sexta-feira, 29 de março de 2013

...mas Cristo é o deus do amor. Eu vejo Deus em cada pedra, em cada flor, em cada animal...


Assim falava Ruy de Carvalho num ano dos anos 60, salvo erro, quando a rádio ainda era um must e quem tivesse um aparelho de rádio era um privilegiado. Transmitia-se então a Vida de São Francisco de Assis, um jovem estranho, que viveu entre 1182 e 1226. Aparentemente da noite para o dia, este jovem despoja-se de tudo, escandalizando os pais, em especial o pai, os familiares, os amigos. Destes, alguns acabariam por segui-lo. A sociedade fica em choque, como é comum dizer-se agora. E o jovem Francisco segue impávido o seu destino, devotando-se a Deus de corpo e alma. Surge agora no firmamento um outro Francisco, de sorriso gaiato, cheio de simplicidade. Ora, este Francisco de que tanto se tem falado, fala ele próprio dos pobres, da pobreza, de como a igreja deve ser uma igreja dos pobres e, mais importante ainda, refere a importância da fratellanza. Sim, porque a fraternidade não é coisa que nasça por geração espontânea. É algo que tem de ser construído com a contribuição de todos para dar frutos. No Papa Francisco já é visível o despojamento de algumas insígnias, de alguns símbolos, de alguns privilégios, de alguns ritos e rituais considerados prestigiantes para a sua condição de mais alta autoridade eclesiástica. Mas, até onde poderá ele ir? A postura deste Papa faz-me lembrar, em certa medida, 'As sandálias do pescador', um livro de Morris West, vertido em filme, no qual o autor desenrola os fios intrincados do conclave onde é eleito papa um bispo da Ucrânia, Kiril Lakota. Entre várias iniciativas, ele subverte todo o protocolo, e começa a pensar seriamente em distribuir pelos pobres a riqueza da igreja. Será que na trama isto chega a acontecer? Já não me recordo... O certo é que os fundamentos da Igreja como instituição enraízam-se num tempo longo, demasiado longo, durante o qual foi acumulando dogmas, princípios, lógicas, coroando e descoroando reis e imperadores, assumindo convictamente o lado material da vida, com todas as suas consequências. Reverter a situação, recuando aos primeiros tempos, aos primeiros cristãos, mas tendo em conta as exigências da actualidade, não seria tarefa para a próxima década. Aliás, afigura-se conveniente que não se empurre para as suas costas toda esta responsabilidade, em nome de uma esperança de renovação ou de resolução dos problemas que afectam a instituição. A renovação da Igreja seria um trabalho de todos, de eclesiásticos e sociedade civil interessada, de todo o mundo católico, quiçá de toda a pessoa de boa vontade...


Meus amigos:

Desejo-vos uma Santa Páscoa. 
O dia está chuvoso e parece que a chuva vai ser uma constante durante este fim de semana. Cuidadinho nas estradas. E, lembrem-se, 'devagar se vai ao longe'...

:)

Abraços

Olinda



Obs: Uma ressalva em relação à citação constante do título, caso não estiver totalmente correcta. Ela chegou-me das brumas do tempo...

20 comentários:

  1. Vamos esperar Olinda, vamos esperar. E ver.

    Feliz Páscoa, sem chuva de preferência.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste Francisco. Penso que se Deus o ajudar irá ser o homem que todos precisamos neste tempo. A sua coragem poderá custar-lhe a vida porque muitos não suportam as coisas simples que diz e faz.
    Lavar os pés a uma muçulmana é um risco e mais do que isso beijá-los sorrindo como Jesus também faria.
    Com ele todos somos obrigados a ser simples e despojados de bens que poderão ser repartidos pelos mais necessitados.
    Um texto para meditar.
    Deus é realmente nosso amigo. Deu-nos Jesus como Professor, Guia e Salvador. Depois Francisco que veio renovar toda a Igreja e toda a sociedade e neste tempo de guerras e de poderes deu-nos um Papa com o coração de uma criança e o olhar de uma pomba.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de ler este texto. Vamos ter uma Páscoa(parece)
    com chuva, mas que a passemos o melhor possível, nos diversos
    contextos porque passamos.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  4. Tantos são os Cristos

    no chão que pisamos

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Também li esse livro, até porque gosto muito de West.E lembro-me de Anthony Quinn, uma força da Natureza, no papel de Lakota.

    Receio que se FRancisco tentar mexer a sério na Cúria lhe aconteça o mesmo que a esse extraordinário homem que foi Albino Luciani, Papa João Paulo I...

    Quanto o texto não posso estar mais de acordo, querida Olinda

    o meu reconhecido abraço, com desejos de uma Páscoa de renovação e esperança, rrss

    ResponderEliminar
  6. Olinda, minha querida amiga!
    Sabe para quem eu gostaria de estar lendo essa sua tão tocante e verdadeira crônica? Eu mesma, respondo! Para um homem simples, mas sábio, que nasceu em 1895, que "partiu" em 1977 e que numa certa noite de muito amor, com o seu único amor, tornou possível que eu fosse concebida.
    Digo tudo isto, porque ele não se contentando em ser um "simples" católico, tornou-se membro da Congregação Franciscana, da Congregação Vicentina e da Congregação Mariana. Principalmente as duas primeiras,que tinha(e ainda teem, creio)um excelente trabalho social em prol dos mais pobres).Deixá-lo-ia muito feliz, ao ler a sua linda mensagem.

    Faço Fé, nesse Francisco! Bendito seja, como foi o de Assis!

    Tenha uma Santa e Bela Páscoa, junto à sua família e amigos.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida:
    Assim tivéssemos todos esta capacidade de despojamento dos bens materiais e dos privilégios! E tivéssemos nós essa capacidade para ver Cristo em cada pedra, em, cada flor, em cada animal!O mundo seria muito mais bonito.
    Gostei francamente deste belo texto. Muito lúcido.
    Agradeço muito os votos de Santa Páscoa e desejo-lhe a si e a toda a sua Família, uma Páscoa na paz do Senhor.
    Não tenho andadop por aqui porque me debato com a falta de tempo, mas, minha Querida, tem sempre o meu endereço de correio electrónico, onde a receberei sempre com muito gosto.
    Um abraço muito apertado para si, extensivo, sempre, à sua Filhota.

    ResponderEliminar
  8. As mudanças são necessárias e a tarefa é árdua. Peço a Deus que o ilumine, a fim de que encontre os melhores caminhos para isso.
    Desejo-lhe uma abençoada Páscoa, no real sentido da comemoração. Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Amiga Olinda:
    Todo o católico que por aqui passar ( e creio que não só) irá gostar das suas palavras, muito se esperou pelo fumo branco, todo o mundo ficou preso aos meios de comunicação, finalmente a surpresa teceu os melhores elogios.Creio ,que terá ajuda ,para levar a bom porto o barco , que navega em águas tão turbulentas.
    Tocou-me de fundo a sua Humildade.
    Para´bens pelo texto.
    Páscoa Feliz!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  10. Bom, o passado dele é um bocadinho, digamos, obscuro, mas pelo menos agora está a dar um bom exemplo!
    Beijinhos, Boa Páscoa!
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga obrigado pelos seus votos. Que a Páscoa seja o renascer de paz, amor, saúde e harmonia. Para si também uma Páscoa muito Feliz.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá Olinda,

    Com esperança todos os dias, sabendo que, a seguir à chuva, os campos vão descobrir-se ainda mais verdes e floridos, e que depois das trevas há sempre a luz, desejo-lhe um dia muito feliz. Tempos de renascer e acreditar.

    (Gostei muito do seu texto!)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo!
    Minha amiga querida, te desejo uma Feliz Páscoa.
    Que o amor do Senhor Jesus seja sempre em nós eterno.
    Beijão

    ResponderEliminar
  14. Enfim, veremos... Acho que era necessário alterar uma questão fundamental: o papel da mulher (ou seja, da maioria da população!) na igreja. Quanto a mim, não sou seguidista de nenhuma religião, apenas tenho fé!
    Beijinhos e uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  15. OI OLINDA!
    ESTE PAPA, "FRANCISCO", NOS CHEGA EM UM MOMENTO EM QUE JÁ ESTÁVAMOS A DESACREDITAR NA IGREJA E COM ESTA SUA POSTURA DESPRETENSIOSA, NOS MOSTRA QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO E QUE A IGREJA SEMPRE, APÓS CRISTO, FOI COMANDADA POR "PESSOAS", PAPAS, COM VISÕES DIFERENTES DOS PRECEITOS QUE JESUS AQUI DEIXOU, POIS SÃO MEROS HUMANOS, TOMARA, PARA O BEM DA IGREJA QUE ELE CONSIGA CONTINUAR NESTE CAMINHO.
    UM BOM DOMINGO DE PÁSCOA PARA TI E OS TEUS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Neste mundo tão conturbado em que hoje mais que nunca- pelo menos na nossa geração- as mentes se conturbam cada vez mais quer pelos que nos regem quer pela crise de valores que se vai instalando, moendo, desesperando, eis que surge uma lufada de ar fresco recordando ao mundo que a crise não está só no aspeto material, porque nem só de pão vive o Homem. O fato é que está a faltar.E nem o pão se multiplica!
    Lindo, oportuno, belíssimo post Olinda.
    E obrigada pela suas palavras tão gentis.
    Que a Páscoa seja um constante renascer
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Oportuno e conseguido, como é costume. Eu creio profundamente em Deus, mas o meu catolicismo (que não foi de educação) vai-me ficando longe.

    Obrigada, minha amiga. Vim um pouco tarde (família obriga), mas desejo-te uma excelente semana de recomeços.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá, amiga, boa noite!
    Já passou a Páscoa, 2ª Feira de Pascuela está a ir, (e, por aqui, também a chuva), e eu acabo de chegar a casa, depois duns dias fora. E com muito restrito acesso à net. Posso agora comunicar com os amigos e deixar
    os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. Olá querida amiga,

    Espero que sua páscoa tenha sido cheia de paz e alegria..

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Com atraso mas sempre com tempo de lhe desejar tudo que houver de melhor nessa vida!

    Eu não sou afeita, sei que é um defeito meu, à datas específicas, momentos pontuais para os acontecimentos e reflexões, todos os dias Cristo renasce em mim, todos os dias tento ser uma pessoa melhor, e com esse sentimento venho cá deixar beijo e abraços para ti, uma criatura tão humanamente especial e por quem nutro grande amizade, respeito e admiração!

    ;))

    ResponderEliminar