segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mãe, o que é que queres pelos teus anos?

-Ah...não sei. Qualquer coisa...
-Não, assim não vale. Uma experiência que queiras.
-Está bem, há dois livros que tenho estado para adquirir. Pode ser isso...
-Livros? Mas isso é alguma experiência?
-E que experiência! Penso que através de um livro podemos viajar, atravessar fronteiras, conhecer mundos...
-Ahaha - riu-se divertida e já convencida- então pode ser isso e, entretanto, pensa também noutra coisa.



Pois é, o que poderá ser assim do pé para a mão? Há dois anos a experiência que ela me arranjou foi uma ida a um spa para ser submetida a massagens e etc. No ano passado, fomos todos a Cabo Verde comemorar o meu aniversário (festa de arromba) e lá, de conluio com o pai e as tias, fui presenteada ainda com uma viagem a Paris. Dessas duas viagens não vos dei conta como devia. Em relação a Cabo Verde fiz dois posts com a promessa de voltar, mas perdi as fotos e ando para aqui às aranhas à procura delas, na esperança de retornar ao assunto. De Paris, idem, idem, aspas...quase na mesma data.



Então, como ela é uma rapariga que não se esquece das coisas lá tenho que resolver. Lembrei-me que em Novembro li em duas revistas sobre um tema que depois viria a ser reforçado no dia do Yoga. Trata-se da Sofrologia. Diz quem sabe que a palavra Sofrologia tem a seguinte composição: vem das palavras: sos = serenidade, harmonia ; phren: mente, consciência e logos: estudo, conhecimento. Assim, etimologicamente "Sofrologia" significa: estudo da consciência em equilíbrio.

Interessante como as palavras podem induzir-nos em erro, porquanto essa à primeira vista parece levar-nos para um campo completamente diverso. Segundo consta, se levada a sério poderá ser a solução para muitos dos problemas do sistema nervoso. Pensa-se que poderia substituir perfeitamente a quantidade de comprimidos que as pessoas ingerem para as insónias e para as perturbações do dia-a-dia. Naquilo que li há também o aconselhamento para as crianças irrequietas proporcionando-lhes assim uma certa tranquilidade.




Portanto, está encontrada a segunda experiência, bem como a experiência primeira que eu escolhi e não dispenso: os dois livros. Logo que cheguem às minhas mãos e os tenha lido, falar-vos-ei deles. Alguns de vós conhecem os autores.

Suspense...

Até lá.

====

.As revistas onde encontrei o tema da Sofrologia: 
Voici et France Dimanche

Ler, se interessar:

As outras duas imagens são: daqui
  

4 comentários:

  1. Uma boa experiência, essa, Olinda. Se a Sofrologia harmoniza o corpo com a mente, escolhe bem. Dos livros nem se fala, porque também estou de acordo que cada um contém imensas aventuras e mágicas experiências.
    Uma boa se mana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Há sempre uma ponte
    por sobre as mágoas

    ResponderEliminar
  3. As filhas são " tramadas", quando encucam uma ideia não há quem tire, há muitos anos a minha ofereceu-me uma limpeza de pele ( sou muito preguiçosa para essas coisas ), tenho pouca paciência para ficar lá deitada uma hora, mas fiquei. Agora, muito, muito de vez em quando lá faço uma. Não me digas que fazes anos em Dezembro.!!! Não sei se já te disse, mas eu faço a 26 deste mês, o meu marido a 23 e os meus filhos a 28 ( 5 anos de diferença ) como deves imaginar, nem comemoramos o aniversário, principalmente eu, que, depois de toda a canseira da ceia, quero é o sossego do meu sofá junto à lareia. Amiga, aproveita o oferta da tua filhota, pois ela quer ver a mãe em forma. Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Mas que relato tão interessante, querida amiga.
    Parabéns pelo talento e classe.
    Grande abraço.
    ~~~~~~~~~

    ResponderEliminar