terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

nesta imperfeita madrugada em que as línguas dos homens e dos anjos se confundem





Sobe a noite sobre o meu corpo frio. Nada aquece o meu corpo. Deito-me sobre esta cama vazia, gelada e o meu corpo é uma sombra. No meu corpo não há carne, não há um rio de sangue que se move, quase não há respiração que se sinta. Uma sombra.

Não sei se a janela ficou aberta ou se está fechada desde que te foste embora. Não sei, não me interessa. Não sei se entra o sol ou o luar ou se apenas entram as nuvens carregadas de lágrimas. Não sei.

A casa está fria, silenciosa, aquele silêncio cheio de tristeza que habita as casas onde apenas a sombra de uma mulher se desloca. Não há música, nem cheiro a pão nem se ouve o cantar dos pássaros. Nem os gatos já aqui vêm porque sabem que aqui nada encontram. Esta é a casa onde a solidão se instalou sem remissão.

Mas, então, aqui deitada, exangue, inerte, nesta cama larga e fria, eis que ouço um som que não reconheço. Parecem passos no telhado. A sombra que sou agita-se, não sei se é o meu sangue, se é a minha fome, se são vestígios daquela que em tempos fui. Levanto-me, quase sem força, trémula, assustada, pequeno pássaro indefeso, tanto medo, tanta velada vontade.

Uma luz vem do telhado. Talvez sejas tu, talvez sejas tu que me vens incendiar os sentidos que eu julgava para sempre adormecidos. Uma luz na mão de quem dá passos no telhado da minha casa, uma luz na mão do anjo que pousou no meu telhado. Ou uma estrela, talvez apenas uma estrela, tento sossegar-me.

A madrugada avança, fresca, perfeita, e eu hesito, enredada nas minhas frágeis contradições. Depois encho-me de coragem, vou até à janela, abro-a, deixo que a neblina entre, deixo que as estrelas entrem, deixo que os primeiros raios de luz entrem, olho os anjos que me olham, e depois vejo que não é um anjo, que és tu, tu que trazes um incêndio no teu peito, e, ainda trémula, ainda a medo, deixo que entres, deixo que afastes de mim todas as sombras, deixo que me cubras com o calor do teu corpo, deixo que entres no meu corpo como um anjo carregado de estrelas.


Ginjal e Lisboa

(um dos blogues)

*****

Esta é a pergunta, retórica, que eu faria aos meus amáveis leitores... Depois respondê-la-ia eu. Mas não. É a própria UJM que nos dá o prazer de se apresentar, dizendo-nos dos seus gostos, da sua maneira de ser, do que a faz feliz. 

Isto aconteceu há três dias, assim, ainda vão a tempo de ler um dos seus mais lindos textos, com o seu cunho pessoal, o qual encerra todo um mundo de boas sensações. Mas, o mais interessante é que a UJM não nos diz tudo nesse texto, falta o resto que é ainda tudo. Para o saber só indo lá, e tomar contacto com aquele manancial inesgotável, que tanto versa em política, economia, sociedade, como em arte e outras matérias, enfim, só vendo e lendo.

E mesmo assim, ainda não é tudo. E este blogue, Ginjal e Lisboa a love affair, donde retirei o texto que aqui vos trago? É mesmo um caso de amor e é a parte mais intimista e poética de UJM, não querendo dizer com isto que o outro blogue não comporte também, muitas vezes, essa sua faceta. Já estou a meter os pés pelas mãos, estão a ver? Repito: só indo lá...

Meus amigos:

Apreciem esta prosa poética que nos preenche e, ao mesmo tempo, nos faz desejar ler mais e mais.  


Abraço

Olinda


***

Indicação da autora: 
Mote para o texto produzido: " Poema 2 de 'Pelas mãos e pelos eu juro' de Alice Vieira in 'Dois corpos tombando na água'."
Imagem: daqui - Agradecimentos

15 comentários:

  1. Olinda,
    Segui o seu conselho e fui visitar os dois blogues da autora. Tem razão, a incursão foi proveitosa. Obrigado pela dica.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. " Depois de ler até aqui:
    "deixo que afastes de mim todas as sombras,"(...)
    Trouxe a memória que tive medo até que
    Tambem me entreguei ao amor
    que tanto aguardei
    e que la fora do castelo
    me aguardava...


    Lindo texto, bravissimo!

    Bjins
    Catiaho Reflexo d'Alma

    ResponderEliminar
  3. A narradora da crônica,protagonista, fêz-me "vestir a carapuça"...Mesmo superando a solidão, tendo uma imensa cama vazia. São muitos os "fantasmas" que povoam imperfeitas madrugadas "em que as línguas dos homens e dos anjos se confundem"...Descrição perfeita!
    Fui conhecer a autora dos blogues, UJM, lendo a sua biografia. Hei de lá voltar.
    Obrigada, Olinda querida.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. Fui até ao "Um Jeito Manso" e gostei, deixando lá comentário.

    Beijinhos para si, querida Olinda

    ResponderEliminar
  5. É muito bom ler artigos que nos remete a reflexão, nos deixando curiosos e querendo conhecer mais os seus autores. Vamos ver as áginas que nos é recomendadas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Realmente a UJM
    parece uma mulher de armas
    escreve com uma mão que não treme
    descrevendo os seus fantasmas.
    Redefine a solidão
    esperando o amanhecer
    é como a boca sem pão
    que anseia algum comer.
    E assim se deixa assaltar
    pela força da ilusão...
    Agora fez-me pensar
    que não chega o respirar
    pra dar vida ao coração!



    Claro que gostei Olinda.

    ResponderEliminar
  7. Tal como o teu, Olinda, "Um Jeito Manso" é um blog que vale a pena.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. E lá irei, concerteza. Gosto de seguir os conselhos de confiança.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Olinda,

    Pé ante pé, chego-me até aqui (muito caladinha para ver se não dão por mim) só para lhe agradecer, Olinda. Sinto-me até um pouco comovida com a gentileza das suas palavras e quero que saiba que gosto muito de ver as minhas aqui, bem acarinhadas.

    Beijinhos para si e para os seus Leitores!

    ResponderEliminar
  10. Olinda, fui conhecer os blogues. Muito bom tour. Valeu ter ido.
    Um abraço.
    beijos.

    ResponderEliminar
  11. Depois de dar um passeio menos longo do que queria - mas volto!- quero só agradecer-lhe Olinda por dar a conhecer uma pessoa multifacetada no seu estilo de comunicar. Ora entra com maestria no fait divers que nos prende, ora nos cativa com uma prosa poética fenomenal.
    Muito obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Olinda.
    Um texto abarrotado de intensidade, sentimento, fratura exposta de uma solidão imensa.
    O amor caminha por vários cômodos da casa aqui.

    Beijinho linda

    ResponderEliminar
  13. Folha ante-folha

    portas abertas
    janelas escancaradas

    ResponderEliminar
  14. Um texto muito bom. Voconhecer o seu blogue.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Li o texto inteirinho com olhos iluminados por estrelas!

    ResponderEliminar