domingo, 17 de abril de 2011

ÁGUA - CULTURA E PATRIMÓNIO



No próximo dia 18 de Abril, amanhã, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É interessante verificar que a instituição responsável, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), elegeu a Água - Cultura e Património como tema para conversas, discursos, encontros e afins. Realmente, os recursos hídricos merecem tratamento especial e uma grande chamada de atenção. Quanto mais não seja para relembrar que o nosso organismo contém 70 e tal por cento de H2O (por molécula) e que, portanto, sem água não há vida possível. Isto é uma coisa que todos nós sabemos mas acabamos sempre por fazer orelhas moucas quando se trata da poupança da água e da sua não-poluição. A água potável tem um tempo de vida já definido e há regiões no planeta onde ela não existe. O ciclo da água prefigura a existência de um plano natural em que o precioso líquido cumpre as suas funções de uma forma admirável. Muitas vezes não nos damos conta, e nem queremos saber, de que ele é sempre o mesmo. Há legislação a nível comunitário transposta para a legislação nacional sobre a gestão da água onde consta uma lei muito interessante que regula O Uso Eficiente da Água e que, em princípio, deveria ser implementada a nível das autarquias. Terá sido já posta em prática? Humm...se foi não se nota muito a julgar pelo desperdício nas regas dos jardins e canteiros públicos em que a pobre água vai se derramando passeios fora, com os aparelhos de rega apontando para todo o lado e molhando os transeuntes e pelo seu gorgolejar em outros pontos de rega, formando pequenos-grandes regatos...







Imagens:Google

18 comentários:

  1. É incrível a pouca importância que damos à água no nosso dia-a-dia. Fala-se muito do que se deve ou não fazer mas é raro pôr-se em prática o que foi pregado! Todos nós podemos fazer mais, muito do que fazemos.

    Excelente chamada de atenção!

    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Na realidade não tratamos bem da água; sujámo-la, desperdiçamo-la; só vamos acordar para a realidade quando ela não correr nas nossas torneiras. Não sei se viu há anos uma novela O Pantanal; foi das coisas mais bonitas que vi, não só pelas paisagens mas também pelas lições de preservação dada pelos pantaneiros, gente ignorante, mas sábia em relação aos recursos naturais. Um frase que nunca mais esqueci foi a dita pela Juma, pantaneira que nunca tinha saído do pantanal; tinha sido criada com os bichos e entendia-os todos; ela disse " o homem é o único bicho que suaja a água que bebe" Está tudo dito, não é verdade? um beijinho e obrigada pelo alerta. Uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Uma crónica a propósito da efeméride do dia 18 de Abril "Água - Cultura e património" esse bem essencial que todos nós precisamos, pessoas, animais e terra! Quanta á lei que as autarquias deviam ter em conta- sobre o uso eficiente da água - nunca ouvi falar em tal e muito menos vi os seus resultados. Vejo sim como dizes, um certo esbanjamento. Regar sim mas, com conta, peso e medida. Para bem de todos.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Recordo-me de em miudo me ter sido ensinado nas aulas de ciências, o maravilhoso ciclo da água na terra. Lembro-me também de ter aparecido uma enovação técnológica que nos possibilitou assistir "deslumbrado" em diagrama, a todo esse processo.
    Mais tarde, quando os meus filhos eram pequenos, decidi adquirir uma caravana e percorrer estradas, conhecer mundo. Essa caravana estava equipada com casa de banho e cozinha com lava-louça. Possuia um depósito para 75 litros de água, que chegava às torneiras, accionada por uma bomba eléctrica. Portanto, o processo era idêntico ao de nossa casa, abria-se a torneira e corria água. Apercebi-me nessa altura, o gasto exagerado de água que se faz diáriamente, pois cheguei a encher o depósito 2 vezes por dia e só utilizávamos´água para lavar as mãos e a cara e para cozinhar e lavar a loiça.
    Essa experiência foi optima para uma tomada de consciência perfeita, du uso condicionado de água que todos nós devemos fazer.

    ResponderEliminar
  5. Caro Bartolomeu

    Sempre que vou a Cabo Verde sinto-me revigorada perante o respeito, o amor quase com que água é utilizada.O calor arde no Verão, logo, os duches têm de ser frequentes mas tudo dentro do conceito da maior poupança.Terra de secas terríveis, a chuva quando vem é uma dádiva do céu, literalmente, mas não chove o suficiente, na maior parte das vezes, para alimentar o caudal das nascentes.Na ilha de São Vicente consome-se água do mar, depois de submetida a processos próprios para a supressão do sal, ou seja, a dessalinização.É uma água considerada potável mas que depois cada um, dentro das suas possibilidades,filtra na sua própria casa para maior segurança.
    Em situações como a que descreveu acima e nesta, em particular, é que, na verdade, vemos o quão felizes somos quando num gesto apenas vemos jorrar água das nossas torneiras para todas as nossas necessidades.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Graça

    Que bom ver-te por aqui.Tens razão, a água é um bem imprescindível que todos nós devíamos acarinhar, pois dela depende a nossa própria sobrevivência.

