A Madeira é um jardim,
seu encanto não tem fim - canta Max,
e atesta-o as suas paisagens com montanhas abruptas, vales verdejantes e floridos, o panorama do mar e das escarpas do litoral, não esquecendo a Floresta Laurissilva (comum aos arquipélagos da Macaronésia) declarada Património da Humanidade, em 1999, pela Unesco.
É um destino turístico de excelência, sendo notória a ênfase posta nas diversas actividades que servem os visitantes para além do que é considerado tradicional. Uma das festas que mais me encanta é a Festa da Flor, explosão de cores e odores celestiais.
A Madeira trabalha afincadamente para que o cerne da sua economia, o turismo, dê os frutos desejados. De há uns tempos a esta parte a atenção também se voltou para um outro tipo de turistas, os nómadas digitais. Trabalham e vivem os encantos dessa linda terra.
Floresta Laurissilva (aqui)
O Destino Madeira lançou um projecto único no mundo intitulado "Digital Nomads - Madeira Islands", visando atrair nómadas digitais profissionais do setor empresarial e empreendedores de todo o mundo para virem trabalhar a partir da Madeira, por períodos entre um a seis meses, dando a conhecer a ilha como um dos melhores locais para trabalhar remotamente, onde poderão desfrutar de uma infraestrutura criada especialmente para o efeito, desde espaços de trabalho, atividades e comunidade, num projeto piloto que tem como "palco" o município da Ponta do Sol, que reúne as condições perfeitas para nómadas que procuram o sol e um estilo de vida tranquilo rodeados de natureza e será a primeira vila nómada do mundo. Veja mais aqui
Esse nomadismo digital tem sido adoptado um pouco por todo o mundo. O progresso assim o exige, as tecnologias aí estão para dar cobertura a essa forma de teletrabalho. Onde quer que se esteja, trabalha-se e aproveita-se o melhor que cada terra tem para oferecer. O planeta é a nossa casa, li algures.
Max
Deixem passar
Esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
P'ra gentinha da madeira
Linda de Suza
Eu venho de lá tão longe
Eu venho de lá tão longe
Venho sempre à beira-mar
Venho sempre à beira-mar...
O admirável mundo novo aliado ao velho mundo das tradições, fazendo história. É o que nos dá estabilidade e sentimento de pertença.
Boa semana, meus amigos.
Abraços
=====
Veja projecto aqui
Imagens - Net
Na certa um belo programa e muito de lindo pra assistir por lá! beijos, ótimo dia! chica
ResponderEliminarA Madeira é sem dúvida uma ilha deslumbrante. Adoro.
ResponderEliminarCumprimentos poéticos
Uma publicação fantástica. Não conheço, mas gostava!:)
ResponderEliminar.
A ousadia dos sonhos...
.
Beijos, e uma boa noite! :)
Parabéns à bela ilha da Madeira!
ResponderEliminarQue bom que as festas regressem!!!!
Querida Olinda, hoje vou começar por dizer aquilo que, geralmente digo no fim; sim, é isso mesmo...sempre que visito este xaile acolhedor, saio muito enriquecida e desta vez não foi excepção. Já visitei a Madeira e fiquei fascinada com tudo o que vi, mas, olhando com atenção este post, cheguei à conclusão que muito me falta para dizer que conheço a Madeira. Não digo que voltarei lá, porque ainda há outras paragens que gostaria de visitar, por exemplo, os Açores, e portanto, por enquando, não posso repetir as viagens o " bailinho da Madeira, penso que todos conhecem, mas essa floresta Laurissilva, sinceramente, nem sabia que existia e, seguindo a tua indicação, fui pesquisar e fiquei deveras encantada, um autêntico paraiso no nosso lindo Portugal. Outra novidade foi saber do projecto do Nomadismo digital lá na Madeira; conheço dois jovens de origem portuguesa que nasceram e creceram na Africa do Sul, mas que, cansados dos problemas desse pais, resolveram vir para Portugal: estão em Portimão, mas pensam vir morar para o Porto; têm a sorte de trabalharem, remotamente para uma empresa e portanto podem viver onde melhor lhes convier; são dois irmãos e um deles resolveu escolher o Canadá, mas, depressa se arrependeu por causa do clima e, portanto vai juntar-se ao irmão. Como dizes, " o planeta é a nossa csa " e as novas tecnologias permitem que , " onde quer que se esteja, se trabalhe e aproveite o melhor que cada terra tem a oferecer" e o nosso pais tem segurança, bom clima, boa gastronomia, além de belas paisagens e tradições. Às vezes sentimos um certo complexo de inferioridade, mas, isso não passa daquela mania disparatada de dizer mal do que é
ResponderEliminarnosso ; somos pequenos em tamanho, mas temos muito a oferecer a quem nos visita. Amiga Olinda, muito obrigada pelo belo post, por tantas informações importantissimas que me deram mais conhecimentos sobre uma ilha que eu julgava conhecer; só tinha uma " idéia ", nada mais! Fica bem, Olinda, com SAÚDE para ti e para os teus. Que a semana decorra de feição, sim? Um beijinho e até...
