quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

bordando os dias (V)





Dos pontos que eu faço o que me parece mais sofisticado é o matiz. Aprendi a bordá-lo no Liceu com a minha professora de lavores, a Dª Angélica. E faço-o muito bem, o resultado parece uma pintura, passe a imodéstia. A minha irmã mais velha sabe todos os pontos dos mais simples aos mais complicados. Um que mais atraía a minha atenção era o crivo, talvez pela dificuldade que eu lhe adivinhava. Ela tinha uma saia branca toda bordada à volta. Bordava e cantava, nas horas vagas. E ainda canta, mas não tanto. Tem uma voz maviosa. Aprendi com ela "As saudades que eu já tinha da minha linda casinha" e muitas outras canções que ela aprendera com a nossa mãe, entre elas, muitos fados da Amália. E ela, com o seu ouvido apurado ensinou-me, a mim e ao Manel, irmão mais novo, a mudar as posições das notas da viola, conforme os tons, enquanto fazia sair das suas mãos autênticas obras de arte. Voltando ao meu pano, e partindo do crisântemo, resolvi bordar as outras flores percorrendo as cores do arco-íris. Os ramos, nos mais variados tons de verde. E apesar de gostar de estar aqui sentada à porta a apanhar o ar da manhã, hoje vou entrar mais cedo. O tempo promete chuva, graças a Deus. Venha ela mansa e benfazeja. 

====
Imagem: daqui

6 comentários:

  1. As minhas laranjas são dulcíssimas
    Há sempre sol quando chove
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ai as aulas de lavores, Olinda!!! Muitos bordados fiz nessas aulas e alguns ainda os tenho, mal feitos coitadinhos, mas, enfim...era o que se arranjava!!!! Mas eram boas essas aulas, pois aprendia-se muita coisa; hoje as meninas mal sabem pegar numa agulha. Beijinhos, querida amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Continuam os textos lindos, cheios de poesia.
    Maravilha.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler o seu "bordar dos dias", eu não sei fazer nada de trabalhos manuais, nunca tive jeitinho nenhum.
    Acertou Olinda, a chuva chegou e bem que precisamos dela.
    Um grande beijinho
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Olinda!

    Gosto de ler aquilo que escreve, que borda e quando a imaginação, a sua, se põe e alta, ah, é uma maravilha.

    Não entendo nada de Artes, Trabalhos Manuais ou afins, mas sei entender o que lhe vai na lembrança. Era boa aluna a Desenho Geométrico, que, sinceramente, nem sei se é disciplina que ainda faça parte do curriculum escolar.

    Ai, eu sei k a chuva é precisa, mas que "chatice" E lá andamos nós de umbrela, partout. Sempre perdi imensos chapéus de chuva.

    Beijinhos e dias felizes.

    Nota: estarei ausente da blogosfera a partir de 05-03 e durante algum tempo. Vou tratar das minhas mãos. Até breve!

    ResponderEliminar
  6. a "Crisântema" pede um cravo, não?

    enfim, digo eu! sei lá...

    ResponderEliminar