Dois elementos fundamentais para um dia de sucesso, dizem-nos. É ponto assente que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Nesta linha, a revista Maxi desta semana dá-nos algumas dicas:
Les starters du matin
On dit que le petit-déjeuner est le repas le plus important de la journée.
Il permet de commencer et de faire le plein d'énergie. Mais que manger pour ne manquer rien?
Mode d'emploi : une boisson chaude pour hydrater, des tartines avec du pain au levain (c'est mieux que le pain blanc), un laitage ou du jambon ou un oeuf apportant les protéines, un fruit frais (pas de jus industriel trop vite assimilé) pour les vitamines et les fibres, des amandes ou des noix pour les lipides.
Confesso que a minha noite não foi famosa. Nadinha mesmo. Não tinha perguntas urgentes a colocar ao travesseiro, apenas divagações. Assim, dormi mal porque sim. Para me compensar levantei-me e fui caminhar. Com a mudança da hora o dia nasce claro, para mais tendo a nosso favor este maravilhoso Verão de São Martinho antecipado. Depois da rotina matinal, fui à cozinha proceder a um inventário sobre o que teria para um pequeno-almoço mais ou menos saudável. Encontrei algumas coisas. Optei por comer metade de uma papaia pequena, uma fatia de pão de Mafra barrada com queijo fundido (marca branca), uma chávena de café com leite, um pouco de mel. Tenho tido nozes em casa, mas hoje já não havia...
Ontem foi o dia dedicado à prevenção do acidente vascular cerebral, AVC. Um dia que deveria ser todos os dias do ano. Um dia em que devia ter medido a tensão e não o fiz. Não me lembrei. Ouvi um médico no programa da manhã da RTP a falar dos riscos associados à tensão arterial alta. Obesidade, diabetes, problemas cardíacos... Em relação às arritmias, ele falou na necessidade de procurarmos ser felizes para que esse problema se minimize. E gostei. Gostei dessa perspectiva.
Parafraseando Raúl Solnado, diria:
Façamos os possíveis por ser felizes.
Desejo a todos uma excelente quinta-feira. :)
Façamos os possíveis por ser felizes.
Desejo a todos uma excelente quinta-feira. :)
Sim, o pequeno-almoço é a refeição mais importante e eu adoro , quando estou em viagem, levanta-me, tomar banho e chegar, toda fresca e airosa, à sala de refeições e deparar-me com um saboroso e lauto buffet ::::
ResponderEliminarQuerida Olinda, grato abraço e bom resto de semana :)
Minha avó sempre dizia. "Pequeno almoço de rei, almoço de príncipe, e jantar de pobre. Pena que eu só conheça o último"
ResponderEliminarCoitada naqueles tempos às vezes nem de pobre.
Eu como muito pouco a todas as refeições. E segundo a nutricionista sem erros. Mas emagrecer é que não consigo.
E também não medi a tensão ontem. Nem o maridão. A nossa médica diz que a menos que nos estejamos a sentir mal, não necessitamos medir mais do que uma vez por semana. Ambos somos hipertensos mas ambos fazemos medicação e as consultas regulares de hipertensos.
Obrigada amiga. Desejo-lhe igualmente um excelente dia.
De facto o pequeno-almoço é importantíssimo. Eu tinha o péssimo mau hábito de comer quase nada no café da manhã. Mas aos poucos vou mudando os meus maus hábitos em relação ao pequeno-almoço. Pela minha saúde e bem-estar.
ResponderEliminarAtualmente já como meia papaia (adoro), uma fatia de bolo e um copo de café com leite. Nada mal. Mas ainda tenho que melhorar mais. Eu sei.
Bjs
Isabel Gomes
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com
Isso é muito bom quando acordamos dispostos e sem problema ao dormir a noite anterior.
ResponderEliminarGostei do garimpar o que haveria para o almoço. É o que sempre faço todas as manhãs.
E a prevenção contra os problemas do AVC e pressão alta está valendo o ano inteiro.
Abraço
Querida amiga
ResponderEliminarFazer o possível para ser feliz...
Penso que devemos acrescentar
vida aos nossos dias.
Amar melhor...
Sonhar mais...
Resgatar a ousadia de ter esperança...
Viver assim,
é e sempre será,
não morrer...
_________________________
Fotografe a alegria
e a revele
na máquina digital do seu coração...
Olá Olinda,
ResponderEliminarEspero que o sono já esteja em dia e que chegue quando é hora dele. E espero que esteja feliz e tranquila para não ter arritmias ou outras coisas maçadoras.
No outro dia pediu-me um cheirinho do meu pedacinho de campo e eu, aluada, fui encaixando outros assuntos e deixando o meu heaven para trás. Mas não podia deixar de aceder a um pedido que me dá prazer.
