sábado, 2 de novembro de 2013

Imersa em crise sem precedentes, União Europeia completa 20 anos de existência

Nesta sexta-feira (01/11), a União Europeia completa 20 anos de existência imersa na maior crise de sua história. Passadas duas décadas, o processo de união monetária do bloco está sendo questionado, principalmente após os desdobramentos da turbulência econômica de 2008.
Segundo Thiago Rodrigues, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, o momento atual do bloco é não só de crise financeira, mas, também, de tensão política. Para ele, os dois pilares que mantêm a coesão da União Europeia, as políticas financeiras e de defesa, estão fragilizados, uma vez que os principais atores do bloco divergem em termos que vão desde o apoio à Aliança Atlântica, em parceria com os Estados Unidos, até o suporte à invasão norte-americana no Iraque ou na Síria.
Carlos Latuff
Tempos de crise: Xenofobia, racismo e discursos protecionistas se alastram pela União Europeia

“As diferentes políticas de defesa e de relações exteriores dos Estados membros acendem um alerta para os otimistas que acreditavam na crescente harmonização do bloco”, afirma o especialista, ressaltando as decisões individuais de cada país, em detrimento das resoluções conjuntas.  
Rodrigues aponta para o fato de a crise atual fazer florescer algumas práticas, como o racismo latente e os discursos protecionistas. “Há uma securitização extrema de temas como o da imigração, e políticas xenófobas que já existiam vem ganhando espaço justamente por unirem as diferentes nacionalidades do bloco no temor ao estrangeiro, ao extracomunitário”, relata o professor.
Ele também ressalta a existência de uma divisão interna à própria unidade. Romenos e búlgaros, por exemplo, são tratados como “sub cidadãos” dentro da comunidade da qual seus países de origem são membros legítimos, sofrendo preconceito e se submetendo a péssimas condições trabalhistas.
Desde 2008, a taxa de desemprego da União Europeia disparou, atingindo a marca de 10,6% em setembro de 2013. Na Grécia, um dos países mais afetados com o colapso financeiro, o contingente de desempregados chega a ultrapassar 25%, de acordo com o Eurostat.
O país é palco de diversos levantes sociais, nos quais os jovens questionam as políticas de austeridade impostas pela Alemanha, no comando da União, e aceitas passivamente pelo governo grego.
“Os levantes gregos explicitam a fissura existente no bloco, pois estes jovens estão questionando não apenas as políticas de austeridade, mas o próprio modo de organização da grande união liberal-capitalista”, afirma Rodrigues.


Bloco



O bloco foi constituído em 1º de novembro de 1993, a partir da CEE (Comunidade Econômica Europeia), criada após a Segunda Guerra Mundial, e é constituído atualmente por 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia, sendo que somente 17 deles adotam o euro como moeda. 
O livre-comércio é adotado desde 1968 entre os países da CEE. No entanto, somente após a assinatura e a vigência do Tratado de Maastricht o grupo passou a se chamar “União Europeia”. O Tratado estabelece normas relativas à política externa, à segurança e à cooperação em assuntos internos ao grupo, além de fornecer diretrizes para a moeda única.

Fui buscar este texto que transcrevi na íntegra ao História UPF, que, por sua vez, indica como fonte original Opera Mundi. Aqui também se pode encontrar um link para o tema: 'Portugal: O número de pessoas que deixam país é maior que o de nascimentos'.
Temas que nos interessam e que colocam a velha Europa sob o radar de especialistas internacionais. Os seus dirigentes que atentem nos caminhos a percorrer na procura de soluções credíveis para o momento que atravessamos.

Um bom fim de semana.
Abraço
Olinda


12 comentários:

  1. A crise europeia, além de ser em parte fruto da ganância de algumas criaturas, vem também do facto de a União Europeia ser uma manta de retalhos alinhavada pelo Euro...

    Querida Olinda, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. A busca por poder sempre fará com que os grandes escravizem os demais, em prejuízo de todos. O resultado é péssimo e não atinge apenas os participantes do bloco, porque respinga no mundo inteiro. É lamentável essa presença forte do preconceito, tão evidente. Quem dera fossem os países abertos a todos, sem distinção. A harmonia é indispensável para que os pequenos cresçam e sejam respeitados. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Faz-me lembrar a "notícia" do JN de hoje sobre os divórcios em Portugal. Será que também chegou ao fim do prazo este casamento?
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. Onde reina a imposição da ditadura económica....

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda

    Um belo texto para reflexão. Contudo, verdade seja dita, a União Europeia, como tal teria mais consistência sem umião, que é, de facto, o que acontece.
    A única coisa comum, neste tempo, é a Moeda Euro. Enquanto CEE, a coisa funcionou. Com a "instalação" dum pseudogoverno (seja lá o que isso é) apenas se verificam mais uns quantos a lutar pelos seus interesses pessoais. Que é isso de União, onde cada País (e sobretudo os seus habitantes) é SEMPRE, desigual do seu parceiro?

    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  6. Olá Olinda!
    A Europa está numa crise profunda, pois que apesar da boa vontade de uns poucos sonhadores, os países ricos querem continuar a ter a patorra sobre os mais pobres e a união está cada vez mais desunião!!! Obrigada , Olinda, pela partilha do texto. É bom
    reflectir sobre tudo isto.Boa semana.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  7. De facto não existe uma União Europeia. Existe apenas o Euro e nem em todos os
    países, caso da Inglaterra. Não tenho confiança nenhuma no futuro desta União
    e para o ano tem que se votar para o Parlamento Europeu e nem sei o que fazer.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda
    Estou perfeitamente de acordo com a opinião do querido amigo SOL.
    A União Europeia é uma verdadeira...desunião. A não ser a moeda única (o euro), por que outros laços é que os países estão unidos à volta de um mesmo ideal???
    Se alguém souber, que me diga. Ficarei grata!

    Que a tua semana seja plena de felicidade, minha querida.
    Beijinhos

    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Não existe união Europeia,existe apenas o Euro.
    Adorei conhecer seu blog,parabéns pelo trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Não sei por quanto tempo ainda o euro manterá esse elo entre os países da Europa que formam a "união europeia"...

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Olinda por seguir meu blog,e pelo lindo comentário.
    Volte sempre beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Um texto que ajuda a compreender melhor a realidade que nos inunda.

    Beijos

    ResponderEliminar