Emilia
A Madeira é um lugar onde apetece estar e ficar. Nunca assisti à Festa da Flor que deve ser lindíssima. A flora da ilha é muito rica. Os trajes são bem coloridos. Gostei de relembrar o saudoso Max.
ResponderEliminarCuide-se bem minha Amiga Olinda.
Um beijo.
Segui o link. Parece-me uma iniciativa muito interessante.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Querida Olinda,
ResponderEliminarcomo já disse, no comentário que fiz na sua publicação anterior, aqui aprendo sempre mais e mais.
Infelizmente não conheço a Madeira, embora seja um destino que tenho agendado para breve. Ao ver as imagens magníficas, da Floresta Laurissilva, seguindo o link que indicou, fiquei extasiada.
Desconhecia também, esse projeto piloto, no município da Ponta do Sol. O que prova uma vez mais, e felizmente, a nossa grande capacidade inovadora.
Quanto ao Max, lembro-me bem dele, das suas passagens pela televisão, com o seu humor muito particular, da bem disposta "A Mula da Cooperativa " até à famosa canção " Pomba Branca".
Mias um publicação a merecer o meu aplauso!
Beijinho grato e continuação de feliz semana !
Olá, Olinda!
ResponderEliminarNinguém elogiou e enalteceu tanto as belezas da Ilha da Madeira como Max o fez. Nunca o vi actuar ao vivo, mas vi-o muitas vezes na televisão. Gosto muito de todas as suas canções, desde as mais brejeiras às mais saudosas, como a que dedicou à Ilha de Porto Santo.
Infelizmente, não conheço pessoalmente nenhuma das ilhas dos nossos arquipélagos da Madeira e Açores. Porém, enquanto há vida...
Grata pela visita ao meu humilde cantinho, Olinda.
Também pela partilha de tão interessantes informações.
Um beijinho e o meu muito obrigada.
Olinda, minha querida, a primeira foto, festa das flores, achei maravilhosa, claro, dei o zoom. Adorei, e com a construção linda no fundo ficou mais bela ainda. Essas festas populares, são feitas com o coração, com orgulho de ser portuguesa, da Ilha da Madeira. E tem mais o bailinho, muito lindo. Portugal é belíssimo, não vi quem o conhece que não queira voltar. Tem uma alegria própria, misturada com simpatia.
ResponderEliminarGostei muito da postagem, como sempre.
Uma boa continuação de semana - que está passando muito rápido.
Beijinhos!
Olá, amiga Olinda, esta sua postagem, sobre a Ilha da Madeira, fez-me lembrar de um documentário que vi há alguns anos sobre esse belíssimo lugar, que me deixou fascinado e até com vontade de morar na Ilha, em meio à alegria de seu povo alegre e cordial. Também, vi, as festas tradicionais da Ilha da Madeira, com muita música alegre, pessoas e vestimentas alegres, tudo cheio de vida. Lugar fascinante, sem dúvida.
ResponderEliminarDas fotos e vídeos gostei muito.
Uma ótima 5ª feira, com saúde e paz.
Fraterno abraço, minha amiga.
Post marcantemente belo e real da "nossa"fascinante Ilha da Madeira. Escutar Max trouxe-me a nostalgia do tempo.
ResponderEliminarAdorei e te agradeço do coração, Olinda.
Beijo
SOL da Esteva
um belo olhar sobre Madeira, Amiga Olinda...
ResponderEliminarque apreciei percorrer por sua mão
Abraço
A Madeira é uma pérola do Atlântico.
ResponderEliminarMagnífico post.
Bom domingo e uma ótima semana, amiga Olinda.
Beijo.
Bom dia de domingo, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, muito obrigada pelo seu carinho no e-mail.
Não consegui ver o segundo vídeo, roda, roda...
Tentarei mais tarde, amiga.
Gosto das modinhas antigas como a do primeiro vídeo e me reportam à adolescência onde fazíamos representação cultural na Escola Normal.
Gostaria de conhecer Madeira e ainda mais no período da Festa da Flor.
Fui a uma em SP, Festa de Holambra e adorei. Que dia perfumado vivi!
Inesquecível a chuva de pétalas no final das apresentações.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima
Boa noite de sábado, querida amiga Olinda!
EliminarConsegui ouvir agora é uma modinha muito conhecida minha pois meu pai gostava de ouvir e, em infanto adolescente, a conheci muito.
Que bom recordar aqui pelo seu vídeo!
Bom retorno por aqui, amiga!
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima
😘🕊️💙
É sempre bom voltar à ilha da Madeira, e de forma privilegiada pelo olhar da amiga Olinda.
ResponderEliminarUm beijo.
A beleza da ilha da Madeira fica gravada na memória. O bailinho também. É bom que haja projetos de promoção.
ResponderEliminarE o Xaile de Seda vai divulgando.
Agradeço.
Beijinhos, querida amiga Olinda.