Dante Alighieri, na sua peregrinação espiritual, acompanhado de Virgílio, teve como primeira etapa a descida ao Inferno composto por nove círculos, onde passou três dias, tomando contacto com toda a espécie de horrores. À medida que ia ultrapassando cada círculo as coisas pioravam. A segunda etapa foi o Purgatório, também com nove níveis, mas já um lugar cálido e luminoso. Como dádiva maior, agora acompanhado da sua Beatriz, alcançaria o Paraíso terreno culminando num estado flutuante, fora do tempo e do espaço, em que é levado à presença de Deus. Quanto a nós, por cá, vamos caminhando cada dia que passa e a passos largos para uma descida ao Hades, cujos contornos não se adivinham ainda. Por enquanto, estamos como que sentados a assistir a um espectáculo, não diria dantesco porque é forte demais, mas de negociações e contra-negociações. Mas continuamos com a nossa vidinha, como num Limbo, até com casamentos de Santo António no horizonte, à espera do acordar e com o nosso destino em mãos alheias. Por esse andar dirão lá fora, aqueles de quem dependemos, que só queremos festas e futebol. Isto não tem nada de mal, mas eles não o sabem, não nos compreendem. A culpa, ao fim e ao cabo, é deles…
Dante Alighieri:
A Divina Comédia
....é....mas os Islandeses é que nos topam...
ResponderEliminarBeijo
Razão, tinham-na Salazar, Marcelo Caetano e Franco Nogueira, quando se oposeram à entrada do nosso país para esse mercado comum a que chamavam CEE.
ResponderEliminarAfinal de contas, já pertenciamos a uma EFTA que nos permitia usufruir de um espaço de livre comercio com países detentores de fortes economias, que nos compravam tudo e mais alguma coisa, porque carga de água haveríamos de ter interesse em fazer parte de uma confederação de estados que mais tarde ou mais cedo nos iría roubar a génese. Mas pronto, tinha de vir um João Salgueiro com conversinhas da tanga eporque rebéubéu pardais ao ninho, porque se não fizermos parte integrante da europa, vamos ser os desgraçadinhos, e mais não sei o quê. E prontos, atá-mo-nos de pés e mãos.
Agora bem podemos cantar com a Maria Bethânia; pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue...
;)
http://www.youtube.com/watch?v=XnVZjvKmvDI
Minha Querida
ResponderEliminarTens razão ao Inferno já nós descemos...se temos direito ao Paraíso, já é mais complicado fazer qualquer vaticínio!!!
A nossa maneira de ser e de viver a vida, pode mostrar para o exterior uma certa irresponsabilidade: " Então, eles estão pobres e cantam e dançam"??Estou convencida que seria má táctica mostrar tristeza e luto!
Há uma coisa que não se vende: é a nossa alma portuguesa!
Beijos
Graça
Diz que a descer todos ajudam..
ResponderEliminarAbraço
olinda
ResponderEliminarObrigada por entenderes a minha mensagem
um beijo
Olá, Andrarte
ResponderEliminarJogador de fora, já se sabe...
:)
Olá, Bartolomeu
ResponderEliminarRebéubéu... :) Gostei. Adorei a referência a Maria Bethânia, quase que a oiço.Agradeço o endereço do youtube.
Abraço
Nem mais, Álvaro...
ResponderEliminarAbraço
Querida Lili.
ResponderEliminarObrigada pela visita.
Beijinhos
Querida Graça
ResponderEliminarSalve-se ao menos a alma lusa...
Beijinhos
Olinda