quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Incêndios

 Portugal está a arder. Embora todos os anos a sanha incendiária aconteça, tendo nós a ilha da Madeira não há muito tempo sob chamas, estamos sempre com receio que se repita a tragédia de 2017. Os nossos corações confrangem-se perante esse espectáculo dantesco. Há vítimas a lamentar, entre bombeiros e civis. Estradas cortadas, ainda bem. Essa parte foi aprendida para que não aconteça o mesmo de há sete anos, com os carros enfeixados uns nos outros naquela que ficou conhecida como a estrada da morte. Fumo preto, céus cinzentos e escuros, cores laranja, que metem medo a quem vê de longe. 

Os que lá estão que Deus os ajude. 

7 comentários:

  1. Deus ajude a todos! Aqui o Brasil também arde, impressionante! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de Paz querida amiga Olinda!
    Estamos ambos países irmãos com incêndios criminosos que acabam com a vegetação e com a possibilidade de vida de muitos. Já bquase atingem as casas próximas. Uma barbaridade.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quem ateia fogos com maldade são verdadeiros assassinos.
    .
    Saudações amigas. Um dia feliz.
    .
    Poema: “” Amor, já não sei o que te dizer ““
    .

    ResponderEliminar
  4. Pouco ou nada se aprendeu com a tragédia de 2017. Continuamos com os mesmos erros, quer na prevenção, quer na organização por parte da proteção civil. Cada um quer ter o seu quintal, o seu comando, e os bombeiros andam às aranhas sem saber o que fazer. Como é evidente pelas reportagens televisivas.
    Há que ter mão firme, quando se constata que há mão criminosa. Quem está por trás destas ignições a meio da noite? Quando de repente um foco de incêndio aparece do nada! Há muitos interesses no meio disto tudo, tirando aqueles aqueles pirómanos paranoicos. Que sejam punidos estes criminosos com penas pesadas.
    Esperemos que, com a chuva anunciada a partir de amanhã as coisas mudem...

    Beijinhos, amiga Olinda.
    Continuação de boa semana.

    Mário Margaride

    ResponderEliminar
  5. " Há qualquer coisa de mágico em nós " e, se pensarmos nas crianças, então a magia é enorme e sempre nos deliciamos com ela; são " peritas " em arranjar estratégias para as suas asneirinhas, achando que conseguem ludibriar os mais velhos; no caso do teu " quintanista " , desta vez não ocorreu lá muito bem, mas é provável que tente de novo....esperemos pelo próximo capítulo....
    Costumo dizer que tenho fé no ser humano, porque, nas sua maioria, ele é bom e há, de facto, muita magia em cada um de nós e também na vida por mais injusta que ela seja para muitos. Mas, quando vejo estes terríveis incêndios criminosos, as guerras e tantas outras inexplicáveis insanidades, tenho de admitir que, quando o seu lado mau vem ao de cima, ele se torna o mais terrível ser vivo. E aqui, querida Olinda, quero referir o livro de Leandro Karnal, intitulado A coragem da esperança. Todos os que sofrem com estes terríveis incêndios, os inocentes que morrem nas guerras, as crianças que passam fome, são abusadas e abandonadas em lixeiras, têm que ser muitíssimo corajosos para terem esperança de um dia tudo mudar. E nós, querida Amiga ? Precisamos de coragem para continuar a ter esperança num mundo melhor. Nem Deus parece conseguir proteger tantos e tantos sofredores.
    Obrigada pelas reflexões que nos levas a fazer, com as tuas publicações é desculpa a minha ausência . Sabes que nunca és esquecida...
    Beijinhos e saúde para todos.
    Emilia 🌻 🌻

    ResponderEliminar
  6. Muito triste estes incêndios, Olinda
    Que esta tragédia em breve tenha um fim
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  7. Preocupante e lamentável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar