sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sobre as minhas andanças por Cabo Verde (2)

Parei há dois posts atrás e há não sei quantos dias a narrativa sobre as minhas andanças africanas, mais precisamente, por Cabo Verde. Hoje retomo-a e, já se sabe, não de forma exaustiva mas dando conta apenas de um ou outro episódio, de uma ou outra impressão. Vou reatar a conversa no momento em que saímos de São Vicente vendo à esquerda o Monte Cara, com o Sol nascente lá atrás. Referia, na altura, a circunstância de ser uma fragilzinha no mar, pronta a fazer figuras tristes. 


Ilhéu dos Pássaros (a)

Mas, diga-se a verdade, o mar dessa vez foi muito meu amigo, muito manso e mesmo quando passámos o ilhéu dos Pássaros e me disseram que parecia um mar de azeite arrisquei um olhar, dois olhares e por fim descontraída pude começar a admirar as infindáveis rochas da ilha de Santo Antão, lá ao fundo, apenas uma amostra.



Agora é ao contrário: vemos ao fundo a ilha de São Vicente

Chegados ao Porto Novo, resolvemos tomar o pequeno almoço ali perto. E que iria ser? Cachupa guisada, claro, ovo estrelado, chouriço, café com leite, pão, manteiga, queijo. Uma refeição de respeito e perguntei à minha cabeça ainda mareada se o meu estômago aguentaria essa sobrecarga. Uma vozinha respondeu-me: Ai aguenta, aguenta! Nada que eu desconhecesse. 




Já provaram um pequeno-almoço assim? Mesmo bom.

Quando atravessamos o Porto Novo e começamos a subir, a subir, por estradas escavadas nas rochas com perícia, primorosamente calcetadas, o espectáculo dum lado e do outro intimida. A temperatura começa a mudar e vemo-nos num mundo completamente diferente. 
É quando a estrada estreita deixa de nos oferecer as intermináveis formações rochosas meio despidas de verde, mas continuando lá em cima a tocar o céu. 


Na estrada já ladeada de árvores, a aragem começa logo a exigir um casaquinho, o ar puríssimo, nós por cima das nuvens, não se sabendo bem se estamos a ver outra vez o mar. Mas não. Eram camadas de flocos de algodão, entre um branco diáfano e laivos de azul e rosa.


Era a magia experimentada por todos quantos sobem e descem pela estrada da Corda, construída nos anos 60 do século passado e que atinge a altitude de cerca de 1800 metros em Delgadim, o seu ponto mais estreito. E é um ponto de paragem obrigatória. 



O registo fotográfico referente a Delgadim encontra-se no post anterior: "Reencontro"

E parámos mesmo, subjugados por aquela grandeza, incapazes de captá-la e registá-la em toda a sua essência, a não ser pela concentração, quase em pose de meditação.


A seguir, como a carne é fraca, aproveitámos para servir-nos do farnel que levávamos no Jeep.  E iniciámos a descida para a Ribeira Grande.

Meus amigos, desejo-vos um bom fim de semana.

======

Sobre as minhas andanças por Cabo Verde (1) - Clique

=====

Exceptuando-se a imagem do Ilhéu dos Pássaros (a) que fui buscar ao arrozcatum, todas as outras fotos são produção nossa. 

5 comentários:

  1. Não como cachupa desde miúda (tive uma vizinha caboverdiana), acho que nem na ilha do Sal, quando por lá me perdi, voltei a comer.
    É estranho como numa terra tão quente o prato típico seja assim pesado.
    Lindas fotos, abençoado mar de azeite.
    Beijinho, por aqui muita chuva
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de crónicas de viagem. Também costumo registar momentos destes quando os lugares me tocam a emoção. E sinto-a neste relato, onde os ambientes e os sabores te deleitam os sentidos.
    Ainda bem que o estômago suportou este menu tão rico!
    Obrigada por partilhares estes sentires.
    Bjinho, Olinda
    Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Olinda, ainda não fui a Cabo Verde, mas um dia irei, pois deve ser uma belissima viagem. Belo relato que aqui nos fazes das tuas " andanças " e também bonitas fotos. Muito obrigada, amiga. Sabes, as minhas idas ao Brasil impedem-de de fazer as viagens que gostaria, mas na vida há prioridades que têm de ser respeitadas e assim tenho que ir adiando certos destinos que gostaria de visitar. E a propósito disso, já tenho as viagens marcadas para visitar os meus pais; irei dia 11 de Março e venho a 3 de Maio, Eles estão bem, mas, como tenho de lá ir todos os anos, aproveito esta é poca em que fazem aniversário.
    Amiga, obrigada, por partilhares connosco estes teus momentos maravilhosos e desejo-te que em cada dia tenhas bons momentos, especialmente com saúde e alegria. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Olinda!
    As fotos ficaram excelente.
    Cabo Verde deve ser uma lugar encantador que revigora as energias.
    Obrigada por partilhar essa sua viagem.
    Uma boa semana!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda,
    depois desta bela reportagem...fica a vontade de ir.
    Beijinho

    ResponderEliminar