sexta-feira, 29 de abril de 2011

ABRIL, COISAS MIL


este é o abril do nosso descontentamento, abril do imi, do irs, da troika, do adamastor finlandês, mas também é o abril do cheirinho a alecrim do chico buarque, da nossa festa pá, de outros cheirinhos a primavera, deste sol  radioso quando não se esconde, como hoje, dum lindo poema dedicado à terra-mãe que eu vi claramente visto no blog www.avançando.blogspot.com, do computador que às vezes encrava e deste meu joelho lesionado que tenho aqui estendido à força de gelo.

por tudo isto e muito mais, eis um poema de valter hugo mãe que nele celebra o outono, mas não faz mal, outono é quando um homem quiser, (desculpe Ary, esta heresia) também ainda não é de tarde, mas sabemos que tudo é muito relativo, dependendo do estado de espírito de cada um:

estou escondido na cor amarga do
fim da tarde. sou castanho e verde no
campo onde um pássaro
caiu.sinto a terra e o orgulho
por ter enlouquecido.produzo o corpo
por dentro e sou igual ao que
vejo.suspiro e levanto vento nas
folhas e frio e eco. peço às nuvens
para crescer.passe o sol por cima
dos meus olhos no momento em que o
outono segue à roda do meu tronco e, assim
que me sinta queimado, leve-me o 
sol as cores e reste apenas o odor
intenso e o suave jeito dos ninhos ao
relento.

in:estou escondido na cor amarga 
do fim da tarde
valter hugo mãe

14 comentários:

  1. Não encontrei o Blog a que se refere no texto...
    Abril continua cheio de acontecimentos todos os
    anos...;mas maus acontecimentos...
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Que grande honra minha amiga Olinda!
    ;)
    Pois este Abril, está a ser o de "águas mil", mas ainda assim, um Abril que, mais doque nunca merece ser festejado em tudo o que de mais essencial ele representa!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Tente deste modo, Andrade; http://avancando.blogspot.com/
    ;)
    Estou certo que o autor terá todo o gosto em receber a sua visita.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Amiga o outono melancolicamente retratado neste excelente poema. Tal como a vida o Outono pode ter dias de tristeza e nostálgia e dias de cor e alegria.
    As melhoras do seu joelho.
    Tenha um bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga vim desejar a você maravilhoso final de semana....beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Andrarte

    Como vê, o segredo do acesso ao blog estava no pormenor do 'http://' ou então mais rápido ainda, clique em "Bartolomeu" e depois é só 'avançar'. Abril está uma caixinha de surpresas, é verdade...

    Abraço e bom fim de semana.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Amigo Bartolomeu

    Tem razão, valorizar o que de bom este Abril nos tem trazido ainda é o melhor.

    E a honra é toda minha. :)

    Abraço.

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Querida Maria

    O Outono tem estas duas facetas, e a verdade é que gosto de meias estações, nem frio nem calor.

    Obrigada, o joelho já vai melhorando.

    Um bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Olá, Maria Selma

    Obrigada pela visita e também um bom fim de semana, com tudo de bom. Aí é que é mesmo Outono, não é?

    Beijo.

    Olinda

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Olinda, é muito bom estarmos em sintonia com outras almas.
    Nap importa se é Outono, o importante é estarmos com o coraçao aberto para recebermos esse amor que vem de nossos amigos, de Portugal, do Brasil ou de outros rincoes.
    Entao, deixo um abraço afetuoso, um beijo deste lado do Oceano.

    ResponderEliminar
  12. OI Olinda!
    Realmente sempre se ouviu "Abril .águas mil"!
    Mas como o mundo é composto de mudança, já tivemos coisas boas, dias quentes , pararam as tosses, as asmas , as bronquites, já vestimos roupinhas de "verão"...vamos andando à feição de cada dia...o que é preciso é que estejamos cá para ver!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  13. Sim,Vozes,de coração aberto e mente receptiva a tudo o que vier por bem, não é? Mesmo o que não for bem assim, também cá estaremos para procurar o lado bom e positivo...

    Aquele abraço daqui deste lado.

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Querida Hermínia

    Pois,'Abril,águas mil' não me pareceu que tivesse chovido muito...mas no penúltimo dia do mês foi uma saraivada de granizo na Zona da Grande Lisboa que parecia que estávamos noutro lugar.Também as alergias e outras que tais não se fizeram rogar e já tenho a minha dose.O que não quer dizer que já estou imune a isso...vai e volta e o que interessa mesmo é aguentarmos a pé firme... :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar