segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Viver o Hoje






Nunca a vida foi tão actual como hoje: por um triz é o futuro. Tempo para mim significa a desagregação da matéria. O apodrecimento do que é orgânico como se o tempo tivesse como um verme dentro de um fruto e fosse roubando a este fruto toda a sua polpa. O tempo não existe. O que chamamos de tempo é o movimento de evolução das coisas, mas o tempo em si não existe. Ou existe imutável e nele nos transladamos. 


O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. Então — para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto. Quero me multiplicar para poder abranger até áreas desérticas que dão a idéia de imobilidade eterna. 

Na eternidade não existe o tempo. Noite e dia são contrários porque são o tempo e o tempo não se divide. De agora em diante o tempo vai ser sempre atual. Hoje é hoje. Espanto-me ao mesmo tempo desconfiado por tanto me ser dado. E amanhã eu vou ter de novo um hoje. Há algo de dor e pungência em viver o hoje. O paroxismo da mais fina e extrema nota de violino insistente. Mas há o hábito e o hábito anestesia.

Clarice Lispector, in Sopro de Vidauma das minhas autoras preferidas. Diria mesmo a primeira de todas. Temo-la seguido neste Xaile, não tantas vezes como seria desejável, ou seja, de conformidade com o meu interesse pela sua obra.





===
Texto daqui
Pesquise no Xaile: Clarice Lispector

12 comentários:

  1. Eu esforço-me por tentar acalmar, desacelerar, mas nem sempre é fácil e a viver à pressa parece que o tempo passa mais rápido e acaba por ser mais desgastante! Parar, respirar e sossegar, precisa-se! Votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Pensamentos escritos se calhar que todos deberiamos aceitar. Viver o tempo do tempo que temos para viver...quase sem tempo
    .
    …………… Poema ……………
    ^^^ Quero ter-te minha ^^^
    .
    Que a felicidade resida em seu coração.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de Clarice Lispector, quem já publiquei poemas no A mulher e a poesia e pensamentos no Sexta.
    A propósito do tempo, dizia ontem o Padre Nuno na homilia que neste tempo, as pessoas não vivem. Vagueiam entre as recordações do passado, e a angústia de um futuro desconhecido.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Clarice Lispector nem sempre é fácil de ler!
    O hoje foi o amanhã de ontem...como o tempo é fluido!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. É impossível não gostar da Clarice Lispector. Este texto sobre o tempo é magnífico. Leio-a sempre que posso.
    Uma boa semana, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde de nova semana, querida amiga Olinda!
    E minha preferida. Que boa sintonia!
    Alem dela me ler em muitos aspectos, ainda aprecio a barra que ela enfrentou ao ser tida como desequilibrada.
    A exemplo de Santa Terezinha que lutou com o mesmo drama e tiveram que engolir julgamento e te-la no rol das Doutoras da Igreja.
    Belissimo texto de Clarice escolhido para a partilha.
    Saio leve daqui, amiga.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Querida Olinda, estamos de acordo. É admirável!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Também nunca estou longe de Clarice Lispector. Assim:
    "“Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro...”.
    E do fado de Ana Moura gosto muito.

    Beijinhos, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  9. "Nunca a vida foi tão actual como hoje: por um triz é o futuro"
    quem assim escreve é "fatalmente" uma grande escritora!

    resguardemos-nos da voracidade do Futuro: degustemos todos os minutos, ainda que "detestáveis" por vezes! assim parece dizer, num murmúrio, a excelente escritora ...

    brilhante texto.
    gostei muito, amiga Olinda

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Um texto bem interessante...Obrigada pela partilha :))

    Hoje : O Meu horizonte adormecido.

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderEliminar
  11. Clarice bebia para se inspirar e assim caiu
    em profunda degradação, ao ponto de ficar
    com uma mão muito queimada...
    E não precisava...
    Era uma grande escritora com longa carreira.
    Brijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar