quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Lembra-te disto

É difícil afastar da mente a sucessão de infelicidades de partir o coração na sequência das frustrações que se têm abatido sobre nós durante os últimos 15 meses. É como se cada parte de mim tivesse sido mergulhada em azedume, a minha carne, o meu sangue, os meus ossos e a minha alma, tão desamparado me sinto pelo facto de não te poder ajudar nas circunstâncias tão duras e adversas em que te encontras. Que grande diferença faria para a tua debilitada saúde e para o teu ânimo, e para a minha própria ansiedade e tensão, que não consigo deixar de sentir, se ao menos nos pudéssemos encontrar; se pudesse estar ao teu lado e apertar-te nos meus braços, ou se pudesse ao menos ver-te por breves instantes, através da espessa rede de arame que inevitavelmente nos haveria de separar.

O sofrimento físico não é nada em comparação com o ver espezinhados aqueles laços ternos do afecto que constituem a base da instituição do casamento e da família que unem marido e mulher. Este é um momento terrível na nossa vida. E um momento de desafio a crenças que acarinhamos, e que põe à prova muitas das nossas decisões. Mas enquanto eu tiver a prerrogativa de comunicar contigo, mesmo que ela possa ser meramente formal, e enquanto não me for expressamente retirada, os registos testemunharão o facto de que eu tentei honesta e seriamente comunicar contigo por escrito todos os meses. Devo-te isso, e nada me impedirá de o fazer. 



Talvez esta atitude um dia possa colher os seus frutos. Haverá sempre bons homens sobre a terra, em todos os países, e mesmo aqui no nosso. Um dia havemos de ter do nosso lado o apoio genuíno e firme de um homem recto e directo, com altas responsabilidades, que considerará impróprio fugir ao dever de proteger os direitos e prerrogativas mesmo dos seus mais aguerridos opositores na luta de ideias que está hoje a ser travada no nosso país; um representante que terá um sentido de justiça e equidade que nos garanta não apenas os direitos e prerrogativas que a lei hoje nos concede, mas que nos compensará por aqueles que nos foram retirados sub-repticiamente. 

Apesar de tudo o que tem acontecido nos vaivéns da sorte dos últimos 15 meses, tenho vivido na esperança e na expectativa. Por vezes creio mesmo que este sentimento faz parte integrante do meu ser. Parece estar fortemente arraigado dentro de mim. Sinto o meu coração pulsar constantemente com uma esperança que envia para todos os pontos do meu corpo, aquecendo o meu sangue, e animando-me.

Estou convencido de que vagas de desastres pessoais nunca conseguirão afogar um revolucionário determinado, nem as nuvens de infortúnio que acompanham a tragédia o poderão sufocar. Para um combatente pela liberdade, a esperança é como uma bóia de salvação para um nadador - uma garantia de que não irá ao fundo e estará a salvo de se afogar. Eu sei, minha querida, que se os ricos pudessem ser avaliados em termos das toneladas de esperança e coragem inquebrantável que albergas no teu peito (esta ideia foi a ti que a fui buscar) tu serias seguramente milionária. Lembra-te sempre disto.



Nelson Mandela, 
in 'Carta a Winnie Mandela,
 1 de Agosto de 1970' 


Carta de Amor que transcende espaços, credos, raças, de um Homem que mudou a face do mundo, trazendo-nos mais esperança no ser humano. 



Wes um cantor que adoro.
Sigamos os seus ritmos com um pé ou mais de dança.




MANDELA
Apesar de não carecer de apresentação, deixo aqui algumas indicações sobre a sua vida. Faz bem recordar.

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo18 de julho de 1918 — Joanesburgo5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai"). Leia mais aqui.


====

Texto classificado como "Carta de Amor" - Citador
Imagem: daqui
Video - Youtube
Wes Madiko

10 comentários:

  1. Esta carta de amor do Mandela é impressionante.
    Para ler e reler, obrigado pela partilha.
    Olinda, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a carta. Parabéns e obrigada pela partilha:))

    Hoje:- Os meus desígnios

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma pena que Winnie não tenha estado à altura deste amor...
    A vida dela não foi nada fácil, foi tratada brutalmente como revolucionária, Nelson até lhe perdoou infidelidades... Num registo filmado que correu o mundo, ela saiu da prisão ao lado do marido, tendo sido fortemente ovacionados.
    Porém, pouco depois Winnie foi acusada de assassinato...
    Nelson passou por mais uma dura prova e divorciou-se. Graça Machel foi uma boa companheira até o fim dos seus dias.
    O resistente foi realmente um milionário de esperança.
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Um Homem único, Nelson Mandela! Quem estando dentro de uma prisão há tanto tempo, consegue escrever assim à mulher que amava dando-lhe esperança? Muito comovente, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Bela homenagem ao Amor, querida Olinda!
    Uma declaração de amor sábia e enternecedora do grande Madiba à sua amada Winnie. Lamentavelmente, a história dois dois amantes teve um triste final.
    Obrigada por partilhares.
    Beijo-

    ResponderEliminar
  6. Olá, estimada Olinda!

    Homens deste "calibre" houve, há e haverá poucos, mas de vez em qdo, lá vai aparecendo um, que, geralmente morre de avançada idade e k tem uma vida repleta de acontecimentos fortíssimos.

    Adorei a beleza e a força da carta escrita a Winnie Mandela, que, em minha opinião raramente soube valorizar o seu homem. Eu sempre a achei um pouco "catavento", para ser franca.

    Hoje, Dia dos Namorados e de todos os que amam, este pot veio mesmo a propósito. Obrigada!

    Não conhecia o cantor, mas gostei da música e da interpretação dele.

    Beijos e dias mto felizes.

    ResponderEliminar
  7. um amor que em grande medida não é "deste mundo"!
    mas que se impõe pela sua grandeza e serenidade...

    abraço, amiga

    ResponderEliminar
  8. Um ser humano de excepção. O sofrimento e o amor que esta carta revela! É Nelson Mandela, homem de luta e convicção.
    Adorei, também, os ritmos de Wes.

    Ótimas escolhas para o dia de hoje, querida Olinda!

    Beijo meu.

    ResponderEliminar
  9. Belíssima carta esta de Madiba que nos apresenta, cheia de amor, apesar de todo o infortúnio da prisão em que viveu durante tanto tempo.
    Madiba faz-me lembrar Gandhi, que também foi um grande Homem e que amou também a sua mulher de forma superior! Fico curiosa de saber se existirão cartas de amor de Gandhi à sua esposa, ou outras manifestações amorosas assim, que se possam expôr, tão ricas e tão intensas.
    Fiquei fã de Wes.
    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Como eu sempre digo, nada é, tudo está: existir é transmutar. Que pessoa admirável o Mandela! Apesar de tanto sofrimento, por tudo o que passou, parece sempre ter tido - e mantido - essa grandeza de alma que poucos realmente têm. Eu nunca havia lido essa carta. Sempre aprendo algo ao vir aqui, Olinda, e isso é o melhor de tudo. Abraço!

    ResponderEliminar