sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Histórias de amor

Das nossas quinzenas do amor, publicações compulsivas sob a égide do amor, desde composições vossas a poemas e prosas de autores vossos e meus preferidos, guardo belíssimas recordações. A ideia contida no dia dos namorados extravasou-se para a de amor universal, amor aos pais, amor à família, amor ao nosso semelhante. Desta vez atrasei-me em relação à data, mas não faz mal. Temos todo o tempo do mundo para falar de amor.


Para começar:

Tenho comigo um livrinho - o diminutivo é devido ao tamanho - que nos conta 10 histórias de amor em Portugal. Cá em casa acham-no meio lamechas. Eu que sou um coração mole e vá lá, um tanto lamechas, considero-o o máximo. Começa com a história de Pedro e Inês como não podia deixar de ser, seguindo-se a de Camões e Dinamene, de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido. Salto para a de Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis e a minha enumeração termina com a de José Saramago e Pilar del Rio. E é desta última que vou extrair algumas passagens.




Então é assim:

Pilar tinha trinta e seis anos e costumava gabar-se de estar a par de todas as novidades literárias; contudo, o nome "José Saramago" não havia ainda cruzado o interesse do seu olhar. Estávamos, então, numa tarde de 1986; Pilar entrara numa livraria com algumas amigas, quando viu um livro cujo título lhe despertou a curiosidade - tratava-se do célebre O Memorial do Convento. Retirou a obra da estante, leu uma página ao acaso, foi ao início ler a primeira e decidiu comprá-lo, sem hesitações. Mal chegou a casa, começou a lê-lo e já não pararia até o ter terminado. O encantamento começava.

No dia seguinte, regressou àquela livraria de Sevilha e, para que nada lhe escapasse nesta nova descoberta, comprou todos o livros de Saramago que estavam, então, traduzidos para castelhano. O passo seguinte seria dado com a leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis - quando acabou, foi invadida por uma comoção ainda maior e decidiu que qualquer coisa totalmente nova para si se impunha fazer. (...) sentiu uma obrigação de ordem moral de encontrar o homem, o autor, e dizer-lhe o que tinha experimentado ao ler o seu livro. (...) Pilar comprou o bilhete de avião e fez as malas (...) Quando aterrou na Portela, trazia um bilhete com o número de telefone de Saramago no bolso. (...)

Telefonou-lhe.
...

E fico por aqui. Voltarei.

====
Da amiga Majoveio este precioso contributo:~ Também gosto de histórias de amor e desta em particular.~ Saramago conta-a nos «Cadernos de Lanzarote».
~Também considerava obra do destino, ter aceitado o convite e ter retribuído a visita a Pilar.~ Sempre foi muito tímido...~ ~ Foram 26 anos de sentida comunhão de amor, ternura e glória. ~ ~
===
Ver Quinzenas do Amor
em 2012 e 2013, no arquivo do blog.
****
Livro acima referido:
10 Histórias de amor em Portugal.
Alexandre Borges

11 comentários:

  1. ~ Também gosto das histórias de amor e desta em particular.
    ~ Saramago conta-a nos «Cadernos de Lanzarote».
    ~Também considerava obra do destino, ter aceitado o convite e ter retribuído a visita a Pilar.
    ~ Sempre foi muito tímido...

    ~ ~ Foram 26 anos de sentida comunhão de amor, ternura e glória. ~ ~

    ~ ~ ~ Beijinhos, amiga. ~ ~ ~
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão lindo, Majo, ter-me trazido estas palavras.
      Penso inserir mais algumas passagens desta linda história de amor, mas para já o seu comentário vai direitinho para o post ou postagem.:)

      Muito obrigada.
      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    2. ~ Já agora, querida amiga, agradecia substituir 'das' por 'de'.

      ~ ~ Abraço. ~ ~

      Eliminar
  2. Oh! O amor! Adoro histórias de amor. De reis e rainhas, de príncipes e princesas, de gente comum, de uma mãe pelo seu filho, de dois irmãos entre si, do meu amor pelos meus sobrinhos, do meu amor pelo meu marido... Enfim, sou uma romântica apaixonada. Parabéns por este post maravilhoso.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga/Querido amigo
    O meu blog - A CASA DA MARIQUINHAS encontra-se temporariamente inactivo, a fim de que eu possa dispor de tempo para ultimar o meu segundo livro.
    A título excepcional publicarei um post no dia 14/02 para assinalar a passagem de mais um aniversário.
    Gostaria de contar com a tua presença, o que desde já agradeço.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  4. Amiga Olinda,

    Gostaríamos de te convidar para o próximo “Os Desafios do Farol”, evento que terá início no dia 13 no nosso Farol.

    Seria um prazer para nós poder contar com a tua presença e participação nesta iniciativa que, à semelhança da anterior, promete ser animada e ao mesmo tempo contribuir para que nos aproximemos e fortaleçamos os nossos laços de Amizade.

    Beijinhos e abraços dos amigos,

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  5. As mulheres espanholas e de todas talvez mais as sevilhanas no que diz respeito ao amor, são muito determinadas e inundadas pelo espírito de iniciativa.

    ResponderEliminar
  6. E para nos abstermos um pouco destas confusões em que a UE E está metida e que muito nos afligem o melhor é mesmo falarmos de amor, não só daquele amor que será celebrado amanhã, mas principalmente do outro tipo de amor, aquele amor solidário que está a faltar no mundo e n UE também, daquele amor que falta em muitas familias, que falta às crianças, aos idosos e entre as pessoas em geral. Gosto dos livros de José Saramago, ja li alguns, mas tenciono ler outros que não conheço. Sabia que o amor dele e de Pilar tinha sido um amor bonito e longo, mas desconhecia a história do encontro deles; achei muito interessante, 0linda. Muito obrigada pelas informações que aqui sempre encontro. Seja de que tipo for que tenhas um dia de S, valentim carregadinho de amor. Que assim sejam todos os outros dias. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Que bonito! Olhei agora para trás e vi que tenho ali O Ano da Morte de Ricardo Reis à minha espera :)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Parece interessante esse livro de Alexandre Borges. É que eu também sou lamechas... ;)

    ResponderEliminar