sábado, 12 de janeiro de 2013

A origem do termo Brasil

Retomando o fio do meu contributo, em termos de apontamentos históricos, para o Ano do Brasil em Portugal, hoje fala-se aqui de onde terá surgido a palavra Brasil, para denominar a grande terra brasileira. 

Sabemos que as primeiras terras avistadas foram chamadas de Monte Pascoal, Terra de Vera Cruz ou Ilha de Santa Maria. Posteriormente, passou a ser conhecida por Brasil e, normalmente, este termo é conotado com a existência e comercialização de uma árvore tintureira chamada pau-brasil. Aliás, a exploração desta árvore foi a primeira actividade levada a cabo pelos portugueses, até 1530.




Mas a ideia é dar voz, o mais possível, a posições e interpretações provenientes do outro lado do Atlântico, da Terra Brasilis, ou de quem, por cá, se interesse pelo assunto. Para já, apresento-vos um texto de Rainer Gonçalves Sousa, que nos dá uma perspectiva diferente da acima referida, mergulhando no tempo, onde aparecem notícias de uma terra com características místicas e/ou paradisíacas, uma terra abençoada.

A origem do termo Brasil

Qual é a origem do nome do nosso país? Essa parece ser uma pergunta muito simples, mas que suscita uma série de teorias completamente discordantes. De fato, o termo “brasil” nada tem a ver com algum termo originário da cultura indígena. Para descobrirmos a origem do termo, devemos nos recorrer a tantos escritos já produzidos na Antigüidade.

Em uma obra do pensador grego Platão, chamada “Timeu e Crítias”, há uma menção da existência de terras a oeste do Estreito de Gibraltar. Para alguns pesquisadores, este seria um forte indício sobre a descoberta do continente americano. Outras fontes cartográficas dessa época indicavam a existência de uma ilha chamada “Brazil” ou “Breasil”.


Essa ilha era localizada a oeste, em uma região intermediária entre a Irlanda e o meio do Oceano Atlântico. De acordo com alguns textos, essa ilha tinha características místicas e/ou paradisíacas. Dessa forma, podemos vislumbrar que o povo europeu já arquitetava a busca por algum tipo de terra onde as dificuldades seriam inexistentes. Por isso, o desejo por novas terras era muito anteriores ao empreendedorismo marítimo ibérico.

Havia uma lenda irlandesa onde se falava de uma ilha conhecida como “Hy Brazil”, que possivelmente significava “terra abençoada”. O desconhecimento desse local paradisíaco era explicado por uma densa neblina que deixariam essas terras escondidas. A terra, que ficaria visível uma vez a cada sete anos, teria sido encontrada pelo monge irlandês São Brandão, por volta de 565.

Alguns filólogos apontam que o termo “brazil” vem da língua gaélica, que significaria “afortunado” ou “encantador”. Outra teoria diz que a origem vem da expressão irlandesa “Uí Breasil”, que significava os “descendentes do clã Breasal”. Uma outra pesquisa tenta vincular a palavra a um termo fenício conhecido como “barzil”. Segundo estes estudiosos, o termo referia-se a um local rico em metais.

Entre tantas explicações nota-se que o termo sempre serviu para o desígnio de algum local repleto de benesses, riqueza ou abundância. Dessa forma, percebemos que os portugueses, ao nomearem as terras brasileiras, retomavam um antigo mito que circulou no imaginário europeu séculos a fio.


Por Rainer Gonçalves Sousa
Fonte: aqui

"Terra Brasilis", 1519, mapa por Pedro Reinel e Lopo Homem, Atlas Miller, 

Biblioteca Nacional de Paris - wikipedia


Imagem: internet


15 comentários:

  1. Pois a mim ensinaram-me ainda nos bancos da escola primária, que o nome do grande país, lhe foi atribuido pelos navegadores da esquadra de Cabral, devido ao calor que se fazia sentir.
    Quando a máquina que permitir viajar no tempo, for inventada, esse mistério, vai ser um dos inúmeros que irei desvendar.
    ;)))

    ResponderEliminar
  2. Um excelente artigo que preenche lacunas.
    Parabéns
    Bji

    ResponderEliminar
  3. Quantas interpretações para a origem do termo "Brasil". Lembro-me quando era criança que associava o Brasil a um país de imensas riquezas e de ouvir por vezes a frase "isto aqui não é o Brasil" conectada exactamente com essa faceta de o Brasil ser um país onde todos eram abastados.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Ao pedido de desculpa da velhice, penso que vamos ter de acrescentar também o nosso, já que o nosso governo não pára de culpar o povo pelo desastre em que se encontra o nosso país; não o ouço falar dos corruptos que roubaram e continuam a roubar milhões sem que nada lhes aconteça. Mas...mudando de assunto, pois este deixa-nos a todos furiosos, quero dizer-te que gostei de conhecer todas esta possíveis origens do nome Brasil.O que sempre ouvi falar foi que veio da existência do pau- brasil nas suas grandes florestas, mas, pensando bem, por que se chamou Brasil a essa madeira? Obrigada pelas informaões, Olinda e por essa atençaão que estás a dar ao ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil. Bela homenagem, amiga! Fica bem e um grande beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga!
    Este é um belo contributo para tentar esclarecer o nome Brasil. Será sempre um pouco complexo de lá chegar com exactidão,mas é mais uma opinião de gente que se dedica a estes estudos. Gostei.
    Sobre o comentário no meu blog - eu sou a autora das pinturas,dos poemas e das fotos.
    Um abraço.
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante! Fiquei sempre com a ideia de que estava associado ao pau-brasil, mas, afinal, parece que a origem é europeia!
    Beijinhos, bom serão!
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Parece que o meu comentário desapareceu.

    Interessante este documentário que nos revela a origem do nome "Brasil". Aqui era-nos dito que o nome terras de "Vera Cruz" inicialmente dado pelos navegadores portugueses do séc. XV fora mudado para "Brasil" dada a abundância de pau-brasil. Sempre bom saber mais.!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Informações que não me foram passadas na escola (rss). Sempre associei o nome ao "pau Brasil", conforme me ensinaram no antigo curso primário. Gostei muito do texto. Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Excelente edição!E, necessária, também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Há 50 anos atrás ensinava-se na escola que o nome vinha do pau-brasil.
    Um abraço e desculpe se comento menos. Estou com problemas nos olhos, em tratamento, e por isso como estou proibida de passar muito tempo no pc, por vezes visito, leio, mas não comento. Para poder visitar mais amigos e ler mais artigos.

    ResponderEliminar
  11. Gosto do nome Brasil e sempre o associei a um país lindo verde com muitas aves e pessoas encantadoras.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, gostei muito do seu espaço, tem muito assunto interessante.
    Estarei sempre por aqui.
    Até mais

    ResponderEliminar
  13. Excelente informação....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Só tinha conhecimento de uma versão, a do pau-brasil...
    Mas, pensando bem, a minha tese é a de que o nome provém de, na antiguidade (antes de Cristo, por certo), o local ser conhecido pela ilha em brasa... brasa+ilha=brasil. Ou então uma ilha cheida de brasas... que até sambam...
    Não sei como é que ninguém decobriu isto antes... eheheh...
    Desculpa a brincadeira, mas não resisti.
    Um beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  15. Minha querida

    Eu não conhecia esta versão do nome de Brasil, é sempre bom aprender.
    Um artigo muito bom como sempre...saio daqui mais rica.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar