sábado, 31 de dezembro de 2016

Sobre as minhas andanças por Cabo Verde (1)

Majo Dutra disse:

Seja muito bem regressada, estimada Olinda!
Sempre suspeitei da sua relação com a Macaronésia e, em especial,
com Cabo Verde...
Isso é que foi veranear por ilhas tropicais e não convidou ninguém!
Não conhecia este Monte da Cara, muito interessante e a foto está belíssima.
Dias de adaptação ao frio muito agradáveis...
~~~ Beijinhos sorridentes ~~~




Pois, a Majo lembrou-se de um post sobre a Macaronésia que eu publiquei em tempos. Realmente, adoro a Macaronésia, ou ilhas afortunadas, composta pelos arquipélagos dos Açores, Madeira e Selvagens, Canárias, Cabo Verde e por uma faixa incrustada no continente africano, que, como se pretende, têm características semelhantes. Uma delas é a floresta laurissilva e embora Cabo Verde não tenha de forma bem visível florestas desse género há, no entanto, plantas com algumas semelhanças. 


Desta vez Cabo Verde esteve na minha mira, in loco. Andei por lá durante uns dias fazendo algumas redescobertas. Penso que estive mais atenta às pessoas, ao relevo das ilhas, à maresia, aos cheiros. Sei que não conseguirei transmitir-vos todas estas sensações mas alguma coisa ficará.

Insiro a seguir o meu Monte Cara, figura icónica da ilha de S.Vicente e diria até o seu ex-libris, no sentido que se dá normalmente a esta expressão extravasando o seu real significado:



Meu no sentido de que a imagem do post anterior não era da minha/nossa autoria como, aliás, referi. Esta foi tirada às 7.30 da manhã, não por mim pois eu estava muito compenetrada a tentar não fazer má figura para dentro do saquinho que o tripulante, gentilmente, me deu. Sempre fui assim, muito sensível aos balanços do mar. Nota-se, na foto, a Cara do homem que, há séculos, vigia os céus do Mindelo, em parte tingida de laranja pelo Sol nascente. 



Íamos rumo à vertiginosa ilha de Santo Antão. Dela dar-vos-ei conta na próxima publicação. Mas, para começar esta imagem à vista do Porto Novo e ao fundo uma pequena amostra das magníficas e imponentes rochas da ilha. Do lado lá, um mundo encantado.



E a São alvitrou:
Não identifico, mas faz lembrar a Noruega.
Um comentário muito interessante e que veio ao encontro daquilo que eu própria pensei à aproximação da cidade da Praia, Ilha de Santiago. A vista aérea da baía misturada com o cair da noite, com os recortes e a espuma das ondas fizeram-me exclamar: Oh! parecem fiordes. A imagem que acima deixo não mostra o que na realidade os meus olhos percepcionarem, pois, pesquisando, não encontrei nenhuma parecida.



Aproveito para vos desejar um Bom final de Ano com um video de BOAS FESTAS -  imagens da cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.

Voltarei. Abraço.
====
1ª e última imagem: Internet
Video de Boas Festas - Internet

17 comentários:

  1. Querida Olinda
    Quantos lugares maravilhosos. Andanças espetaculares amiga
    O ano está se despedindo e levando com ele um pedaço da história de cada um de nós. Em suas páginas deixamos registrados os bons momentos que vivemos, outros nem tanto. Hoje venho agradecer a sua doce companhia e reiterar meu desejo de caminharmos juntos no próximo ano.
    Que o ano de 2017 seja um manancial de vitórias e conquistas
    Desejo que tudo o que há de melhor esteja reservado para você
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, mesmo muito, destes momentos que aqui passei.
    Espero~te hoje mo meu espaço, onde retribuo os votos que formulaste.
    Grande abraço, querida amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Ps ~ Aproveito para dizer-te, com muito amizade,
    que não sou nada, nada '''cara''' Beijo sorridente.

    ResponderEliminar
  3. Boas Festas amiga. 2017 bate à porta. Que seja um bom ano, para si, para mim, para toda a humanidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar


  4. Abra caminho para um ano novo cheio de paz, fé, saúde e muita harmonia.
    Deixe para trás tudo que não deu certo e
    olhe para o futuro com esperança.

    FELIZ ANO NOVO!!!

    ✿゚ه.‿⎠

    ResponderEliminar
  5. Olá, estimada Olinda!

    Como está? Com menos frio decerto, pke esteve em cabo Verde (rs).
    Soube tb e através do blogue da nossa amiga comum, Emília, k a sua estadia lá foi ensombrada pelo falecimento de uma prima sua, o que lamento mto, mas a vida é assim, infelizmente.

    Já estive tb em Cabo Verde, umas quatro vezes, mas só conheço a ilha do Sal, k não tem mto k ver, em minha opinião. Não gosto de mar, nem praia, portanto, fui só para não ser desmancha prazeres, mas sou mto mais observadora de pessoas, usos e costumes do k propiamente paisagens, mas estas estão mto bem escolhidas.

    UM ANO NOVO, DIFERENTE, PARA MELHOR, E ESSA MUDANÇA TEM DE SER FEITA POR CADA UM DE NÓS E NÃO PELA ALTERAÇÃO DO ALGARISMO.

    Beijos e dias mto felizes.

    ResponderEliminar
  6. Tudo pelo melhor

    nos sonhos acordados

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Belíssima publicação.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda
    Que boas recordações trouxeste à minha memória!
    No Mindelo passei dois anos, dos mais felizes da minha vida, com várias saídas, nomeadamente Santo Antão.
    A Ilha de São Vicente é diferente das outras. Fiz um PPS que considero muito bonito, onde descrevo a chegada ao Mindelo (fui de Lisboa de barco) como "CHEGADA Á LUA" - porque é precisamente essa a sensação que se tem quando nos aproximamos da Ilha.
    Gostei imenso de recordar e rever.

    Desejo que tenhas um excelente 2017, pleno de felicidade.

    Votos de uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  9. Que viagem maravilhosa!
    Querida Olinda, feliz 2017!!!

    ResponderEliminar
  10. Pelas fotografias deve ser um local lindo!
    Desejo-lhe um excelente Ano.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Que belas paisagens!
    Beijinhos, Olinda, e feliz ano novo!!!

    ResponderEliminar
  12. A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade sempre tão amável, fico
    feliz em saber que em algum lugar desse mundo você existe. e
    agradeço a Deus por sua atenção carinhosa!
    Muitíssimo obrigada por compartilhar comigo os 04 anos do blog
    Algodão Tão Doce!!!!!!!
    Um big abraço, Marie.

    ResponderEliminar
  13. Doces memórias, pelo que posso ler...
    Tive uma relação próxima com Cabo Verde, por via do meu velho mestre Manuel Ferreira.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. Sinto-me mais próxima quando leio partilhas de caráter pessoal. Obrigada, por isso, e pela oportunidade de conhecer estes locais e as sensações que deles advieram.
    Um ótimo 2017.
    Bjinho, Olinda 😊

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga passei para deixar um beijinho e desejar um excelente fim de semana.
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Querida Olinda
    Vim trazer-te um abraço e aproveitei para rever as imagens e o vídeo, ou seja, matar saudades...

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  17. Do arquipélago de Cabo Verde só conheço o Sal, com muita pena minha. Portanto, agradeço este passeio virtual. Não acha que Deus misturou notas de música no sangue dos caboverdianos?
    Beijinho e feliz ano novo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. A imagem emprestada do Monte Cara está belíssima

    ResponderEliminar