sábado, 20 de abril de 2019

Sábado de Aleluia!

Era assim que se chamava o sábado que antecedia o Domingo de Páscoa, uma espécie de ante-celebração. Em casa da minha avó os preceitos da Semana Santa eram observados a sério. Já a tarde da Quinta-Feira Santa, a da Última Ceia, era de muita contenção. Na Sexta-Feira Santa, o dia da Paixão propriamente dito, não se comia carne e convidava a que houvesse pouco barulho e algumas rezas. Sabíamos que ali não podíamos andar na brincadeira, portanto, fazíamo-nos desentendidos para não ter de lá ir. Mas, nada feito, havia quase sempre recados da nossa mãe para a dela, o que coincidia com a hora de rezar o terço. Isso obrigava-nos a muita concentração e a estarmos quietos. As coisas abrandavam no sábado o que, para nós, meninada, era uma bênção.



Estas lembranças surgiram-me agora de manhã e, confesso, tive muita saudade desses tempos e da minha querida avó. Fui ver se haveria por aí nesse mundo virtual algo sobre o Sábado de Aleluia. Realmente há e é conhecido também como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoa, o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa. Nele se celebra o dia em que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo. 

Assim, aos crentes desejo uma boa preparação para o dia de amanhã e aos não-crentes um excelente dia com a família.


FELIZ PÁSCOA A TODOS!


=====
Sábado de Aleluia - aqui e aqui
imagem - daqui
  

24 comentários:

  1. Bom dia de Sábado de Aleluia, querida amiga Olinda!
    Ah! Nossas avós lindas... A ninha tinha umas compoteiras na sala com os doces de abobora, mamão e carambola em estrelinhas que nunca me esqueci e que ficou como herança familiar afetiva. Todos fazemos e gostamos...
    Tudo era silencioso de fato. Também me recordo do clima místico.
    Hoje, praias e comércio lotados e nem se nota o Santo dia quase...
    Sao modernidades, querida.
    Que você tenha um Sábado Santo cheio da Presença de Deus!
    Muito obrigada pelo carinho deixado numa das minhas páginas.
    Bjm carinhoso, fraterno e já pascal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A Páscoa é o caminho para libertação da cruz do pesadelo e da busca da alegria."

      Eliminar
    2. Olá, Rosélia

      Depois dos dias de recolhimento a nossa avó multiplicava-se na suas especialidades. Por exemplo, o perfume e o sabor do seu café com leite quase que ainda os sinto. Aliás, ela dizia que o bom café teria de ser torrado, moído e feito no momento.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
    3. Obrigada pelo carinho, amiga. Bjm

      Eliminar
  2. Não tenho esta memória vivida mas tenho-a relatada pela avó paterna, a minha heroína, que permaneceu cinco anos acamada e nunca lhe ouvi um queixume. Muitos poemas que escrevo na altura pascal têm a ver com o imaginário que me passava...
    Grata por este relato mito bem escrito.
    Desejo uma sábado de aleluia harmonioso e um feliz dia de Páscoa. Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Odete

      Contente com a sua presença e comentário aqui no Xaile. Sei que tem de se desdobrar para nos visitar, mas quando não puder é como se tivesse vindo.
      Da minha avó paterna não tenho recordações, aliás, tenho mas não muito boas. Lembro-me de termos feito uma viagem grande, tinha eu 7 anos, porque ela estava muito mal. Então, em relação a ela, tudo está envolto num clima de choro e dor. Tenho pena de não termos podido chegar até ela num tempo em que lhe pudéssemos mostrar como a amávamos. Eu e os meus cinco irmãos.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  3. Também tenho saudades desse tempo, mas apenas porque era criança, o tempo da minha inocência. De resto havia coisas que me admiravam imenso e outras que me assustavam…
    Um bom sábado de Aleluia e uma Páscoa com amor e paz.
    Um beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Graça

      Muitas coisas não compreendíamos e também não era hábito os adultos porem-se com muitas explicações. Penso que eles próprios aceitavam as coisas como lhes eram transmitidas. É interessante verificar como o nosso cérebro funciona: mesmo certas situações que não seriam das mais agradáveis com o tempo acabamos por colocá-las no campo das "boas" recordações.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  4. Vou agora ser polémica, pois há quem seja crente em Deus e diga que Jesus não fez milagres, que Deus não falou a Moisés, que celebrar a quaresma é pecado!
    Uma dessas pessoas é o padre Mário Pais de Almeida, padre sem paróquia, habitante da freguesia de Macieira da Lixa, que escreveu vários livros, o mais conhecido "Fátima nunca mais!" e outros - "Fátima SA", "Viver sem deuses nem chefes", "E Deus disse: do que eu gosto é de política, não de religião", "Pratico logo sou: pensamentos", "De cristão a humano: crónicas exemplares", "A Bíblia ou Jesus?"... (todos acessíveis na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga)
    O Padre Mário é apartidário e defende práticas políticas maiêuticas. As suas ideias são uma lufada de ar fresco!
    A Páscoa é, também, incoerente: então Jesus ressuscitou, e a Igreja anda a dar a beijar Jesus pregado na cruz? A Igreja valoriza o sofrimento, mas Deus valoriza a alegria!
    Por isso eu não me importo por não celebrar a páscoa como dantes!
    Só por curiosidade: http://jornalfraternizar.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lua Azul

      Acho que terei de ir à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, tantos os incentivos que tenho recebido através dos seus comentários. Adoro Bibliotecas, perco-me nelas. As boas notícias em relação aos livros de Paulina Chiziane e agora em relação ao Padre Mário far-me-iam encetar uma viagem de bons quilómetros a fim de descobrir mais preciosidades.

      Gosto imenso de uma boa polémica, de pessoas que não se deixam adormecer no compasso do que vem de trás, que colocam questões e procuram respostas. Estive a ler agora uma entrevista. Apreciei a lucidez do discurso.

      Obrigada.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  5. Gostei das memórias de infância aqui partilhadas. Também aprecio que, cada leitor, vá inscrevendo as suas. É que a amiga Olinda não dá ponto sem nó.
    Assim: da Páscoa recordo a festa, a alegria, as flores, o compasso e a gastronomia. Pouparam-me à quaresma, mas rezei muito no colégio. Também, como a Lua Azul, considero o padre Mário uma lufada de ar fresco.Conheci-o num encontro de escritores. Vem-me à ideia a versão do " Evangelho segundo Jesus Cristo", de José Saramago: agradou-me sobremaneira.
    Enfim, gosto de pontos de interrogação.

    Desejo, querida Olinda, uma Páscoa feliz.
    Desta vez vou senti-la no Marvão - Alto Alentejo.
    Estou mesmo a chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Teresa

      Não dou ponto sem nó, hein?! :)
      Mas, amiga, as minhas costuras requerem muitos alinhavos, os pontos nem sempre são firmes e tenho de me aplicar muitíssimo para que saia uma peça sofrível.

      Sim, José Saramago com a sua interpretação e humanização da figura de Cristo marcou um momento alto na perspectiva histórica da Igreja.
      O acto de questionar abre caminhos e os seus autores estão, muitas vezes, à frente do seu tempo e, por isso mesmo, são incompreendidos.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  6. Revejo toda a minha infância nestas tuas palavras. Gostei de lembrar esses momentos. Saudades?
    Te desejo uma Santa e Feliz Páscoa.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sol da Esteva

      Saudades, nostalgia, uma certa vontade quase inconsciente de voltar ao tempo da inocência, como diz a Graça mais acima.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  7. a Pascoa e seus ritos num texto encantador,
    um certo regresso â infância incrustado na memória e que dulcifica.

    grato pela partilha.

    gostei muito, Olinda

    (levo daqui uma amêndoa, posso?) rss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, Manuel Veiga

      Acredita que não vi uma amêndoa sequer nesta Páscoa? Quando perguntou se podia levar uma amêndoa daqui, saí para comprar um pacotinho, entretanto comprei outras coisas, mas esqueci-me das amêndoas. :)

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  8. Também fui criada de modo semelhante.
    Gostei muito do teu texto confidencial e sincero.
    Tenho algo especial no A Vivenciar.
    Terno abraço.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já tinha lá ido, Majo.
      Mas obrigada pelo convite. É sempre bom ir ao "A Vivenciar..."

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  9. Dia de Páscoa, unem-se os afectos
    Vive-se o amor, a liberdade, a ressurreição
    Liberta-se a alma das tristezas e desertos
    Que se transportam no coração
    ~~
    Que o tempo seja sempre mote de reflexão
    Que nos corações de todos haja renovação
    E que permaneça para sempre o bem estar

    Em nome de ambos, desejamos que passem uma óptima Páscoa
    Que a o Senhor seja Louvado.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belas palavras, Larissa. Muito obrigada.
      Espero que tenham passado uma Feliz Páscoa.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  10. Querida Olinda
    Desejo a você e família uma Páscoa plena de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR com o meu fraterno abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gracita.
      Tudo de bom também para si.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  11. Eu não tenho recordações infantis relacionadas com a Páscoa, devem ser memórias agridoces. Mas é sempre um momento feliz para se passar em família.
    Há tradições relacionadas com o Sábado de Aleluia muito interessantes, por exemplo no concelho de Idanha-a-Nova.

    Beijinho, votos de uma Boa Páscoa
    Ruthia
    O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ruthia

      Muito satisfeita por vê-la aqui no Xaile. Tenho-me perdido um pouco no caminho para o "Berço do Mundo", agora que o acesso mudou. Mas sei que escrevendo o nome do blogue consigo aí chegar. Terei de o fazer mais vezes.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar