quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Falemos de amor...



Como é já hábito aqui no Xaile de Seda, todos os anos edito a "Quinzena do Amor", que decorre de 01 a 15 de Fevereiro, festejando assim o Dia dos Namorados, o qual se verifica a 14 de Fevereiro. Peço sempre aos meus amigos leitores a sua contribuição com poemas, textos, seus ou de poetas e prosadores da sua preferência. 

Assim, na referida quinzena aproveitamos para falar do amor em todas as suas manifestações, seja romântico, fraterno, filial, parental, sem esquecer o amor universal que tanta falta nos faz. O mesmo é dizer que nunca é demais chamar para a nossa beira este belo sentimento e que esta nossa peregrinação pelas palavras inspiradas que existem no coração e na voz de poetas e prosadores saltem cá para fora e façam eco deste nosso desejo.

Lá no blog da Emília, Eugénio de Andrade diz-nos: É urgente o amor!!

E continuando nessa linha, transcrevo a seguir, "Coração Habitado", do mesmo autor:

Coração Habitado

Aqui estão as mãos.
São os mais belos sinais da terra.
Os anjos nascem aqui:
frescos, matinais, quase de orvalho,
de coração alegre e povoado.

Ponho nelas a minha boca,
respiro o sangue, o seu rumor branco,
aqueço-as por dentro, abandonadas
nas minhas, as pequenas mãos do mundo.

Alguns pensam que são as mãos de deus
— eu sei que são as mãos de um homem,
trémulas barcaças onde a água,
a tristeza e as quatro estações
penetram, indiferentemente.

Não lhes toquem: são amor e bondade.
Mais ainda: cheiram a madressilva.
São o primeiro homem, a primeira mulher.
E amanhece.


Eugénio de Andrade
in "Até Amanhã"


Marisa Monte
"Ainda Bem"

Portanto, caros amigos, aqui vos espero. 

Deixem, por favor, as vossas palavras no espaço dedicado aos comentários e dali os levarei para os posts que penso fazer ao longo dos primeiros quinze dias do próximo mês de Fevereiro.



Vai um cafezinho?
===

Grata, desde já.

Abraços

Olinda



====

Poema - in Citador

Imagens - Pixabay

74 comentários:

  1. Obrigada pelo convite, minha Amiga Olinda.
    Deixo-lhe o meu poema:

    Tinha chegado o tempo
    em que era possível ser livre.
    Souberam-no as palavras. E os pássaros.
    O voo das gaivotas motivou o rumo dos veleiros.
    Reconciliaram-se as manhãs.
    Tu e eu: de mãos adolescentes incendiando o trigo.

    Tudo de bom para si.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo convite com essa bela poesia! Já te mandei minha contribuição por e-mail! beijos e será lindo acompanhar! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contribuição recebida. Adorei.
      Muito obrigada, Chica.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Bom dia de paz, querida amiga Olinda!
    Conte comigo. Falar de amor que se vive é lindo demais.
    A música é uma das minhas preferidas.
    O amor vem para ficar quando ele é de verdade, ultrapassa o material e até a vida terrena.
    O poema a nós ofertado como motivação é lindo.
    Como o primeiro homem e a primeira mulher perfumados de madressilvas, sejamos sempre flores viçosas no jardim do Amor.
    Já sei que vai ser lindo, minha amiga, como no ano passado.
    Enviarei por email minha contribuição com meu carinho.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos com gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste mundo desavindo é importante pararmos um pouco e tomarmos o pulso uns aos outros, para sabermos para onde caminhamos.
      E o amor é a justa medida.
      Recebi o seu poema e adorei.
      No ano passado, foi preciosa a sua ajuda, contactando os seus leitores que responderam à chamada e que se tornaram meus, também. A minha gratidão, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Querida Olinda, aqui deixo a minha participação.

    Sim, Amigos, Eugénio de Andrade chama a nossa atenção para a Urgência do Amor e neste lindo poema que aqui trancrevo, António Ramos Horta alerta-nos para a necessidade de não se adiar o Amor:

    Não posso adiar o Amor para outro século
    Não posso!
    Ainda que o grito sufoque na garganta
    Ainda que o ódio estale e crepite e arda
    Sob as montanhas cinzentas

    Não posso adiar este abraço
    Que é uma arma de dois gumes
    Amor e ódio

    Não posso adiar nem que a noite pese séculos sobre as costas
    E a aurora incisa demore
    Não posso adiar para outro século a minha vida
    nem o meu amor
    nem o meu grito de liberdade

    Não posso adiar o coração

    António Ramos Horta


    Obrigada Olinda pelo convite
    Beijinhos
    Emilia


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim.
      É importante não adiarmos o Amor.
      Ramos Rosa num dos seus melhores momentos.
      Muito obrigada, querida Emília.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Deixo este meu poema.
    .
    É o teu sorriso o Oásis que me sacia a sede.
    .......................
    São os teus olhos o dilúvio humedecido
    O teu sorriso o oásis, a fonte o paraíso
    Amanhecer de um amor indeterminado
    São as lágrimas o elixir da seca nascente
    Onde os lábios bebem a seiva da mente
    E emudecem num amor desencontrado
    .
    É o coração uma folha escrita em branco
    Com letras emolduradas no entretanto
    Numa leitura de desnudada felicidade
    Algumas vezes residindo na dura ilusão
    Dos claros versos, designando a traição
    Que deveriam ser escrituras de verdade
    .
    A poesia é verso, é prosa, que do além
    Nos seus encantos maravilham quem
    Neles acredita e se abandona ao amor
    Letras rimadas nos versos de ninguém
    São a reflexão de quem ama alguém
    E a transporta na alma como uma flor
    .

    ResponderEliminar
  6. Deixo mais um caso goste.
    .
    Ardendo comigo na chama da paixão
    .................................................................
    Queima aqui no peito, um lume de paixão
    Resíduos naturais dos beijos que trocámos
    Amor ardente, cinzas produzidas do vulcão
    Que salpicam esse carinho que granjeámos
    .
    Palavras de ternura no crepúsculo sentido
    Onde deixámos arder, o nosso sentimento
    Fagulhas de lume, de um amor enaltecido
    Ardendo lentamente no nosso pensamento
    .
    São os teus lábios fontes de água cristalina
    Que os meus molham de doçura pura e fina
    Queimando meu corpo em chama reluzente
    .
    Se uma fagulha envolvesse o teu entardecer
    Decerto que nesse lume tu virias desfalecer
    E comigo ardias em amor, feliz, docemente
    .................................................
    Espero que goste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poemas lindos. Adorei.
      A dificuldade está na escolha.
      Mas, fazemos assim:
      Se eu tiver mais poemas do que dias da
      quinzena, publicarei um deles noutra
      altura. De acordo?
      Muito obrigada, Ryk@rdo.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    2. Faça como entender. Sem problema. Nota: pensei que não saiam aqui os poemas e saiam só a partir de 01 de fevereiro. Mas tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Compreendo, o que quer dizer. Tenho feito assim e se calhar não devia activar a moderação antes dessa data. Para o ano farei de outro modo.
      Mas, a partir de 01/02 virei buscá-los e farei os respectivos posts.
      Abraço

      Eliminar
    4. Ok. Retribuo o abraço. Votos de um feliz fim de semana

      Eliminar
  7. Querida Olinda.
    Compreendida a razão do seu generoso convite, vou pensar se participarei com algo de minha autoria ou com a escolha de palavras, sábias e experientes, de um poeta que perceba dos assuntos do coração. Mas, irei participar, sim, e agradeço o convite.
    Quando decidir, trarei até si, a minha participação.
    Felicito-a pela iniciativa. A blogosfera - tão 'mortiça' - também agradece!! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Querida Janita
    Muito obrigada.
    Fico aguardando.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá estou de novo, Olinda.
      Trago-lhe a minha participação que, apesar de simples, é sentida.
      .
      Dizem que o Amor é fogo que arde e não se vê.
      Eu vejo, sinto, cheiro e sem
      saber porquê __
      __olhando a realidade à minha volta
      só me chegam os rumores e a ardência de desamores.

      Oh, Natureza Humana, Amai, vivei em Harmonia
      Porque o sabor do Poder e do Ter - é pura Utopia.
      .
      Um beijinho Olinda e obrigada pelo convite.






      Eliminar
    2. Muito obrigada, Janita.
      Gostei muito.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. È um dos mais belos poemas de Eugénio de Andrade,
    um dos que o tornaram imortal...
    Que seja uma quinzena plena de beleza e preito ao Amor.
    Um cálido modo de esquecer o frio. Beijinhos
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Majo, pelas suas palavras e pela sua
    participação. Gosto muito de Mia Couto.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela iniciativa, querida Olinda , e muitas graças pelo convite.



    Aqui fica a minha participação, mesmo sendo muito modesta:

    Amor é a chama que aquece o coração da Humanidade e cuja luz desfaz toda a escuridão que nos cerca!

    Caloroso abraço, bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida São
      Muito obrigada, pela sua participação
      Em poucas palavras diz tudo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Iniciativa muito louvável à qual irei tentar corresponder.
    Obrigado pelo convite.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Juvenal.
      Fico a aguardar.
      Abraço

      Eliminar
    2. Cara amiga Olinda,

      Correspondendo ao convite formulado, aqui estou a enviar a minha participação para a "Quinzena do Amor".

      Desfiar Ilusões

      Destrinço entre os meus dedos
      Os fios dos teus cabelos
      Num desfiar de emoções,
      Para desvendar segredos
      Daqueles sonhos mais belos,
      Que acalentam ilusões.

      No amor assim revelado,
      Numa festa como esta
      Vivida com emoção,
      Todo o par enamorado
      O seu amor manifesta,
      Cumpre com a tradição.

      Juvenal Nunes

      Abraço poético
      Juvenal Nunes

      Eliminar
    3. Muito obrigada pela sua participação, caro Juvenal.
      Gostei muito do seu poema.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  13. "Seja o amor, então, o epicentro da emoção
    sem se apartar da razão inexplicável de si próprio
    e desfrute das chamas que o seu fogo incita e alimenta
    na sua combustão interminável,
    porque é nuclear e não vem de um sol que arrefeça."

    in https://riosemmargenspoesia.blogspot.com/2019/06/deixemos-o-amor-livre-como-onda.html

    Falar de amor é o que o mundo mais precisa neste tempo de guerra...
    Uma iniciativa interessante.
    Continuação de boa semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro Jaime, pela sua participação.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  14. Boa tarde Olinda,
    Muito obrigada pelo seu honroso convite nesta iniciativa que é de louvar.
    Mais abaixo deixarei o meu poema não sem antes dizer da maravilha que é "Coração Habitado" de Eugénio de Andrade! Sem dúvida um Poeta genial.
    A minha colaboração:
    Sempre caminhei para ti sem saber se te encontrava.
    As portas por vezes fechadas, outras vezes abertas,
    mas eu não te vislumbrava.
    O chão estava coberto de seixos
    salpicados por maresias que me perturbavam o olhar.
    Nada fazia prever que te encontraria
    um dia, por acaso, com uma chávena de café
    que me oferecias despretensiosamente
    fitando o meu olhar, que se prendeu no teu,
    num abandono quase íntimo.

    Era outono e as folhas sorriam-nos
    como se uma força nos desafiasse
    a libertar o esplendor do mundo.

    Com um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ailime
      Muito obrigada pelo poema que enviou.
      Gostei muito.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  15. Apetece-me, sim. É este o título do texto abaixo.
    Tomara que corresponda à sua expectativa.

    Janeiro, parecia muito feliz na sua jornada, sem que soubesse que eu estava logo ali, na poltrona da sala, a observar pelo vidro o que acontecia do lado de fora, quando, por instinto, um gafanhoto se afastou da nuvem que sobrevoava o prédio e pousou na pequena horta da minha jardineira. E ficou quieto, observando tudo. Buscava reconhecer aquele admirável mundo novo. Ao que parece, ele não sente falta da sua tribo, que pairava um pouco acima da minha cabeça. E apetece-me, (por enquanto), vê-lo movendo suas patinhas por entre minhas hortaliças. Sem pudor. Vagarosamente, fareja e sente o sabor de cada folha. E a sonoridade da palavra apetece me apetece parece vir das nuvens. Deixo-a no céu da boca por alguns instantes. E depois digo em voz alta "apetece-me", enchendo o ar com suas vogais e consoantes. Deixo-a dissipando no ar. É uma palavra que não quebra espelhos e levita como a imensidão da lua quando há um rio noturno e os teus joelhos se dobram à minha pulsão.
    (José Carlos Sant Anna)
    Abraços, caríssima amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, José Carlos
      Uma participação com sabor.
      Já estou a pensar na música que acompanhará este
      seu texto. E sei qual é.
      Muito obrigada.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    2. Na quarta linha de baixo para cima, há um ""me apetece" sobrando, excessivo. Fica assim E a sonoridade da palavra apetece parece vir das nuvens. Não concorda?:
      Outro abraço,

      Eliminar
    3. E eu a pensar que era uma liberdade poética.
      E comecei a gostar da repetição.
      Tudo bem, meu amigo :)
      Mais um abraço

      Eliminar
    4. Sabe, comecei a gostar também. E me apetece a sua sensibilidade... E fica bem a repetição. Não se altera nada.

      Eliminar
  16. O amor, várias tentativas de definição:

    O amor é um enigma que
    não sabemos nem queremos desvendar.
    —----------
    O amor é partilhar o pão com as palavras dentro
    as certas e as incertas.
    —-----------
    O amor é o desejo de estar com o outro e desejar
    nunca ter o desejo de não estar com o outro.


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Já agora... mais uma tentativa:


    As nossas mãos autorizam

    Um prazer tranquilo
    deixar escorrer os meus dedos
    pelos teus ombros
    devagar

    nada mais repousante
    que parar os meus olhos
    no teu peito descoberto
    que descobri

    nada mais sereno
    do que a respiração tranquila
    no teu ventre
    luzindo

    e no lugar onde se nasce
    o celeiro que me alimenta
    a imaginação ___ a vertigem
    acomodo-me

    e diz lá agora
    o que há de mais imediato do que
    as nossas mãos a autorizarem
    os olhares
    as palavras
    os beijos.

    ResponderEliminar
  18. Estou tentada a publicar os dois poemas...
    Muito obrigada por ter vindo.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Querida Olinda
    Primeiramente gostaria de te desejar um Novo Ano repleto de Alegrias.
    Muito obrigada pelo gentil convite.
    É uma honra participar.

    Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chega a apertar o coração: é amor!
    Carlos Drummond de Andrade.

    Eis a minha singela participação.
    Espero seja do seu agrado.
    Muito beijinhos
    Verena.



    ResponderEliminar
  20. Perfeito, querida Verena.
    Muito obrigada por ter vindo.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  21. Querida Olinda,
    Uma ideia brilhante, como é já hábito.
    E obrigada pelo seu convite que é um prazer.
    Sobre o tema há, como sabemos, várias incidências do Amor. Como a maior parte dos textos são bastante longos porque às vezes reflexivos, envio um mais pequeno, comemorando o dia dos namorados.
    Um grande beijinho!
    .


    VEM



    Vem.
    Fica aqui.
    Estende a tua mão
    deixa-te colar ao chão
    na relva ainda molhada
    que te serve de almofada.

    Não fales.
    Segreda-me só com teus olhos
    e na mistura dos nossos dedos
    adivinha-me os segredos.
    Diz-me que sou uma andorinha
    tu,
    a águia dos rochedos.
    Tarda-te no horizonte da escarpa
    onde Vénus adormece
    nos fios que o céu tece.

    Na tinta fria da noite
    o luar branco amanhece
    sons brancos de madrugar
    no trepidar do silêncio.
    Teus olhos são planura
    onde me vejo
    te vendo
    num espelho de ternura.

    E fica.
    Não queiras falar com o tempo,
    antes
    desenha mimos em mim,
    depois
    perfuma-me de aromas mornos
    e
    pega-me ao colo no fim.


    Manuela Barroso





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela
      E vai ser publicado precisamente no Dia dos Namorados.
      Muito obrigada por ter acedido ao meu convite.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  22. Oi Olinda
    Chegando ainda a tempo de participar da 'quinzena do amor' que tão bem combina com o Dia dos Namorados .Deixo os desejos de amor de Nuno Júdice.
    _ "Estar contigo ao acordar,
    ver como se abrem as tuas pálpebras,
    cortinas corridas sobre o sonho,
    sacudir dos teus lábios o silêncio da noite
    para que um primeiro riso me traga o dia:
    assim, amor, reconheço a vida que
    entra contigo pela casa, escancara
    janelas e portas,
    deixa ouvir os pássaros
    e o vento fresco da manhã, até que voltas
    para junto de mim, e tudo recomeça."

    Se gostar use-o , conforme achar melhor.
    Abraço,Olinda e fica bem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei, Lis. Gosto muito de Nuno Júdice, é um dos meus
      poetas preferidos.
      Muito obrigada pela sua participação.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  23. Olá Olinda . Passando por aqui e me deparando com esse maravilhoso convite . Gostei imensamente da iniciativa , adorei ouvir Marisa Monte nesta música que amo .
    Talvez o convite não se estenda a mim , pois acredito nunca nos encontramos aqui na blogosfera . Mesmo assim vou deixar aqui minha simples frase , com muito carinho :

    "Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda vida "

    Vá ver-me no meu kantinhodaedite. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Edite
      Que bom ter vindo. Gostei imenso que tenha aderido a esta
      iniciativa. E a sua frase ficou aqui muito bem.
      Muito obrigada.
      Abraços
      Olinda

      Eliminar
  24. Uma bela iniciativa. Mandei a participação por email, não tinha ainda vindo aqui, entre tomar conta da neta e os exames médicos que tenho andado a fazer, não sobra muito tempo.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi a sua participação, Cara Elvira. Muito obrigada.
      Que tudo corra bem com os exames. Beijinhos à neta.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  25. Uma bonita e generosa iniciativa.
    Atrevo me a deixar aqui um pequeno momento meu.

    Regresso
    Finalmente chegaste!
    Dizes que os meus lábios sabem a cereja...
    Eu junto ao teu ouvido, murmuro baixinho:
    - Não meu amor, sabem a saudade...
    *
    maria loBos
    Abraço e brisas doces **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, maria loBos
      Um prazer imenso ter chegado com um poema
      tão delicioso. Adorei.
      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  26. Iniciativa magnífica, Olinda. É com prazer que descrevo o momento... do AMOR


    O Amor (que é só um)
    Tem caminhos diferentes,
    Mas igual não há nenhum,
    Por ser a Alma das gentes...
    Pois! Igual não há nenhum.

    A minha participação se fosse por Mail seria mais alongada.( O meu mail está no Blogue).

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Sol da Esteva.
      Muito obrigada por ter vindo participar nesta maratona.
      Vou ver o seu e-mail.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  27. Querida amiga Olinda
    Com imenso prazer venho me juntar aos talentosos poetas para compor esta maravilhosa quinzena do amor.
    Um projeto excepcional amiga.

    Se é para falar de amor...
    eu componho versos
    sem rima... sem métrica
    bem distante das regras da fonética

    Se é para falar de amor
    metaforizo versos
    que germinam do coração
    São palavras que traduzem emoção

    Se é para falar de amor
    uso a linguagem do olhar
    deixo brilhar a retina
    enfeitiçada pelo luar

    Se é para falar de amor
    viajo até o infinito
    chego pertinho das estrelas
    roubo-lhes o brilho
    e levo para ti o fulgor

    Se é para falar de amor
    nada digo... fico muda
    uso a linguagem corporal
    e te envolvo com a aura de paixão
    (Escrevinhado por mim)

    Logo estarei enviando a minha contribuição
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poema inspirador, querida Gracita.
      Muito obrigada, por ter acedido a participar nesta nossa
      maratona das palavras, em que o tema é o amor.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  28. Olá, amiga Olinda, gostei muito do Poema "Falemos de Amor" de
    Eugénio de Andrade. Sua iniciativa, Olinda, para os 15 dias de
    postagem sobre o Tema Amor, é apreciável.
    Falar de Amor pode dar-se todos os dias, mas, ter uma data especial
    para o Amor, também é muito importante para que possamos render
    homenagens a esse nobre sentimento.
    Parabéns, Olinda, pela nobre iniciativa.
    Contribuirei com muito gosto, pois me honrou seu convite.
    Grande abraço amiga Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, caro Pedro Luso
      Muito obrigada pelas suas belas palavras e pela sua
      participação. Como bem deixa patente, nunca é
      demais falar de amor.
      Bom fim de semana.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  29. Olá Olinda!
    Vinicius de Moraes escreveu:Amai, porque nada melhor para a saúde que um
    correspondido.
    Tenha sempre luz em seu caminhar
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  30. Lindíssima a citação que me traz, Loiva.
    Vinicius de Moraes sempre nos fala ao coração.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  31. Que linda iniciativa e que belo poema aqui nos deixa! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Ana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Querida Olinda, deixo-lhe dois poemas, para que escolha se quiser:
      O Excesso
      Se chorar, dirás que sofro...
      E, todavia, o céu telúrico.
      E, todavia, os teus passos,
      Os teus laços,
      Tu...
      O palpitar constante,
      O ser difuso, divagante!
      Não sei do espaço,
      Perdi o tempo,
      No momento
      Em que tocaste o meu sonho!
      A beleza, a nobreza...
      O excesso e o reverso...
      E, se te sonho e te quero,
      Tu és a calma, a agitação
      - o meu processo!
      Se chorar dirás que sofro!
      O habitual, o convencional...
      Porém, há um hino divinal
      E pássaros entram pelas vidraças,
      Se me abraças...
      E te perdes.

      Ana


      Sussurram os poetas

      inquietos, libertos...

      Murmuram os profetas

      serenos, ascetas...



      O Amor tão puro

      cerzido de hinos!

      O Amor tão puro

      de sermos meninos!



      O colo, o seio, o calor

      Murmuram os profetas.

      O ventre, o regaço, o Amor

      Sussurram os poetas...



      Ana


      Eliminar
    3. Querida Ana
      Adorei os dois poemas.
      Escolher? Não sei se conseguirei :)
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    4. Obrigada, querido Olinda. Já agora, voltei cá por não lhe ter deixado o título do segundo - "Gera".

