sábado, 3 de agosto de 2013

O principezinho e o xaile branco. A mantinha azul do 'Paixões da Nina'. E ainda, dicas para a praia.

Tudo o que diga respeito a xailes, xailinhos, mantinhas para bebé, de que tenha conhecimento, é notícia aqui no Xaile de Seda mesmo em se tratando de faits divers. E isto para dizer que li algures que o xailinho branco que envolvia o pequeno George, no dia em que saiu do hospital com a mãe e o pai, esgotou completamente nas lojas inglesas. Mundo louco...






Mas, notícia mesmo é esta linda 'manta de crochet para bebé' confeccionada pela autora do blogue Paixões da Nina e destinada a um bebé chamado João. Fica linda em qualquer cor. Ela permitiu que a trouxesse e assim é-me possível presentear, com obra alheia :)), as mamãs que acedem a esta casa, pesquisando como fazer um xaile para bebé.

 




Minhas amigas, não me parece difícil mas se tiverem alguma dificuldade em relação aos pontos é só irem à fonteisto é, ao blogue mencionado, e colocarem as vossas questões. 

De novo a mantinha, mais em pormenor:





E já que estamos em tempo de praia aqui vão alguns conselhos cuja proveniência indico mais abaixo:



Quando levar o bebê
O bebê só pode começar a ir à praia ou à piscina com seis meses de idade. “Antes disso, a criança corre muito risco de apresentar desidratação, queimaduras - já que a pele ainda é bastante sensível - e insolação, porque até o meio ano de vida não se pode usar protetor solar”, diz Solange Saboia, pediatra da Coordenadoria Regional de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde.

Proteção
Toda mãe sabe que o uso do protetor solar no bebê é indispensável, porém o mais importante é saber que o produto deve ser escolhido sob orientação médica. “O protetor de fator 30 é o mais recomendado para bebês, mas apenas o médico da criança pode indicar o produto ideal baseado em fatores como a pele e a composição do protetor”, afirma Solange. A aplicação do produto deve ser feita a cada duas horas, ou no máximo, a cada quatro horas. Se a criança entrar na água, deve aplicá-lo novamente assim que sair. A mesma regra é válida para aquelas que acabaram de praticar um esporte.

Mas apenas o protetor não é suficiente para proteger o bebê dos raios solares. Chapéus, roupas leves, como bermuda e camiseta, e até mesmo óculos de sol também fazem parte do “kit verão”. Mesmo devidamente protegido, o bebê não deve ficar exposto diretamente ao sol.

Hidratação
O risco de desidratação é mais alto durante o verão do que em outras épocas do ano. Portanto, é imprescindível oferecer à criança líquidos variados. “O bebê que está em fase de aleitamento materno recebe quantidade de água suficiente para o organismo a cada mamada, que devem ser feitas com intervalos curtos de tempo”, aconselha a doutora Solange. Já as crianças maiores devem beber bastante água e sucos naturais. “Manter o bebê hidratado deve ser a principal preocupação da mãe durante o calor”, completa.

»»»»»»


Assinalo esta recomendação da São, constante do seu comentário:

Importantes as informações sobre a ida dos bebés à praia /piscina. Permito-me acrescentar que jamais deverão ficar, mesmo crianças já bem mais crescidinhas, após as 11h e, se voltarem, só depois das 17, 30h. 


Abraços

Olinda

»»»»»»

Fonte em relação às dicas (praia): aqui

9 comentários:

  1. Importantes asinformações sobre a ida dos bebés à praia /piscina. Permito-me acrescentar que jamais deverão ficar , mesmo crianças já bem mais crescidinhas, após as 11h e , se voltarem, só depois das 17, 30h.

    E, por favor, não me façam assistir de novo àquilo que já vi em viagens (no Egipto, na Bulgária e no Brasil) !!

    Querida Olinda, a mantinha azul é um mimo.E eu tenho paixão por azul, rrss

    Um bom final de semana

    ResponderEliminar
  2. A Mara vai gostar deste Post...Ela adora
    malha e crochet...
    Bfs
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.


    ResponderEliminar
  4. Muito bonito a mantinha de bebé.
    Minha mãe guardou de cada filho uma peça do dia do batizado. Do meu era um xailinho de lã rosa, da minha irmã, uma touca branca de sede, e do meu irmão um vestidinho de crepe azul. Penso que eles ainda têm a sua peça. O meu xaile emprestei-o para uma emergência e nunca mo devolveram.
    Um abraço e tudo de bom para si

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga a mantinha azul é lindissima. Excelentes conselhos a serem seguidos por todas as mães. Peço desculpa da minha ausência e de nãoestar a visitar tão assiduamente, mas a vida nem sempre é fácil e a minha têm-se complicado bem este ano. Sempre que conseguir virei fazer-lhe uma visitinha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga

    Bebês sempre
    despertam
    ternuras e cuidados...

    Que em teu coração,
    a vida possa dançar
    a música da alegria.

    ResponderEliminar
  7. Lindo o xaile, Olinda! A minha mãe também fez um muito bonito para o meu netinho. O principezinho por enquanto é um bebé como os outros e está reconfortado no coinho da mamã. Estão muito simples na foto, o que me agradou bastante. Quiseram mostrar que não são mais do que pais felizes com a chegada do 1º filho. Um beijinho, Olinda e obrigada pelas dicas sobre praia e bebés.
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Minha Querida Olinda:
    Adoro xailes. Aconchegam-nos a alma; agasalham-nops o coração. Adorei o da sua amiga, não só pela cor como pelo ponto utilizado. Sempre adorei tricotar e fazer croché.Falta-me agora o tempo para essas artes.Há alturas da vida em que urge fazer opções, pois o dia só tem 24 horas. Os conselhos para o sol são sempre de extrema utilidade. Seria excelente ter outra idade e bébés, para melhor aproveitar e aplicar os conselhos relativamente a eles. Um abraço muito grande para si e para a sua Filhotinha.

    ResponderEliminar
  9. Guardei os três primeiros xailes que minhas filhas usaram, vamos ver como destinarão essas peças, rs

    Beijos!

    ;))

    ResponderEliminar