quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

aguenta, santa bárbara!




Fevereiro soalheiro. Faz-me lembrar um outro, por oposição a este:
Chovia a potes. Não fazíamos ideia donde vinha tanta água, tanta trovoada. Elas ribombavam de tal modo que sentíamos a trepidação dentro do nosso próprio corpo. Escureceu, estava um nevoeiro inconcebível que só deixava adivinhar e mal as poderosas e altíssimas rochas do Tabuleirinho. Os relâmpagos cruzavam os céus sem cerimónia. Diz-se que eles vêm antes dos trovões mas nós, dentro da casa quase suspensa, não tínhamos noção da ordem das coisas. Sabíamos que lá em baixo, no vale, era a casa e a propriedade da nossa tia e que corríamos o risco de ir lá parar e da pior maneira. Por isso, só podíamos gritar por Santa Bárbara, a padroeira dessas horas de aflição. António, o meu irmão mais velho, pouco dado a essas crenças fez um riso de escárnio. Nisto, ouve-se um barulho que não augurava nada de bom. E percebemos do que se tratava: um pouco acima ficava uma grande ladeira e aquilo era uma quebrada, isto é, pedregulhos, pedras e pedrinhas, terra e lama, troncos e ramos de árvores vinham por aí abaixo em nossa direcção numa velocidade louca. E o António, no auge do desespero, espavorido, gritou: Agueeeenta, Santa Bárbara!

====
Imagem: daqui

6 comentários:

  1. Que horror, fez-me lembrar aquela tragédia, já não me lembro se na Madeira ou nos Açores!
    Beijinhos e esperemos que chova bem para a semana!

    ResponderEliminar
  2. Trouxe - me a recordação das trovoadas de maio com os relâmpagos a cruzarem céus cinzentos , caindo pelas árvores que ficavam queimadas
    Hoje , o tempo resolveu mudar a rota
    Um beijo , Olinda

    ResponderEliminar
  3. Era sempre à Sta Bárbara que recorriamos quando trovoava; havia na minha aldeia um costume que com certeza não era caracteristico só de lá; os ramos de oliveira que levavamos à missa no dia de ramos eram cuidadosamente guardados pelas mães junto das lareiras e quando trovoava, lá ia um pedacinho para o fogo ao mesmo tempo que se rezava a Sta. Bárbara. Não sei se essa tradição se mantém, mas é natural que sim. Nunca tive medo de trovões, mas a maioria das crianças tinha, porque era costume dizer-se que a trovoada era Jesua a ralhar pelas asneiras que faziamos. Enfim...eu tinha mais medo das palmadas da minha mãe do que dos " raspanetes " de Jesus. Gostei da tua história , Olinda! Espero que estejas bem assim como todos os teus. Por aqui tudo está a correr normalmente. Beijinhos, amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Cada vez que chovia mais forte e a trovoada vinha, minha mãe rezava uma ladainha a Santa Bárbara. E tinha sempre um ramo benzido no Domingo de Ramos em casa para nos proteger.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Santa Bárbara bendita
    que no céu estais escrita
    com um raminho de água benta
    livrai-nos desta tormenta.

    Acordavam-me, em criança, com esta oração. Eu sentia-me protegida no colo da minha avó e nos cobertores de lã. Olinda, lembro-me de amor.
    Grata por me trazer à memória pedacinhos da minha história.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ora bem!
    e quem não se socorre de Santa Bárbara quando troveja?

    beijo

    ResponderEliminar