Sabugal é uma cidade localizada no distrito da Guarda, na região da Beira Interior, em Portugal. Faz fronteira com a Espanha e está situada a cerca de 2 horas de carro da cidade do Porto.
É para lá que vamos, meus amigos. Virtualmente, quem lá não mora. Porque é lá que existe o maior Presépio natural de Portugal que neste ano adopta o seguinte slogan: O Maior Presépio Natural… Da Tradição ao Renascer das Florestas!
Os funcionários do Município e a artista plástica Beatriz Rodrigues idealizaram e concretizaram este Presépio que se alonga por 1500 m2 pela cidade de Sabugal, entrelaçando tradição e a vontade de trazer para o presente o renascimento das florestas, o mesmo é dizer, a defesa dos espaços verdes e da natureza.
A inauguração do Presépio está marcada para o próximo dia 6 de Dezembro e fica entre nós até ao dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Inclui uma programação que vai desde pista de gelo, mercadinho de Natal, comboio turístico que percorre o Centro Histórico de Sabugal e mais actividades.
Tempo também para nos deslocarmos ao Museu de Sabugal para admirarmos a exposição permanente de cariz arqueológica e uma exposição de fotografias que nos traz à lembrança o Grande Vale do Côa, que, segundo informações que temos,
é um local único no mundo por apresentar manifestações artísticas de ar livre inseríveis em diversos momentos da Pré-História, Proto-história e da História, nomeadamente o mais importante conjunto de figurações paleolíticas de ar livre até hoje conhecido.
Fiquemos por aqui e leiamos o texto que o Município de Sabugal produziu e que fala sobre este acontecimento.
De passagem, lembremo-nos que hoje é Feriado Nacional, Dia da Restauração da Independência, alcançada no dia 1 de Dezembro de 1640. Como diz a História, um grupo de conjurados, depois dos preparativos óbvios, resolveu arrancar o seu País do jugo espanhol. Como estamos lembrados, governava Portugal a "Dinastia Filipina". Com este acto encerraram-se 60 anos desse domínio e foi aclamado D.João IV, como Rei de Portugal.
Bom.dia de Paz, querida amiga Olinda! Adoro o tempo natalino do inicio ao fim... Que tempo mágico! Por aqui, estamos já adornados desde a orla à Paróquia. Os Presépios são a beleza maior. Bonito video e obrigada por ter mostrado um belo lugar. No frio, mais elegância nos trajes e no coração a receber o Menino. Por aqui, muito calor. Que enorme Presépio! Tenha um dezembro abençoado e festivo! Beijinhos fraternos P.S. os reciclados e os ecológicos ganham força sustentável. Que maravilha!
Não fazia ideia. Vi o vídeo de 2023 e fiquei encantado com a grandeza e os pormenores do presépio. Parabéns aos sabugalenses. Boa semana e feliz mês de Dezembro minha amiga Olinda. Um abraço.
Tenho pena, mas nunca visitei este presépio do Sabugal. Deve ser lindo. E eu adoro as figuras do presépio. Aliás tudo quanto é do Natal me comove, talvez porque em criança não pude ter essa magia tão importante. Uma boa semana, minha Amiga Olinda. Um beijo.
Olá, amiga Olinda. Será por certo muito interessante visitar esta localidade e o dito presépio em causa. Estou convicto que será um excelente passeio. Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom. Beijinhos, com carinho e amizade.
Que notícia maravilhosa sobre o Sabugal! É uma excelente iniciativa que une a tradição natalícia com uma mensagem importante de sustentabilidade e defesa da natureza.
Parece um destino excelente para vivenciar o Natal e apreciar a riqueza histórica e natural da Beira Interior! Abraços!
Que maravilha Olinda, a partir do início de dezembro os presépios e as vilas de Natal de espalham por todas as partes do mundo dando uma magia especial de Natal e enchendo de alegria o coração de quem participa. Adoraria conhecer Sabugal, que clima encantador natalino paira no ar. Notícias revigorastes nos trouxe querida, muito obrigada! É desse clima festivo e repleto de amor que precisamos neste período do Advento!! Beijos e um feliz ingresso em dezembro!!
Como gosto das pequenas, porém intensas lições que ficam por aqui a cada postagem, minha amiga Olinda. Como gostaria de ir a Sabugal por tudo que você nos diz nas linhas e entrelinhas desta postagem em defesa da Natureza, sobretudo, quando o Congresso Nacional, do lado de cá, acaba de derrubar quase 60 vetos do Projeto de preservação e sustentabilidade da Amazônia, tornando nossas florestas terra de ninguém. Os presépios me fazem lembrar de minha avó e da minha mãe, das folhas de pitanga com as quais ela enfeitava a nossa casinha. E o miúdo, já bem adaptado à escola? Aproveite a semana que mal começou, Beijinhos, Olinda!
que delícia de texto! Você nos leva pela mão como quem guia amigos por uma cidade querida e a gente quase sente o friozinho da Beira Interior e o cheiro de pinho no ar.
A forma como descreve o Presépio do Sabugal é um convite aberto: tradição, arte, natureza e esse renascer das florestas que dá um brilho especial ao espírito de Natal. Dá vontade de estar lá, caminhando por entre as figuras, ouvindo o comboio turístico e sentindo a cidade pulsar cultura.
E ainda fecha com um toque histórico impecável, lembrando o feriado e a importância desse dia para Portugal.
Seu texto é um abraço informativo, carinhoso e cheio de encanto. 🙏🏻 Fernanda
Bom.dia de Paz, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarAdoro o tempo natalino do inicio ao fim...
Que tempo mágico!
Por aqui, estamos já adornados desde a orla à Paróquia.
Os Presépios são a beleza maior.
Bonito video e obrigada por ter mostrado um belo lugar.
No frio, mais elegância nos trajes e no coração a receber o Menino.
Por aqui, muito calor.
Que enorme Presépio!
Tenha um dezembro abençoado e festivo!
Beijinhos fraternos
P.S. os reciclados e os ecológicos ganham força sustentável. Que maravilha!
Não fazia ideia.
ResponderEliminarVi o vídeo de 2023 e fiquei encantado com a grandeza e os pormenores do presépio. Parabéns aos sabugalenses.
Boa semana e feliz mês de Dezembro minha amiga Olinda.
Um abraço.
Os autarcas do interior desdobram-se em projectos, para terem visitantes.
ResponderEliminarUm belo programa natalício!
Abraço
Que coisa linda!Adoro ver presépios. Quando moramos em Roma, vi todos eles.adorei! beijos feliz dezembro, chica
ResponderEliminarTenho pena, mas nunca visitei este presépio do Sabugal. Deve ser lindo. E eu adoro as figuras do presépio. Aliás tudo quanto é do Natal me comove, talvez porque em criança não pude ter essa magia tão importante.
ResponderEliminarUma boa semana, minha Amiga Olinda.
Um beijo.
Fiquei com vontade de visitar.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
E eu que nem sou de presépios...apeteceu-me ir.
ResponderEliminarOlá, amiga Olinda.
ResponderEliminarSerá por certo muito interessante visitar esta localidade e o dito presépio em causa. Estou convicto que será um excelente passeio.
Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Que lindo! Obrigada por compartilhar informações tão interessantes! Me sinto viajando rsrs. Abraços!
ResponderEliminarQue notícia maravilhosa sobre o Sabugal! É uma excelente iniciativa que une a tradição natalícia com uma mensagem importante de sustentabilidade e defesa da natureza.
ResponderEliminarParece um destino excelente para vivenciar o Natal e apreciar a riqueza histórica e natural da Beira Interior! Abraços!
Já tinha ouvido falar, é uma linda iniciativa!
ResponderEliminarbeijinho eugénia
Que maravilha Olinda, a partir do início de dezembro os presépios e as vilas de Natal de espalham por todas as partes do mundo dando uma magia especial de Natal e enchendo de alegria o coração de quem participa.
ResponderEliminarAdoraria conhecer Sabugal, que clima encantador natalino paira no ar.
Notícias revigorastes nos trouxe querida, muito obrigada!
É desse clima festivo e repleto de amor que precisamos neste período do Advento!!
Beijos e um feliz ingresso em dezembro!!
Como gosto das pequenas, porém intensas lições que ficam por aqui a cada postagem, minha amiga Olinda. Como gostaria de ir a Sabugal por tudo que você nos diz nas linhas e entrelinhas desta postagem em defesa da Natureza, sobretudo, quando o Congresso Nacional, do lado de cá, acaba de derrubar quase 60 vetos do Projeto de preservação e sustentabilidade da Amazônia, tornando nossas florestas terra de ninguém.
ResponderEliminarOs presépios me fazem lembrar de minha avó e da minha mãe, das folhas de pitanga com as quais ela enfeitava a nossa casinha.
E o miúdo, já bem adaptado à escola?
Aproveite a semana que mal começou,
Beijinhos, Olinda!
Uy que lindo. Te mando un beso.
ResponderEliminarQuerida Olinda,
ResponderEliminarque delícia de texto!
Você nos leva pela mão como quem guia amigos por uma cidade querida e a gente quase sente o friozinho da Beira Interior e o cheiro de pinho no ar.
A forma como descreve o Presépio do Sabugal é um convite aberto: tradição, arte, natureza e esse renascer das florestas que dá um brilho especial ao espírito de Natal. Dá vontade de estar lá, caminhando por entre as figuras, ouvindo o comboio turístico e sentindo a cidade pulsar cultura.
E ainda fecha com um toque histórico impecável, lembrando o feriado e a importância desse dia para Portugal.
Seu texto é um abraço informativo, carinhoso e cheio de encanto.
🙏🏻
Fernanda