    Sobre o Uso Eficiente da água encontrei isto:"O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), aprovado em 2005 pela Resolução de Conselho de Ministros nº 113/2005 de 30 de Junho, continua sem ser aplicado."http://quercusnrguarda.blogspot.com/2011/03/quercus-comunicado-22-de-marco-dia.html

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Querida Emília

    Estava aqui a escrever uma palavrinhas para si eis que começou a chover, a trovejar, e logo a seguir houve uma grande descarga que me desligou tudo. Que tempo este!Ainda há dois dias fazia um calor que parecia já estarmos no Verão...
    Estava eu a dizer que O Pantanal era a mãe-natureza no seu melhor e admiráveis as paisagens que as novelas brasileiras nos trazem, com grande lição de vida quanto à preservação e manutenção daquilo que faz parte de todos nós.

    Sim,e lembro-me da Juma com o seu ar feroz mas toda doce por dentro, defendendo o seu meio ambiente com unhas e dentes.

    Gostei do seu comentário.Volte sempre.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, Olinda!
    Gostei do seu post.
    Deixo pra ti....

    "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." (Thomas Fuller)

    Te desejo uma excelente semana.
    Com carinho,
    Mara

    ResponderEliminar
  9. Aí está um tema com que poucos se preocupam, e a
    nível mundial, pode ser uma grande CRISE...
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. OLINDA


    VERDES SÃO OS CAMPOS...LINDO RECORDAR

    um beijinho para ti


    PRADO VERDE


    Como o prado é verde...
    Verde com salpicos aqui e ali...

    Mas o todo é sempre verde...
    E o olhar corre toda a extensão...
    E fico a ver o verde o tal verde...
    Que nos dá liberdade...
    Que nos mostra esperança...
    Que nos deixa que o infinito seja verde
    E deixa que os olhos continuem...
    A olhar e continuem a amar!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  11. Olinda, fico pensando algo...
    Se aí na Europa, os povos são mais concientes e a educação é elevada, fico imaginando aqui no Brasil, onde nem se compara, pois ainda o índice de analfabetismo é alto, cultura a desejar, e educação nem se fala!
    Por que digo isso? Porque era de se imaginar que povos mais concientes e cultos, deveriam ter em mente que a água é um bem da humanidade, e que esta deveria ser tratada com muito zelo, e... AMOR!!
    Agora aqui minha querida... é triste!
    Veja o caso do rio Tietê em São Paulo, a baía da Guanabara no Rio de Janeiro... vedadeiros esgotos a céu aberto!!!
    Agora, o Tâmisa, o Tejo, o Danúbio... Será que estão piores do que os daqui? Ainda resta-nos o rio Amazonas, o Araguaia, o Paraná... Não sabemos até quando.
    Texto cristalino, puro, necessário e bem vindo.
    Um abraço, minha estima.

    ResponderEliminar
  12. Olá amiga Olinda!
    Gostei deste tema! É muito importante que todos nos debrucemos sobre este assunto que é a água, um bém precioso e mais valioso que tudo!
    Bem pensado, gostei!

    Um beijo grande e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  13. Olá, Isabel

    Sábio comentário que vai de encontro àquilo que eu também penso.

    Obrigada pela visita.

    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  14. É verdade, José, nunca é demais parar um pouco, pensar (e agir) sobre este que nos interessa a todos.

    Boa Páscoa também para si.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Amigo Antônio

    O seu comentário foca realmente a enorme disparidade que há em relação ao que se considera cultura e o que na vida quotidiana é preciso fazer no sentido de preservarmos o nosso meio ambiente.
    A menção desses grandes rios mostra como o Brasil é imenso e lindo. O Amazonas remete-nos sempre para a Amazónia, esse pulmão do mundo, que tantos não se coíbem de devastar...

    Um grande abraço.

    Olinda

    ResponderEliminar
  16. Lili

    Adorei que tenhas trazido para aqui o teu último post, o teu Prado Verde.Lindos versos!

    Beijinhos e uma Boa Páscoa.

    Olinda

    ResponderEliminar
  17. Andrarte

    Tem muita razão.É mesmo um problema a nível mundial. Que isto sirva, ao menos, para que ele tenha uma maior visibilidade.

    Um abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  18. Querida Mara

    Sábio Thomas Fuller!E quanta razão!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar