Indo do aeroporto parece que estamos numa cidade europeia como outra qualquer. Mas avançando, os prédios em tom ocre e com uma arquitectura bem definida começa a mostrar que estamos numa cidade com a sua personalidade própria.
O rio Tibre, que a atravessa, em certos pontos não é largo e ouve-se a água a correr, talvez um ressalto, um pouco mais atrás, deixou-me extasiada. Fiquei com vontade de lá voltar só para ouvir esse canto. Um pouco ao longe vemos o Castelo de Sant'Ângelo. Tivemos oportunidade de lá ir.
Como chegámos de manhã, deixámos a bagagem no hotel e seguimos a pé à descoberta, enveredámos pela Via Panisperna, rua longa, tivemos de dar à perna, passe a expressão, onde descobrimos um Café de Bairro, muito acolhedor. Estávamos já com vontade de beber um café e foi o que pedimos, acompanhado com uns salgadinhos jeitosos. Parece serem comuns na cidade, porquanto depois vimos também noutros sítios.
Foi uma viagem de raparigas, isto é, eu e a minha filha é que fomos nessa aventura. Os elementos masculinos ficaram em casa a tomar conta do pequenino. E ela disse-me: Mãe, importas-te que eu peça sempre carbonara e tu pedes o que tu quiseres. O que ela gosta de pasta. Em outras palavras, andámos à procura da carbonara ideal, entre outras coisas.
Ela levava uma lista de restaurantes com as melhores classificações em termos de comentários. Portanto, não andámos à deriva. Também em relação a monumentos e locais de interesse, tudo previsto, o que facilitou bastante, tendo em conta os poucos dias que tínhamos. E o google maps foi de grande ajuda.
Vimos os monumentos todos que fazem de Roma caput mundi, nos tempos da romanização era ali que tudo se passava. Mas essencialmente fizemos dela, e é, um destino gastronómico. A primeira refeição foi num restaurante depois da ponte da foto, que atravessa o Tibre. Não gostei especialmente da pizza. Já comi melhores ou então por cá fazem-se com mais ingredientes.
Mas a foto que se segue foi a primeira carbonara. Depois foi um nunca acabar de experiências gastronómicas, que, como é óbvio, não cabem aqui. Estivemos em filas enormes, uma loucura.
Para não fazer deste post algo muito extenso vou mostrar alguns dos pratos que provámos. Houve até um em que senhoras estavam numa mesa a enrolar a massa, para turista ver. Chocou-me um pouco.
Chovia uma chuvinha irritante, andámos a pé, de táxi, de uber, de autocarro, não deixámos nada ao acaso, procurando aproveitar os poucos dias que tínhamos destinado para esta escapadinha.
Aprendi uma coisa interessante: que ter prioridade para entrar nos aviões (por ex: Ryanair) não é a idade, a gravidez, ser pessoa deficiente, mas sim ter comprado bagagem. Vivendo e aprendendo.
Só agora tive disponibilidade mental para fazer esta publicação, embora esta viagem tenha acontecido nos primeiros dias de Novembro de 2023.
Tenham dias felizes.
Abraço.
Olinda
====
Fotos da filha
Antes tarde do que nunca!
ResponderEliminarMesmo passado tanto tempo, faz bem passear contigo e tua filha por ROMA linda! Adoro!
E a escolha da carbonara é muito boa!
Adorei as fotos e descrição da viagem!
beijos,tudo de bom,chica
Minha querida amiga Olinda,
ResponderEliminarQuem nunca ouviu o ditado: "Quem tem boca vai a Roma" - e eu já expliquei a origem desta expressão no ®DOUG BLOG.
https://blog-dougblog.blogspot.com/2020/06/ate-tu-brutus.html
Foi bom rever Roma contigo aqui no teu "blog", esta cidade que eu tanto aprecio visitar e degustar sua gastronomia.
Abraços e que os dias sigam tranquilos para ti!!!
Olá, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarPercebi o quão elegante s amiga estavs...
Pratos e sobremesa maravilhosa a meu gosto.
A questão da "preferência " ao embarque é de "QP"... mesmo.
Gostei do seu ânimo e da filha viajarem sozinhas e os "meninos" colaborarem.
Amiga, esteja cada vez melhor.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos
Uma viagem dos sonhos e atentadas por uma vasta gastronomia de que falam tanto de Roma. Sou um dos apaixonados por massa.
ResponderEliminarQue bom esta postagem para nos fazer conhecer um pouco deste cantinho onde mundo se fez nascer.
Abraços e que a semana seja leve e alegre Olinda.
Olá, amiga Olinda
ResponderEliminarCrónica magnífica desta sua viagem a Roma. Onde nos revela as belezas e encantos naturais desta bela cidade eterna e a sua gastronomia típicamente italiana.
Não conheço Roma. Nunca fui à Itália. Fiquei com vontade de um dia visitar esta fantástica cidade.
Excelente partilha, amiga Olinda. Gostei muito.
Continuação de boa semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos!
Mário Margaride
Tudo de bom. Maravilhosa crônica de uma bela viagem.
ResponderEliminarUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Minha querida. Maravilhoso . Saio sempre mais rica. Um beijinho
ResponderEliminarSe tem uma cidade europeia que eu gostaria de visitar é Roma. Em suas estradas a história do mundo antigo ainda se revela. E já andou por cá abaixo do Equador? Já conhece o Rio de Janeiro ou gostaria de conhecer?
ResponderEliminarSim, Eduardo. Já fui além do Equador.
EliminarTambém gostaria muito de um dia visitar a
"cidade maravilhosa".
Abraço.
Gracias Olinda por compartir experiencia y fotos de ese extraordinario viaje
ResponderEliminarUn abrazo
Olá, amiga Olinda
ResponderEliminarPassando por aqui, revendo e relendo esta magnífica crónica que muito gostei, e para desejar um feliz fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
What a delightful recounting of your trip to Rome! Your vivid descriptions really bring the city to life, from the charming architecture to the sounds of the Tiber River. It sounds like a wonderful adventure for you and your daughter, especially with her carbonara quest—what a fun way to experience the local cuisine! I love how you combined sightseeing with culinary exploration, even if the pizza didn't quite meet your expectations. It’s always interesting to learn little tidbits, like the boarding priority with Ryanair; those travel lessons add to the experience. Thank you for sharing this lovely glimpse into your trip!
ResponderEliminarWishing you happy days as well!
Read my new blog post. Wishing you a happy weekend.
Olinda, foram certamente uns dias bem preenchidos em Roma, também já lá estive à vários anos atrás e relembrei-me da minha viagem ao ver as suas fotos.
ResponderEliminarQuando temos pouco tempo, o importante é mesmo como vocês fizeram, ir com um programa do que ver e onde comer já definido. O Google maps ajuda imenso nas deslocações de um local para o outro.
As fotos estão fantásticas 👍 e quanto às comidas eram certamente uma delicia 😋
Beijinhos