Por isso, já lá está, especialmente para si:
http://umjeitomanso.blogspot.pt/2014/11/in-heaven-com-cogumelos-que-despontam.html
Um abraço, Olinda.
Cara UJM
EliminarFiquei emocionada com o seu post, maravilhada com as suas palavras e a vida que desponta a cada instante no seu Heaven.
Muito obrigada.
Beijinhos
Olinda
Olinda, como gostei de a ler! Eu, invariavelmente, tomo café com pouco leite e como pão com manteiga ou bolo caseiro (este só uma ou duas vezes por semana). Sou muito pouco ajuizada, tenho de me esforçar muito mais...
ResponderEliminarBeijinhos, bom sábado (e durma melhor hoje!) :)
Também me fico por um pequeno-almoço convencional: café com leite e pão com manteiga, compota e mel. Mas dou sempre um passeio antes, a minha cadelita assim o exige. E acho que me faz muito bem ;)
ResponderEliminarPor vezes também durmo mal. Antigamente, preocupava-me muito com isso (e com as arritimias, aliás), mas estou a "procurar ser feliz e a minimizar esses problemas" ;)
Continuação de bom sábado!
Querida Olinda
ResponderEliminarEu sei! sim, eu sei que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia - se tanta gente o diz deve ser verdade... :) Mas eu não consigo comer NADA para além de um prato de cereais, regados com leite magro com café. Nem que esteja no hotel mais luxuoso do mundo, com todos aqueles manjares que deliciam a nossa vista - a mim só deliciam a vista, o paladar fica de fora...
Caminhada faço diariamente (salvo raras excepções) entre 6 e 7 quilómetros, mas só depois de tomar o pequeno almoço. É frugal :) mas não consigo sair de casa sem ele, seja a que horas for.
Só meço a tensão de vez em quando, mas é sempre mais baixa que alta - a máxima não ultrapassa os 12, e a maioria das vezes anda pelos 10, e às vezes 9,5. Sabes quando a meço? Quando tenho tonturas, que pode ser sintoma de tensão muito baixa.
Depois de tanta informação a meu respeito :) resta-me desejar-te um óptimo Domingo.
Beijinhos
Mariazita
Obrigada p.p. na «CASA»
O bem estar é a melhor companhia para dias e noites. Os médicos nos orientam e nem sempre seguimos seus conselhos. A felicidade é poderoso remédio para todos os males. Sou meio desligada, como apressadamente e tenho vida sedentária. Urge que modifique meus hábitos. Bjs.
ResponderEliminarMerci ma chère!
ResponderEliminarFaço o que posso...mas sem um pequeno almoço em condições não sobrevivo (afinal vou trabalhando e sorrindo...numa espécie de caos, rsrs).
Bj
~
ResponderEliminar~ ~ ~ Eu já tive pseudo-hipertensão...
~ Provocada pelo exagero dos avisos de perigo que me deixavam assustada.e ansiosa.
~ O que eu tinha era uma leve subida de tensão...
~ Tirei o sal, passei a tomar tisanas diuréticas e a fazer exercício físico, mas só a consegui equilibrar quando me deixei de preocupar. Então, pude deixar de tomar medicamentos.
~ ~ ~ Mas as boas regras alimentares indicadas são fundamentais: vegetais ao jantar tornam o sangue básico o que é muito salutar.
~ ~ ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~ ~ ~
Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são
ResponderEliminarverdadeiramente infinitos.
(Madre Tereza de Calcutá)
Um abençoado inicio de mês!!!!
Beijos Marie.
Dormir bem é importante.
ResponderEliminarTal como um bom pequeno almoço.
E muitas mais coisas.
Mas ser feliz é a melhor de todas as coisas.
Bom domingo e boa semana, querida amiga Olinda.
Beijo.
Oi oli, vença os problemas com um sorriso no rosto <3
ResponderEliminarOli me visite tbm
Gilvaniaevans.com
Assim continuarei fazendo......
ResponderEliminarDe Raúl Solnado: Façam o favor de ser felizes.
Bom Domingo
Abraço
Por vezes há noites assim e dias sem explicação...só porque sim.
ResponderEliminarUma bela semana para ti!
Beijinhos
Adorei toda a prosa descritiva dum menos bom dormir, deficiente pequeno almoço e elaborado caminhar. Na volta, acredito, o tal pequeno almoço deve ter-se tornado, realmente, pequeno para as necessidades e o dia uma boa preparação para te entenderes com o travesseiro, mesmo... sem diálogos.
ResponderEliminarO meu Amigo tinha razão no que dizia.
Gostei.
Beijos
SOL
Tomo sempre o pequeno-almoço pouco depois de acordar, mas vario pouco, devia esforçar-me bem mais!
ResponderEliminarBeijinhos e bom repouso!