terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A menina dança?


Inventei a dança para me disfarçar.
Ébria de solidão eu quis viver.
E cobri de gestos a nudez da minha alma
Porque eu era semelhante às paisagens esperando
E ninguém me podia entender.

in Coral, 1950






MAP Desde quando este interesse pela dança e como?

Desde sempre. A dança é um elemento dionisíaco ligado ao ritmo e à despersonalizacão. No poema sobre Bakkhos também se fala de uma consciência múltipla...


MAP Chegou a dançar, a aprender bailado?

Eu vivia no Porto quando era pequena e não havia nenhuma escola de ballet. Inventava danças sozinha. Anos depois não perdia os bailados que apareciam. Mas era tarde para aprender. Dançava muito sozinha e, quando os meus filhos eram pequenos, dançava para eles.


MAP Às vezes ainda dança, Sophia?

…Muitas vezes imagino bailados e argumentos para bailados.

E quando eu era ainda muito pequena, quando estava em Lisboa, logo de manhã ia para o escritório do meu avô – que eram três grandes salas seguidas, cheias de livros, de quadros, de retratos, de mapas e de mil coisas misteriosas – um lugar onde eu entrava em bicos de pés – e o meu avô punha sempre a tocar um disco de Bach – talvez por isso a música de Bach foi sempre a que melhor entendi. E na Granja, à tarde, o José Ribeiro tocava violoncelo, nuns outonos de tardes oblíquas. E quando estava no Porto ia para Matosinhos para casa do Eduardo e do Ernesto Veiga de Oliveira e ouvíamos Das Lied von der Erde do Mahler, que nesse tempo ainda não estava na moda. E em casa do António Calém a música estava sempre no centro de cada encontro. Resposta a EPC






Não poucas vezes tenho-me valido do talento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), para abrilhantar este pequeno espaço. Em 2014, logo no mês de Janeiro, publiquei, durante alguns dias, poesia e prosa da sua autoria, excertos de entrevistas, pormenores da sua vida e obra. Além disso, em anos e dias esparsos a autora tem sido, aqui, uma presença muito querida.

Hoje, o "Xaile de Seda" faz oito anos. Para assinalar este dia fui buscar um poema e passagem de uma entrevista que nos trazem fragmentos do seu interesse por mais duas áreas artísticas: a música e a dança.

Tenham uma boa terça-feira.

Abraço 



====

Poema e excerto de entrevista daqui (BN)

Imagens: daqui

No blogue da Majo, "A vivenciar a vida", encontrareis referências às comemorações do Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. 

O título do post: Lembrei-me do romance de Rita Ferro: "A menina dança?"


13 comentários:

  1. Não conhecia o poema e o excerto, aliás, toda a entrevista, desconheço-a, mas sabia que Sophia gostava de dançar. Descobri-o num livro para crianças que faz uma viagem romanceada à infância de Sophia e à sua obra, livro esse chamado "A maçã Vermelha" de Nuno Higino.
    Sophia é sempre bem vinda neste espaço e em todos os lugares!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, querida Olinda, pelo 8º aniversário do "Xaile de Seda".
    Sophia de Mello Breyner Andresen falando sobre dança e música... uau, a festa não podia ser mais linda!
    Beijo, amiga e... venham mais oito!

    ResponderEliminar
  3. Querida Olinda
    Hoje, como sabia que o teu blog fazia anos... vim especialmente com o intuito de parabenizar este lindo "XAILE DE SEDA" pelo seu 8º. aniversário, e deparo-me com um post maravilhoso.
    Dança eu amo de paixão! Preferência? Ballet clássico. Contudo... tudo que seja dança me encanta, até mesmo dança de salão.
    Depois... aparece-nos Sophia! Sou fã, incondicional.
    Adorei a entrevista, que não conhecia. E fui cheiriscar o link 😉, é claro!

    Minha querida, agora vou expressar o meu desejo, que se resume a isto:
    Que eu possa vir a este cantinho tão acolhedor, neste mesmo dia, em 2020. E mais não peço... para mim.
    Para ti... que continues com as tuas postagens sempre de alta qualidade, pois desse modo será sempre um enorme prazer visitar-te.

    Com mais um abraço de Parabéns, desejo...
    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS




    ResponderEliminar
  4. Querida Olinda, hoje este " Xaile de seda, da mais pura, faz oito anos de idade, oito anos vividos com grande qualidade, sempre preocupado em dar carinho e aconchego a quem o visita. E como é macio este Xaile! Dá gosto " encolhermo-nos " nele e, aconchegados, " ouvir tudo o que ele nos conta e nos ensina. Há muitos anos que ele me acarinha e me prestigia com a sua grande amizade, tantas vezes " escutando " até os meus desabafos e por isso, além dos Parabéns, tenho de lhe deixar o meu agradecimento sincero pelo tanto que me tem dado. Obrigada, querida Olinda, pela amizade que me dedicas, pelo tanto que aqui aprendo, pelo carinho que tens para com o começar de novo. Parabéns pelo post que escolheste para comemorar estes oito anos de vida deste Xaile e o que mais desejo é que a vida te permita continuar a trabalhar neste xaile para que a sua seda permaneça bem cuidada, macia e brilhante. Como dizes lá em cima, " é preciso cultivar o nosso jardim " e depois cuidar dele sempre com muito carinho. Estou aqui hoje para felicitar o Xaile de Seda , estarei aqui sempre para o prestigiar e com ele aprender muito, como tem acontecido até aqui. Parabéns, querida amiga, pelo belo trabalho e obrigada pela tua amizade. Um beijinho, muito, muito especial
    Emilia

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo oitavo aniversário e grata pela escolha de Sophia para a comemoração. É sempre um privilégio ler ou reler a poetisa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Adoro dança e música!
    Fico a imaginar a biblioteca do avô! Que privilégio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns, Olinda. Venham mais oito!
    Tem sido uma parceria e troca de saberes muito agradável,
    que agradeço.
    Um grande abraço festivo.
    Continuação de dias harmoniosos, iluminados e felizes.
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  8. Excelente escolha.
    Adorei reler <3
    Sou apaixonada por música.
    Está na minha alma desde que nasci.
    Convido-a a ler o último capítulo de "Um Oceano entre nós"
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, querida amiga Olinda!
    Venho felucita-la pelos 8 anos do blog e dessjar-lhe todas alegrias como tenho com o meu.
    É tão bom blogar e ter amigas leais!
    Felicidades sempre em todos os níveis do seu viver, querida.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘⚘💐🌸🌻🌼🙏

    ResponderEliminar
  10. Voltei e reparei que o meu comentário ficou incompleto...
    Os meus cumprimentos por esta forma original de homenagear
    o carisma da ilustre Poeta que merece o nosso empenho na
    celebração do seu centenário.
    Abraço, querida Amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  11. É muito feliz esta ideia de festejar o aniversário de um blogue, de grande qualidade, com extratos de vida de Sophia de Mello Breyner Andresen. E com o tema da dança, maior é a vontade de festejar. Quem escreve com o ritmo e a musicalidade de Sophia, só podia gostar de voar. E o movimento mais aproximado é a dança.
    Dancemos na palavra, querida Olinda, com acordes de Bach.

    Meu terno abraço de parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Olinda!! Gostei dessa bela postagem comemorativa desses 8 anos que infelizmente não vivenciei, mas garanto que nos próximos 10 estarei aqui, dividindo, aprendendo, prestigiando o que é muito bom. Mas por que falei em 10 anos? E se for mais? Não serei eu a limitar o tempo!rss
    Beijo, querida Olinda, sucesso sempre!

    ResponderEliminar
  13. sob o signo de Sofia
    e da Dança...

    que melhor gratificação estética!

    abraço, amiga Olinda

    ResponderEliminar