Afonso Henriques terá tido a visão do Anjo, São Miguel Arcanjo, na Batalha de Ourique, dando-lhe forças para vencer cinco reis mouros. E, como sabemos, depois disso optara pela autoproclamação como Rei de Portugal. D. Manuel I, que tinha razões mais do que suficientes para dar graças ao Altíssimo pelo sucesso das descobertas, fizera as suas diligências para a instituição da festa do "Anjo Custódio do Reino", tendo Leão X autorizado a sua realização no terceiro domingo de Julho.
Consta que esta devoção terá, quase, desaparecido depois do Sec. XVII, surgindo em 1952 no calendário litúrgico português para a comemoração do Dia de Portugal, no dia 10 de Junho, data da morte de Luís Vaz de Camões.
Consta que esta devoção terá, quase, desaparecido depois do Sec. XVII, surgindo em 1952 no calendário litúrgico português para a comemoração do Dia de Portugal, no dia 10 de Junho, data da morte de Luís Vaz de Camões.
Mas, também, ele aparece aos pastorinhos de Fátima, segundo as Memórias de Lúcia, convidando-os à oração e afirmando ser o Anjo de Portugal.
Interessante a força das lendas e dos mitos na crença popular, criando heróis e protectores que dão voz aos nossos anseios e aparecem nos momentos críticos. Qual será a representação actual desse Anjo? A par dessa força espiritual existe outra, a da unidade nacional que os republicanos, nomeadamente, através de Teófilo Braga, souberam ver em Camões quando em 1880 é proposta a comemoração do tricentenário da sua morte.
De lá para cá, outras ideologias foram se apropriando dessa ideia, sendo de referir a do Estado Novo que lhe deu este nome: Dia da Raça. Nestes tempos da democracia conquistada em Abril de 1974, a festa do dia 10 de Junho intitula-se, desde 1978, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Tanto, num só dia! Mas, tudo bem, tudo isso, e muito mais, é Portugal. Logo, poderíamos concluir que 10 de Junho é, tão-só, Dia de Portugal.
Os
portugueses que vivem no estrangeiro são tão portugueses como os que vivem em
Portugal, e se for eleito Presidente quero comemorar um 10 de Junho junto
deles, no estrangeiro, para lhes prestar uma merecida homenagem”, disse Marcelo
Rebelo de Sousa ao Expresso a 28 de novembro de 2015
Então, sendo 10 de Junho também dia do Anjo, onde ficaram os festejos destinados à sua figura de "Anjo Custódio do Reino"? Tudo bem, não estamos na Idade Média em que o sagrado e o profano andavam de mãos dadas: à présent, somos um Estado laico, com a devida separação dos poderes temporal e espiritual, ou seja, cada festividade no seu lugar.
Mas, o povo é que sabe destas coisas. Não tarda nada e começaremos a ver uma versão actualizada desse Anjo no nosso horizonte, imaginário ou não, qui nous prend sous ses ailes.
E bem precisados que estamos.
====
Algumas Referências: aqui, aqui,aqui
Última imagem e citação:aqui
Vide: III Centenário da morte
de Camões (1880)
Olinda,
ResponderEliminarDesde que funcione - e todos nós sabemos que, quem governa, precisa, desesperadamente, de motivar os governados - qualquer invocação é boa em prol da esperança.
Um bom domingo :)
Excelente edição!
ResponderEliminarBem precisados estamos...também de quem nos recorde algumas esquinas da memória. Grata.
Beijinho
O tempo tem estado bom e agora, com as festas populares, é uma boa ideia sentarmo-nos à beira rio ou no banco de jardim e comtemplar as belezas que nos são oferecidas a cada dia Aqui em Famalicão estamos há uma semana com festas de sto. António e hoje é dia de marchas; estão precisamente a passar agora aqui na minha rua; parece que são rez e por isso teremos festa até tarde; amanhã é feriado e dia dedicado ao Santo, com missa, procissão e fogos à noite. Nao conhecia estes factos que aqui nos contas e não me espantaria nada se comecassem a festejar o dia deste Anjo.A ver vamos. Gostei da atitude do nosso presidente, decidindo ir a França festejar o dia de Portuga, pois os emigrantes realmente amam a sua pátria, principalmente aqueles que há decadas foram para lá. Gostei também que tivesse condecorado as pessoas que ajudaram outras no ataque terrorista; chega de condecoração a pessoas ilustres ; está na hora de darmos valor a tantos" heróis anónimos que temos por esse mundo afora. Amiga, obrigada por tudo o que me deste a conhecer aqui e espero que já estejas completamente recuperada, um beijinho
ResponderEliminarEmilia
O anjo de Portugal. Já um ano falei dele no 10 de Junho. O Bord'Água, assinala 10 de Junho, dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal.
ResponderEliminarAbraço
Confesso que nunca tinha ouvido falar deste anjo,
ResponderEliminarpelo que, para mim, foi uma excelente aprendizagem,
num texto de qualidade esmerada.
Beijinhos, Olinda.
~~~~~~~~~~~~~
Muito interessante esta informação. Desconhecia a existência do Santo Anjo da Guarda de Portugal.
ResponderEliminarVivendo e aprendendo :)
Um beijinho :)
Lá está, somos um Estado laico, mas esta era uma tradição que não faria mal nenhum manter (ao contrário de outras...).
ResponderEliminarBeijinhos :)
Há pássaros assim
ResponderEliminarde ramo em ramo
parecem pardais
Portugal é tão só Portugal, o País e as suas gentes.
ResponderEliminarQuando se pretende laicidade política porque ela convém, tudo vai bem; quando os "interesses" do Povo são desprezados e afastados das ribaltas porque não "rendem" votos, tudo se deixa cair.
Assim é Portugal no seu melhor ou pior.
O Povo? A quem (e quando) interessa?
Beijo
SOL
Desconhecia esse anjo protector, tem feito um trabalho fraquito. Quem sabe precisa de ajuda? É tarefa demasiado hercúlea para um anjo só.
ResponderEliminarBeijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo
P.S. Também tenho sobrinhos da idade do seu, conheço bem as respostas monossilábicas!
Realmente, bem precisamos de um anjo protector e orientador!
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Olinda
ResponderEliminarGosto imenso de lendas e já publiquei algumas (bastantes) no meu blog "Histórias de Encantar" - mais vocacionado para esses temas.
Uns anos anos de o meu marido falecer fui visitar o local onde "supostamente" apareceu o Anjo de Fátima - exactamente esse (local) da foto que publicas, e que se chama "LOCA DO ANJO". A povoação, nos arredores de Fátima, chama-se Valinhos. Sabes? Não sou muito de me deixar influenciar... mas aquele lugar tem qualquer coisa... Ou então foi do calor, que no dia em que lá estive era insuportável. Mas tirei fotos lindíssimas. Também há lá um Santuário, dedicado ao Anjo, muito lindo.
Gostei muito desta tua postagem (na verdade gosto de todas...)
Concordo inteiramente com a tua última frase - se precisamos!!!
Votos de uma semana muito feliz.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Todos precisamos de um anjo protetor.
ResponderEliminarMinha amiga venho especialmente agradecer as palavras que deixou pelo aniversário do meu genro. Ele tem estado com os parametros de sangue dentro do normal, mas a minha preocupação aumentou este mês, substâncialmente, pois eles ( o Fábio, a minha filha e a Leonor) vão para Macau trabalhar durante 2 anos.
Só posso pedir a Deus que os proteja, lá não dá para eu poder ajudar...
Beijinhos
Maria
Oi Olinda!
ResponderEliminarTudo bem?
Te confesso que eu também não conhecia essa lenda. Quanto mais proteção melhor né. Bonita essa imagem do anjinho. Gostei da postagem.
Um forte abraço e otina semana Olinda.