      Eliminar
  32. Linda iniciativa y que romántico y dulce poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  33. Querida Olinda
    Deixa-me felicitar-te pela ideia (já habitual...) da "Quinzena do Amor". Mas, depois de ver os comentários acima, penso que o melhor será alterares para "Mês do Amor" 😊
    Sabes? Fico muito feliz por ver que tanta gente aderir à ideia, prova (parece-me) de que todos andamos com "fome de Amor".
    Nos tempos conturbados que atravessamos, em que só se fala de guerras, greves, pessoas sem abrigo, fome e miséria, é muito bom fazer um intervalo e dedicarmo-nos ao Amor.
    Os meus parabéns pela iniciativa!
    Eugénio de Andrade é um dos meus preferidos. Tem poemas fabulosos, e este, para meu gosto, é um dos mais bonitos. Sem esquecer o, para mim especial - "Passamos pelas coisas sem as ver, gastos, como animais envelhecidos... " - maravilhoso!!!
    Um apertado abraço, carregadinho de Amizade.

    Uma semana feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  34. Querida Mariazita
    Transmissão de pensamento! Uma quinzena de muuuitos dias :)))
    Vou refirir isso, precisamente, numa nota introdutória que escreverei
    na véspera de 01/02. Já a amiga Rosélia preconizara no ano passado
    que a próxima "Quinzena de Amor" teria de ser alargada e voltou a dizê-lo
    há dias.
    Muito obrigada, minha amiga, pela tua participação que adorei.
    Desejo-te saúde. Boa semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  35. Com tantas e tão boas participações, não sei se vai caber tudo dentro do prazo...
    Boa semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem o diz, caro Jaime. :))
      Há que alargar os prazos...
      Boa semana.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  36. Que amor esta tua iniciativa, querida Olinda.
    A minha participação é um parágrafo de um livro que eu li e reli e reli e jamais esqueci. Tem a ver com o amor maior, o Amor filial. É uma pétala que colhi e deixo no teu Xaile de Seda.

    “SEMPRE QUE EU SAÍA PARA BRINCAR, A MINHA MÃE QUERIA SABER EXACTAMENTE ONDE É QUE EU ESTAVA
    Quando eu entrava, ela chamava-me ao seu quarto, tomava-me nos braços, e cobria-me de beijos. Afagava-me o cabelo e dizia, «Gosto tanto de ti», e quando eu espirrava, ela dizia, «Santinho, sabes como eu gosto de ti, não sabes?», e quando eu me levantava para ir buscar um lenço de papel ela dizia, «Deixa estar que eu vou-to buscar, gosto tanto de ti», e quando eu procurava uma caneta para fazer os trabalhos de casa ela dizia, «Usa a minha, tudo por ti» e quando eu tinha uma comichão na perna ela dizia, «É aqui neste sítio, deixa-me dar-te um abraço», e quando eu dizia que ia subir para o meu quarto ela vinha atrás de mim e dizia, «O que é que eu posso fazer por ti, gosto tanto de ti», e eu tinha sempre vontade de dizer, embora nunca o dissesse: não gostes tanto de mim."
    Nicole KraussI, in “A história do amor”

    Beijo, boa semana, muita saúde e... amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa
      Que participação tão linda!
      Inspirador esse amor de mãe.
      Muito obrigada, minha amiga.
      Adorei a tua vinda.
      Beijinhos.
      Olinda

      Eliminar
    2. Querida Olinda, algo me encaminhou para aqui ontem, dia de aniversário da minha mãe, uma estrelinha no céu. Mãe que não foi a melhor mãe do mundo, mas era minha.
      A memória levou-me até este pequeno texto, que considero encantador, e aqui o deixei.
      Tu sabes que adoro o aconchego do teu Xaile de Seda.
      Beijo.

      Eliminar
    3. Querida Teresa
      O texto que me trouxeste emocionou-me.
      Teres voltado para me deixares estas palavras, falando
      do aniversário da tua Mãe foi simplesmente tocante.
      Aconchegaram-me o coração. Também a minha lá está
      aumentando as estrelas que brilham no céu.
      O teu "Pétalas de Sabedoria" é fundamental para nos manter
      atentos à realidade e à sanidade mental.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar