

    ResponderEliminar
  7. Amiga Olinda, parabéns pelo 12º aniversário do teu magnífico Xaile de Seda. Um Xaile mágico, que conforta e ensina e inspira. Um Xaile feito com sabedoria e amor.
    Em cada uma das tuas publicações sente-se o carinho e a atenção que colocas na sua preparação. Do texto ao poema, do vídeo à fotografia… tudo é, sem quaisquer dúvidas, muito pesquisado, assimilado, e só depois partilhado.
    Aqui, eu sinto-me em casa, com um xaile pelos ombros a absorver conhecimento.
    Venham mais 12 anos, querida amiga. E continua como está, perfeito. A Língua Portuguesa agradece.
    Beijo, feliz fim-de-semana.
    🎂🥂👏🌼🌹🌺🍀

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Olinda,
    O Xailie de Seda, um Blogue que aprecio imenso, onde entrei timidamente não há muito tempo, onde tenho encontrado matérias várias que privilegiam a Língua e a Cultura portuguesas que tanto amo.
    Quero deixar-lhe os meus Parabéns pelo 12° aniversário e desejar-lhe que continue como até aqui, porque mesmo que por vezes, os artigos sejam extensos, dá gosto saboreá-los. Muito obrigada por isso.
    Felicidades para a Olinda e para o Blogue.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. Olá, caríssima Olinda,
    Espirituoso, penso, eis um belo pretexto para um abraço na amiga Olinda, como fosse ela a aniversariante, afinal não se abraça literalmente um blog. Creio, ela sabe que eu o abracei desde a primeira visita, desde que o descobri nunca mais repus o cobertor. Ficou a minha mercê porque permissão implícita. Entro e saio. Leio e releio. Comento, não comento. Espero outro momento para fazê-lo. Quando não faço, sinto um remorso... Este “xaile” tem história e lições a cada nova postagem. Este xaile me acompanha, me faz bem e aquece...
    Fraternal abraço,

    ResponderEliminar
  10. Sempre que venho aqui visitá-la uso o seu "Xaile de Seda" sobre os meus ombros para que não me falhe nenhuma palavra do que escreve. É um gosto ter ao meu alcance tanta e tanta matéria de reflexão e de encantamento. E se não deixo grandes comentários é porque não tenho o hábito de o fazer. Mas, minha Amiga Olinda, parabéns pelos 12 anos deste seu espaço e ofereço-lhe um grande ramo das flores que mais gostar. Obrigada por tudo o que aprendi aqui no seu "Xaile de Seda" e pelas vezes que também me divulgou. Desejo-lhe tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns (hoje) para um amanhã pleno de um promissor futuro. O "XAILE DE SEDA" é um "agasalho" que vou sentindo a cada tempo.
    Á Olinda, o minha mais profunda Homenagem e gratidão.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, querida Olinda!
    Pois seguirei sempre com você nesse lindo Xaile de Seda, faça sol, faça chuva! São 12 anos de muita cultura, dedicação e carinho que passastes aos teus leitores e amigos.
    Amiga, chorei com essa música, me trouxe lembranças passadas, e é claro que vem a saudade e o carinho da época. Tenho esse conjunto, Il Volo, cantando Il Mondo postado no meu blog e não lembro onde, em qual das postagens coloquei.
    Deixo meus aplausos e meus votos de um 2023 com saúde e doçura nessa nossa estrada.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Buen fin de semana. Gracias por tus textos que para mí tienen el añadido de ser un regalo en lengua portuguesa, lengua que hace años estudié. Una linda música y bonitas fotos. Besos

    ResponderEliminar
  14. Querida amiga
    E como temos motivos para festejar!
    São 12 anos de sucesso!
    É sempre um prazer estar aqui interagindo em suas postagens tão ricas e tão preciosas
    Continuemos por aqui interagindo e celebrando o sucesso do seu Xaile que tanto prazer nos oferece
    Parabéns querida e que venham mais e mais anos para celebrarmos.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Olá, amiga Olinda, para mim, que conheço seu blog Xaile de Seda há muitos anos, é muito fácil elogiar o seu trabalho aqui editado, e, por isso, cumprimentar a você por tê-lo mantido ativo por 12 anos. No Xaile de Seda li matérias literárias escritas por você sobre poetas portugueses e de outros países de língua portuguesa mas, não apenas poetas, pois que a eles se somaram contistas, cronistas e romancistas.
    Então, amiga Olinda, continuaremos por aqui com você, Taís e eu, lendo as matérias editadas no blog com grande satisfação, mesmo que os textos passem a ser mais curtas, pelas razões que você já expôs.
    Parabéns ao blog Xaile de Seda e muitos anos de vida a ele!
    Votos de um bom domingo e uma excelente semana.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  16. Queridos Amigos
    Muito obrigada pela vossa presença nesta comemoração dos 12 anos
    do "Xaile de Seda". Sem as leituras e comentários com que o brindais, não seria possível estarmos a assinalar esta data, isto é, o dia 22 de Janeiro. E isto porque ele só existe porque vós existis.
    E nesta conjugação de esforços e de boa vontade caminhamos de mãos
    dadas. São-me preciosas as vossas palavras de apreço.
    Desejo-vos uma boa semana.
    Beijos e abraços.
    Olinda

    ResponderEliminar
  17. Claro que vale a pena continuar
    O Xaile de Sede, acaricia e aconchega.
    Longa vida para ele.
    Por mim, hei-de vir sempre, demore o tempo que demorar.
    Muitos parabéns.
    Bonito o poema que a Roselia dedicou.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderEliminar