Como vêem, meus amigos, nada mais directo e fraterno do que estas palavras. E a este convite, da amiga Rosélia, temos de acorrer com toda a nossa sensibilidade. Mesmo que estejam em pausa, como eu, há que fazer esta Festa, não apenas agora, neste mês de Dezembro, no dia de Natal, mas em todos os dias do ano.
Abracemo-nos neste desejo de que todos somos irmãos e cantemos Hossana nas Alturas, como diz a liturgia cristã/católica ou por outras expressões conforme o credo de cada um.
Ou, mesmo, se esta data natalícia não entrar nas nossas tradições, estejamos certos de que só através da noção de que somos iguais nas nossas fragilidades e valentias, e que temos de nos tratar bem, é que conseguiremos fazer deste nosso mundo, um mundo melhor.
Leiamos este belo poema de David Mourão-Ferreira que será, talvez, do conhecimento de todos, mas aqui acho-lhe um sabor que vem mesmo a propósito.
Não sei se ele o escreveu antes ou depois daquele em que Ary dos Santos nos diz "És meu irmão, amigo, és meu irmão" e que "Natal é quando um homem quiser", -tão conhecido, não é verdade?- mas não há dúvida que estes dois grandes poetas trazem-nos essa ideia de comunhão no mesmo querer.
Querida amiga Olinda, bom dia da Imaculada Virgem Maria! Começo pelo vídeo, um ritmo muito gostoso de ouvir, um idioma que gosto muito e a A vida é Agora! O amanhã é imprevisível. Quero passar o Natal com você agora... Somos questionados. Que todos cantemos o Hosana ao Menino Deus que virá uma vez mais! A comunhão que a Espera sugere une todos os povos independente de credo religioso. A Consoada Universal unifique todos os povos. Imagens belíssimas você nos brindou, obrigada. Que bela poesia ilustrou seu post participação! Se Deus quiser, nosso amigo Toninho estará em breve reunido conosco, ele que sempre participa com esmero em todas iniciativas a que se dispõe. Merece pronto restabelecimento. Minha amiga, muito obrigada por tudo. Sus bondade é sem fim. Muito honrada com sua chegada em nossa confraternização e pelo seu carinho fraterno.
"Das alturas orvalhem os céus, E das nuvens que chovam Justiça, Que a Terra se abra ao Amor, E germine o Deus Salvador."
Seja muito feliz e abençoada! Beijinhos com carinho de gratidão e estima Abençoado Advento/Natal! 🌲❤️💚🌲
As suas palavras cheias de fraternidade sensibilizaram-me, minha Amiga Olinda. Também postarei na próxima segunda feira. Desejo que esteja bem e a cuidar-se. O poema do David é muito belo já o tinha escolhido, não para a "interação Fraterna de Natal", mas para a semana seguinte antes de fazer uma pausa. Um beijo.
Muito linda tua participação trazendo o poema que tanto nos diz! Que seja NATAL e não apenas um dezembro qualquer e que seja assim em cada coração! Gostei muito! beijos, tudo de bom,chica
Minha querida, que o Natal entre de vez no coração humano ... nestes tempos em que se celebra o nascimento de uma criança , mas em que tantas crianças vivem em sofrimento.
Abraço caloroso com voto de festividades alegres, Natal de amor e paz e feliz 2023 . em companhia de quem ama.
Boa tarde Olinda Uma participação que muito apreciei numa reflexao natalícia sublime. Natal é comunhão, é amor e como seria bom se toda a humanidade pudesse desfrutar de tais sentimentos. O poema de David Mourão Ferreira foi muito bem escolhido, porque encerra a verdadeira dimensão do Natal. Um beijinho e um santo e feliz Natal. Ailime
Sentidas palavras e um belíssimo poema numa participação maravilhosa. Que a luz do Natal, traga hoje e sempre amor e paz a todos os corações. Beijinhos
Que seja sempre natal nos corações humanos e não somente um dezembro recheado de interesses vulgares e presentes inúteis. Que cada coração transborde amor pelo seu irmão e então teremos um natal de comunhão Lindíssima a sua participação nesta interação da querida Rosélia Beijinhos perfumados
Muito sensível sua participação com o lindo poema escolhido, cuja frase resume tudo: "Entremos, despojados, mas entremos", levando na bagagem apenas" AMOR. Que o Natal seja sempre o ponto de união fraterna e amor á humanidade. Bjsssss
Uma participação muito a propósito com um poema simplesmente soberbo. Hoje, mais do que nunca, é tempo de os homens darem as mãos. Tenho gosto em convidá-la, também, a participar em:
"Natal é em dezembro mas em maio pode ser " ARY Um poema muito bem escolhido do D.M.F. Cada vez mais temos de quer partilhar a nossa casa, a nossa mesa, o nosso abraço. Um momento muito bonito. Abraço e brisas doces***
BOA NOITE! Estou voltando aos poucos e já participando deste projeto natalino da querida Rosélia. Um pouco desatualizada devido o tempo sem blogar, mas com carinho e saudade no coração. Perfeita sua participação, e Natal é isso tempo de amor, fraternidade e paz. Mensagem natalino que deixo é: Se não sabes o que presentear a teus seres mais queridos no Natal, presenteie-lhes teu amor. Que neste Natal você desfrute cada momento com imensa alegria e que seja formado um elo de paz, amizade e amor, tendo como centro o dono da festa, O MENINO JESUS. FELIZ NATAL! Abraços da amiga Lourdes Duarte.
Muito lindo ,Olinda Parabenizo sua participação que vem trazer muito brilho ao blog da amiga Rosélia. com uma interação perfeita combinado ao poema do poeta David Mourão. Que pratiquemos a solidariedade, durante o Novo Ano. Feliz Natal e abraço, Olinda
As palavras carregam em si toda a mensagem com todo o simbolismo que sentimos. E as suas Olinda, querida amiga, não podem nascer mais espontâneas porque são espelho da sua sinceridade. E porque só o Amor é real e é a doutrina que Ele veio espalhar pelo mundo, sejamos unidos sim e demos as mãos numa interacção onde fraternidade não seja palavra vã. Parabéns pelo enriquecomento que trouxe a esta interacçaõ Beijinho !
Uma participação intensa com muitas mensagens reflexivas . Lindo poema o acompanha. Natal é amor , é pas , é reconciliação . É desejo de união e acolhimento . Não esqueçamos o aniversariante quue em tantos lares fica esquecido , sobrepondo-se muitos comes e bebes , presentes . isto tb é válido , mas c que seja para alegrar nosso coração e tb ter firmes propósitos de transformação . Abraços . Tenha um feliz e santo natal.
Uma publicação e participação admiráveis, Olinda... tanto na escolha poética, como através das suas próprias palavras, e demais elementos da mesma! Um grande poema, que é sempre um prazer reler e interiorizar! Estimo que tenha passado um belíssimo Natal, na companhia dos seus! Eu desde o começo da pandemia, tenho evitado aglomerações e demasiadas saídas em Dezembro, como antigamente... em alguns aspectos, por uma questão de precaução, por causa da minha mãe, ainda não retomei as rotinas anteriores... e pelo andar da carruagem, com a nova vaga que aí supostamente virá... provavelmente também ainda não será este ano. Mesmo com vacinas... tem sido um pouco problemático, aqui para a minha mãe, cada vez que apanha... mesmo ao de leve... desenvolve sintomas de alergia... e faz sentido... esta virose altera todo o nosso sistema imunológico... enfim... de uma virose escapulida e apurada em laboratório, o que se poderia esperar mesmo?... É o mundo que o ser humano anda a criar... como se não bastassem todas as bactérias, que estão a voltar à vida com os degelos, ao fim de milhares de anos... Beijinhos! Esperemos que o Novo Ano traga mais bom senso ao mundo e bem menos turbulência, para o ser humano usar a massa encefálica para a prática do bem... em vez de trilhar os caminhos da inconsciência... como hamsters na roda... Ana
Querida amiga Olinda, bom dia da Imaculada Virgem Maria!
ResponderEliminarComeço pelo vídeo, um ritmo muito gostoso de ouvir, um idioma que gosto muito e a A vida é Agora!
O amanhã é imprevisível.
Quero passar o Natal com você agora... Somos questionados.
Que todos cantemos o Hosana ao Menino Deus que virá uma vez mais!
A comunhão que a Espera sugere une todos os povos independente de credo religioso.
A Consoada Universal unifique todos os povos.
Imagens belíssimas você nos brindou, obrigada.
Que bela poesia ilustrou seu post participação!
Se Deus quiser, nosso amigo Toninho estará em breve reunido conosco, ele que sempre participa com esmero em todas iniciativas a que se dispõe. Merece pronto restabelecimento.
Minha amiga, muito obrigada por tudo.
Sus bondade é sem fim.
Muito honrada com sua chegada em nossa confraternização e pelo seu carinho fraterno.
"Das alturas orvalhem os céus,
E das nuvens que chovam Justiça,
Que a Terra se abra ao Amor,
E germine o Deus Salvador."
Seja muito feliz e abençoada!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima
Abençoado Advento/Natal!
🌲❤️💚🌲
As suas palavras cheias de fraternidade sensibilizaram-me, minha Amiga Olinda. Também postarei na próxima segunda feira.
ResponderEliminarDesejo que esteja bem e a cuidar-se.
O poema do David é muito belo já o tinha escolhido, não para a "interação Fraterna de Natal", mas para a semana seguinte antes de fazer uma pausa.
Um beijo.
Muito linda tua participação trazendo o poema que tanto nos diz! Que seja NATAL e não apenas um dezembro qualquer e que seja assim em cada coração! Gostei muito! beijos, tudo de bom,chica
ResponderEliminarMinha querida, que o Natal entre de vez no coração humano ... nestes tempos em que se celebra o nascimento de uma criança , mas em que tantas crianças vivem em sofrimento.
ResponderEliminarAbraço caloroso com voto de festividades alegres, Natal de amor e paz e feliz 2023 . em companhia de quem ama.
Ficou muito linda a sua participação, querida Olinda
ResponderEliminarDesejo que o seu Natal seja iluminado de amor, paz e harmonia.
Um beijinho natalino
Verena.
Uma partilha linda demais!!
ResponderEliminar.
Surge, a voz do silêncio ...
.
Beijo. Boa quinta-feira.
Publicação poética linda de mais. O meu encanto e elogio
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Buena reflexion y precioso poema. La navidad es todos los días y uno tiene que dar y recibir amor y una sonrisa a diario. Te mando un beso.
ResponderEliminarBoa tarde Olinda
ResponderEliminarUma participação que muito apreciei numa reflexao natalícia sublime.
Natal é comunhão, é amor e como seria bom se toda a humanidade pudesse desfrutar de tais sentimentos.
O poema de David Mourão Ferreira foi muito bem escolhido, porque encerra a verdadeira dimensão do Natal.
Um beijinho e um santo e feliz Natal.
Ailime
Bo tarde!
ResponderEliminarLinda participação, em um belíssimo poema!
Antes ou depois os dois poemas são lindos!
ResponderEliminarAbraço
Sentidas palavras e um belíssimo poema numa participação maravilhosa.
ResponderEliminarQue a luz do Natal, traga hoje e sempre amor e paz a todos os corações.
Beijinhos
Que seja sempre natal nos corações humanos e não somente um dezembro recheado de interesses vulgares e presentes inúteis. Que cada coração transborde amor pelo seu irmão e então teremos um natal de comunhão
ResponderEliminarLindíssima a sua participação nesta interação da querida Rosélia
Beijinhos perfumados
Muito sensível sua participação com o lindo poema escolhido, cuja frase resume tudo: "Entremos, despojados, mas entremos", levando na bagagem apenas" AMOR. Que o Natal seja sempre o ponto de união fraterna e amor á humanidade. Bjsssss
ResponderEliminarUma participação muito a propósito com um poema simplesmente soberbo.
ResponderEliminarHoje, mais do que nunca, é tempo de os homens darem as mãos.
Tenho gosto em convidá-la, também, a participar em:
2º ENCONTRO TEMÁTICO
Abraço natalício.
Juvenal Nunes
Olá querida
ResponderEliminarVim conhecer o seu blog e amei muito.
Saudações natalícias
Santo e feliz Natal.
Abraços
Tem razão, devemos tratar-nos bem. Afinal, todos diferentes, somos iguais.
ResponderEliminarO poema que escolheu é soberbo.
Boa semana, amiga Olinda.
Um abraço.
"Natal é em dezembro mas em maio pode ser " ARY
ResponderEliminarUm poema muito bem escolhido do D.M.F.
Cada vez mais temos de quer partilhar a nossa casa, a nossa mesa, o nosso abraço.
Um momento muito bonito.
Abraço e brisas doces***
Respondo à pergunta - certamente que sim. com prazer
ResponderEliminaraté poderiamos fazer o Presépio..... rss..
abraço
BOA NOITE!
ResponderEliminarEstou voltando aos poucos e já participando deste projeto natalino da querida Rosélia.
Um pouco desatualizada devido o tempo sem blogar, mas com carinho e saudade no coração. Perfeita sua participação, e Natal é isso tempo de amor, fraternidade e paz.
Mensagem natalino que deixo é:
Se não sabes o que presentear a teus seres mais queridos no Natal, presenteie-lhes teu amor.
Que neste Natal você desfrute cada momento com imensa alegria e que seja formado um elo de paz, amizade e amor, tendo como centro o dono da festa, O MENINO JESUS.
FELIZ NATAL!
Abraços da amiga Lourdes Duarte.
Muito lindo ,Olinda
ResponderEliminarParabenizo sua participação que vem trazer muito brilho ao blog da amiga Rosélia. com uma interação perfeita combinado ao poema do poeta David Mourão. Que pratiquemos a solidariedade, durante o Novo Ano.
Feliz Natal e abraço, Olinda
As palavras carregam em si toda a mensagem com todo o simbolismo que sentimos. E as suas Olinda, querida amiga, não podem nascer mais espontâneas porque são espelho da sua sinceridade. E porque só o Amor é real e é a doutrina que Ele veio espalhar pelo mundo, sejamos unidos sim e demos as mãos numa interacção onde fraternidade não seja palavra vã.
ResponderEliminarParabéns pelo enriquecomento que trouxe a esta interacçaõ
Beijinho !
Uma reflexiva participação. Jesus conosco no natal de cada dia.
ResponderEliminarUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Uma participação intensa com muitas mensagens reflexivas . Lindo poema o acompanha. Natal é amor , é pas , é reconciliação . É desejo de união e acolhimento . Não esqueçamos o aniversariante quue em tantos lares fica esquecido , sobrepondo-se muitos comes e bebes , presentes . isto tb é válido , mas c que seja para alegrar nosso coração e tb ter firmes propósitos de transformação . Abraços . Tenha um feliz e santo natal.
ResponderEliminarBoa noite, Olinda!
ResponderEliminarParticipação de coração puro e alegria do céu.
Parabéns, obrigada pela visita e comentário.
Beijo!
Renata
Muito linda, emocionante e verdadeira sua participação nessa interação fraterna.
ResponderEliminarAbraços e Feliz Natal!
Uma publicação e participação admiráveis, Olinda... tanto na escolha poética, como através das suas próprias palavras, e demais elementos da mesma!
ResponderEliminarUm grande poema, que é sempre um prazer reler e interiorizar!
Estimo que tenha passado um belíssimo Natal, na companhia dos seus! Eu desde o começo da pandemia, tenho evitado aglomerações e demasiadas saídas em Dezembro, como antigamente... em alguns aspectos, por uma questão de precaução, por causa da minha mãe, ainda não retomei as rotinas anteriores... e pelo andar da carruagem, com a nova vaga que aí supostamente virá... provavelmente também ainda não será este ano. Mesmo com vacinas... tem sido um pouco problemático, aqui para a minha mãe, cada vez que apanha... mesmo ao de leve... desenvolve sintomas de alergia... e faz sentido... esta virose altera todo o nosso sistema imunológico... enfim... de uma virose escapulida e apurada em laboratório, o que se poderia esperar mesmo?...
É o mundo que o ser humano anda a criar... como se não bastassem todas as bactérias, que estão a voltar à vida com os degelos, ao fim de milhares de anos...
Beijinhos! Esperemos que o Novo Ano traga mais bom senso ao mundo e bem menos turbulência, para o ser humano usar a massa encefálica para a prática do bem... em vez de trilhar os caminhos da inconsciência... como hamsters na roda...
Ana